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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Capoeira e Educação
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
11/04/2022
Previsão de Fim:
29/03/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andreyson Calixto de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreyson Calixto de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/05/2021 30/05/2022
Antônio Carlos Pereira Filho IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 17/05/2021 30/05/2022
Douglas Galdino Feitosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/05/2021 30/05/2022
Leonardo Denipoti Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 17/05/2021 30/05/2022
Wendy Kauane Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 17/05/2021 30/05/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação de moradores do Rodolfo Teófilo Não
EEFM Antônio Sales Não
ABDADÁ-Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.196,95
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
VI AbadÁcadêmico Evento
Apresentação
A capoeira é uma arte de muitos signos que engloba em sua essência várias outras artes, tornando-a uma das mais ricas manifestações culturais brasileiras, o que levou a roda de capoeira a ser reconhecida pela UNESCO como patrimônio Imaterial da humanidade em 2014. O corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Portanto o movimento exerce um papel fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. O desenvolvimento psicomotor é caracterizado por um processo progressivo e continuo onde se dá a evolução da cognição, da afetividade, da motricidade, da comunicação e da sociabilidade de forma global, simultânea e integrada. Neto (1995) refere que a criança tem em si uma grande necessidade de movimentar-se, pois a qualidade do seu comportamento motor vai depender de todo seu processo de desenvolvimento. Assim os aspectos do desenvolvimento motor até uma idade mais avançada não devem ser descuidados, mas sim encorajados e estimulados tanto quanto possível. Na prática da capoeira os indivíduos são conduzidos a um contato direto com o movimento. A execução das atividades específicas da capoeira demonstra potencializar aspectos básicos da motricidade humana. (Paula e Campos 2006). Para Medeiros e Silva (2004), o trabalho com a capoeira pode oferecer benefícios importantes no desenvolvimento motor, principalmente no trabalho conjunto entre ritmo e jogo. De acordo com Silva (1987) a capoeira tende a desenvolver de forma integrada os três domínios da aprendizagem humana: psicomotor, afetivo-social e cognitivo. A capoeira hoje é utilizada como importante recurso cultural, educacional e terapêutico.
Justificativa
Acreditamos que a liberdade de expressão e a riqueza de movimentos, presentes nesta manifestação, podem proporcionar aos seus praticantes benefícios fisiológicos, físicos, cognitivos e psicossociais, além de oportunizar aos alunos dos cursos de nossa instituição mais um campo de pesquisa e de estágio no que se refere às aulas e organização de eventos, justificando assim a implementação deste projeto que alia extensão, pesquisa e ensino, servindo também como possível cenário para a concretização da curricularização da extensão no IFCE.
Público Alvo
Crianças, adolescentes e adultos de vários bairros de Fortaleza, principalmente dos bairros Rodolfo Teófilo e João XXII.
Objetivo Geral
Utilizar a capoeira como um recurso educacional e cultural estimulando o desenvolvimento acadêmico, psicomotor, cognitivo, fisiológico e psicossocial dos participantes.
Objetivo Específico
• Valorizar nossa arte/cultura através da prática da capoeira; • Potencializar o desenvolvimento psicomotor dos participantes melhorando o tônus, equilíbrio, noção de corpo, laterlidade, coordenação motora, noção espaço-temporal. Desenvolver a participação, a socialização e a cooperação; • Utilizar músicas, brincadeiras e o diálogo para desenvolver a criatividade e trabalhar conceitos de cidadania e de respeito ao próximo; • Aplicar testes psicomotores, escalas de nível de divertimento e escala de percepção subjetiva de esforço; • Orientar didática e pedagogicamente os bolsistas inseridos no projeto e estimular a produção de artigos e trabalhos científicos integrando extensão, ensino e pesquisa. • Organizar eventos, rodas de conversas, encontro científicos e cursos técnicos relacionados a capoeira e temas afins.
Metodologia
• Do local de atuação - As aulas e atividades acontecerão em escolas parceiras como EEFM Antônio Sales, na cede da Associação de moradores do Bairro Rodolfo Teófilo, no IFCE campus Fortaleza e na praça do Bairro João XXIII. • Do período de atuação Esse projeto tem fluxo continuo, mas para fim de submissão à plataforma Siproext, delimitamos um período de 5 anos, a partir de abril de 2019. • Da equipe pedagógica  01 coordenador geral do projeto  03 bolsistas vinculados a Direção de Extensão do campus Fortaleza  Bolsistas voluntários • Das Ações do projeto Esse projeto se propõe realizar: 1. Formação dos alunos-bolsistas a partir de grupos reflexivos de estudos e pesquisa. 2. Participação em eventos institucionais ou externos acerca da temática inserida; 3. Produção científica acerca dos dados obtidos com o projeto em eventos e periódicos no âmbito da institucionalidade, assim como de grande representação na área temática de estudo, podendo ser no escopo nacional ou internacional; 4. Acompanhamento e Avaliação do Projeto, a partir de dispositivos pedagógicos; 5. Organização de eventos, cursos, rodas de conversa e encontros de capoeira. • Disposições didático-pedagógicas: As aulas para as crianças e adolescentes serão realizadas no Campus do IFCE e na Casa do Povo, com periodicidade de 2 seções semanais, duração de 40 minutos e serão divididas em três fases: i) Fase inicial que tem como objetivo mobilizar as estruturas mio-articulares; ii) Fase fundamental que objetivava o desenvolvimento psicomotor; iii) Fase final para retorno à calma. Utilizaremos aquecimento e alongamentos para a mobilização das estruturas mio-articulares na fase inicial da aula. Para a fase fundamental utilizaremos vários movimentos específicos da capoeira, tais como: ginga, meia-lua de frente, meia-lua de compasso, armada, queixada, ponteira, martelo, esquivas, galopante, escala, queixada de chão, ponteira de chão, aú, rolê, negativa, e outras atividades como a construção de instrumentos musicais através de material reciclável. Na fase final das sessões realizaremos a roda de capoeira para efetivação do aprendizado técnico e musical. Todas as sessões serão acompanhadas pela percussão de instrumentos musicais, como forma de ditar o ritmo das atividades e para motivar os alunos. Utilizaremos para nossas aulas os instrumentos a seguir: berimbau, caxixi, atabaque, pandeiro e agogô. Anualmente será realizado um batizado de capoeira. O batizado é um evento onde o aluno iniciante recebe a sua primeira graduação (corda) e os alunos mais antigos, que já possuem graduação, passam para um estágio mais avançado, um reconhecimento pelo esforço, dedicação, disciplina e aprendizado dos mesmos. • Atribuições dos participantes do projeto 1- Coordenadores e bolsistas do IFCE  Implantar estratégias de adesão do público;  Manter as estruturas físico-desportivas em condições de uso;  Elaboração mensal (planejamento) das atividades realizadas nos núcleos;  Avaliar a didaticamente as aulas ministradas;  Avaliar cientificamente os resultados obtidos no núcleo;  Acompanhar e avaliar a execução do Programa;  Encaminhar o material técnico-científico desportivo para os respectivos núcleos;  Publicar os estudos obtidos em: artigos, periódicos, congressos, encontros e seminários;  Planejar e ministrar as aulas de capoeira;  Planejar, organizar e divulgar o Batizado de Capoeira; 2- Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia  Disponibilizar transporte para os alunos;  Implantar estratégias de adesão do público;  Capacitar coordenadores e estagiários;  Disponibilizar bolsas para estagiários de Educação Física;  Acompanhar o processo de seleção, encaminhamento ao núcleo;  Disponibilizar material técnico/didático;  Acompanhar e avaliar o projeto de forma processual. 3- Parceiros institucionais:  Disponibilizar os recursos humanos (Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e etc.) para apoio ao núcleo;  Fornecer material necessário para o andamento das atividades nos núcleos e eventos realizados pelo projeto;  Mobilizar a população;  Capacitação de recursos humanos a coordenadores e estagiários;  Acompanhar e avaliar o projeto de forma processual. • Do desenvolvimento do projeto As atividades desenvolvidas no projeto têm a duração de seis (05) anos, ocorrendo semanalmente, com carga horária semanal de 12 horas, a saber: 6 horas de práticas corporais inclusivas, 3 horas de planejamento individual, 3 horas de atividades e reuniões formativas. • Da avaliação do projeto A avaliação será feita de forma processual a partir dos estudos, levantamentos e instrumentos avaliativos utilizados no projeto, os quais apresentam uma abordagem qualitativa e quantitativa (questionários, registro de atividades, diário de campo e/ou portfólio). A partir da sistematização e leitura dos resultados obtidos serão emitidos relatórios, visando à verificação de resultados e metas assim como a produção científica. 1- Avaliação dos Alunos-Bolsistas A avaliação dos bolsistas será feita mensalmente, através de relatórios, observações didáticas da atuação e produção científica. 2- Avaliação dos Alunos - Participantes Os alunos participantes do projeto serão avaliados semestralmente através de formulários produzidos pela equipe pedagógica, no sentido de realinhar as ações do projeto em benefício dos mesmos, como também para verificação de avanços e/ou dificuldades nos aspectos psicomotores (Testes da Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca), cognitivos, afetivos e sociais. Nessa edição também utilizaremos a escala de Borg para percepção subjetiva de esforço e o questionário PACES em sua versão reduzida para aferição da percepção de prazer. Relevância e Resultados Esperados Podemos enaltecer a importância histórica e cultural da capoeira em nosso país. Vimos nesta arte uma relevante ferramenta de educação emancipatória, que pode proporcionar inúmeros benefícios à sociedade como apreensão de uma cultura corporal valorada no âmbito da participação social, democrática com vistas à humanização. Este projeto amplia a territorialidade de intervenção do IFCE tendo em vista que muitas atividades serão realizada na comunidade local - centros urbanos e praças com divulgação em rádios e mídia impressa. Esperamos também, reafirmar parcerias entre o IFCE e outras instituições como escolas públicas, secretarias e associações de bairros. Os resultados esperados para as crianças, adolescentes e adultos do projeto, se relacionam com o desenvolvimento humano e os aspectos psicomotores. Além disso, almejamos que os sujeitos possam ter um conhecimento de si e do outro, como dimensão intersubjetiva, como consciência da práxis social, de modo crítico. Também esperamos a mobilização de saberes docentes no âmbito da formação inicial ou continuada dos bolsistas do Curso licenciatura em Educação Física que terão a oportunidade de perceber a práxis em movimento pela ação pedagógica.