Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUIMICA CONNECTION
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
31/05/2021
Previsão de Fim:
20/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Lucimar Maranhao Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adahil Pereira de Sena IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 01/06/2021 20/12/2021
Eliete Felipe de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Emilia Maria Alves Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Gilvandenys Leite Sales IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Jean Custodio de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Maria Aparecida Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Maria Lucimar Maranhao Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Nubelia Moreira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2021 20/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Material de Consumo 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE é uma Instituição de ensino referência de qualidade nas modalidades que oferece. Tem como missão produzir, disseminar e aplicar o conhecimento tecnológico e acadêmico para formação cidadã, por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com demandas da sociedade e com o setor produtivo. Essa Instituição centenária que tem o permanente compromisso com a ética, escolheu como valores a excelência; cidadania e humanismo; conhecimento Inter e transdisciplinar; liberdade de expressão; inovação e empreendedorismo; socialização do saber; gestão participativa; qualidade da educação profissional e do ensino médio e preservação da identidade cearense. Fazer parte dessa Instituição é o sonho de consumo de todo cearense. Além do ensino formal de qualidade em diferentes áreas, o IFCE disponibiliza para a comunidade acadêmica diversas ações utilizando seu potencial físico, de infraestrutura e talentos humanos através da pesquisa, atividades de extensão, atividades esportivas, oficinas diversas, biblioteca, ilhas digitais, quadras desportivas, piscinas, salão de exposições e Casa de Artes, onde também são ministradas atividades artísticas e culturais. Dispõe ainda de espaços de convivências para que todos que fazem parte do IFCE se sinta acolhidos da melhor forma possível e a permanência dos estudantes ao longo do curso seja prazerosa e com o sentimento que fez a escolha correta ao ingressar no IFCE não só pela qualidade do ensino, mas pelo convívio amistoso com todos que dele fazem parte. Eis que, de repente e de forma inesperada, surge uma pandemia de COVID-19 modificando a rotina da população mundial, em diferentes aspectos, incluindo as atividades acadêmicas em toda e qualquer unidades de ensino, modificando também de forma significativa a relação Instituição-professor-aluno. Objetivando resguardar a vida das pessoas e, minimizar a contaminação por COVID, foi necessário adotar medidas de isolamento social não sendo possível a realização de atividades presenciais entre outras ações, para preservar a vida de todos. Fez-se necessário uma adaptação da realidade acadêmica, passando as atividades a serem ministradas de forma remota, com todos os desafios que oferece. Nesse contexto é que surge o Projeto – QUÍMICA CONNECTION . trata-se de uma atividade estudantil que será desenvolvida em um momento atípico da nossa história (PANDEMIA) e, que modificou de forma significativa a vida das pessoas, em particular a vida dos nossos alunos dos cursos técnicos integrados. O público-alvo do IFCE/integrado incluindo o curso de Química são adolescentes, com um potencial incrível, cheios de energia e orgulhosos por fazerem parte do IFCE campus Fortaleza, com tudo que a Instituição oferece, mas que nesse momento estão limitados a aulas remotas sem o calor humano existente no campus Fortaleza, que faz essa Instituição de ensino tão diferente, aconchegante e especial. Esse projeto será uma rica oportunidade onde os estudantes irão somar a energia própria dos adolescentes com iniciativas, autoconfiança e criatividade para propor metas e executar ações, a serem conquistadas de forma coletiva por meio de diferentes atividades lúdicas. Irão Integrar conhecimentos e identificar interesses e habilidades pessoais antes escondidas, compreendendo que é possível superar as dificuldades do isolamento social, das limitações de tempo, espaço e convivência presencial de forma criativa e eficiente, usando os talentos de cada participante, com a certeza que mesmo distante fisicamente, mas a sinergia é possível. Ficará evidente de forma muito clara que fazer parte do IFCE, dessa instituição incrível, não é apenas ter um número de matrícula, aulas remotas e cumprir carga horária, fazer parte do IFCE é acima de tudo um estado de espírito.
Justificativa
O projeto Química Connection se justifica como uma forma de engajar os alunos, integrar as turmas e ex-alunos, envolver as famílias e professores, nesse momento de pandemia e de isolamento social. Considerando não ser possível o convívio presencial e, a integração da forma que estamos acostumados , precisamos nesse momento de ações motivadoras para estimular o potencial criativo dos nossos alunos, contribuir de alguma forma com a saúde mental, minimizando a ansiedade e o stress dos nossos adolescentes nesses tempos de isolamento social, contribuindo para superar as dificuldades desse tempo e ao mesmo tempo fortalecer a permanência e êxito dos nossos alunos, nesse momento tão desafiador. A proposta de projeto está em consonância com os objetivos do Curso Técnico em Química que busca garantir com que os saberes científicos, tecnológicos e humanos sejam a base da formação técnica ou seja, formar um ser humano ético capaz de fazer a diferença diante de novas concepções de mundo, de sociedade e de ser humano
Público Alvo
Ex-álunos, familiares dos alunos do curso técnico integrado
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo geral valorizar e estimular a diversidade de saberes possibilitando escolhas com responsabilidade e consciência crítica e ao mesmo tempo fortalecer a integração entre os alunos do curso de Química, mesmo de forma virtual, oportunizando serem protagonista de sua aprendizagem de forma lúdica, coletiva e cidadã.
Objetivo Específico
Para a realização do projeto de forma plenamente satisfatória faz-se necessário atingirmos os seguintes objetivos específicos: • Conscientizar o estudante sobre a importância do relacionamento social, que pode ser feito de forma virtual, • Valorizar a pessoa humana no ambiente em que vive, respeitando as suas particularidades; • Promover a integração entre os participantes: professor-alunos, alunos da mesma turma e alunos de turmas diferentes; familiares e ex-alunos; • Fortalecer as relações de amizade nesse momento de pandemia, mesmo de forma virtual; • Oportunizar aos alunos a ser protagonista de sua aprendizagem, de forma lúdica; • Oportunizar os alunos a expressar de forma ampla o seu potencial artístico, buscando a harmonia do seu desenvolvimento integral; • Possibilitar a revisão e ampliação do conhecimento em diferentes áreas de forma lúdica; • Desenvolver os princípios de integração, participação, trabalho em grupo, otimização do tempo, planejamento e síntese norteadores para execução das atividades a serem desenvolvidas. • Promover a inclusão e a integração social dos participantes de forma igualitária; • Fomentar, entre todos os participantes, um clima de boas relações interpessoais e de uma competição leal e fraterna.
Metodologia
A participação no no projeto Químca Connection terá caráter opestival. c)Certificado de participação para os professores participantes d) Certificado de participação para os colaboradores de cada um dos grupos participantes com a identificação da carga horaria de particcional e voluntário. Não estando os alunos obrigados a participarem de nenhuma das atividades previstas. As temáticas serão livres, podendo participar qualquer categoria artística, cultural ou acadêmica como: paródias, músicas autorais, cordel, poemas, vídeos curtos, simulações, esquetes e outros que forem adequados aos objetivos do projeto ligados a qualquer área de conhecimento do curso, preferencialmente a área de Química. É importante ressaltar que não serão aceitos plágios e tão pouco trabalhos com conteúdo que possam causar danos a terceiros, como apologia ao estupro e ao suicídio, gestos obscenos, conotação racista, homofóbica, misógina, política partidária, discriminatória de qualquer natureza e que firam os direitos humanos de maneira geral. Em linhas gerais, o Festival obedecerá a seguinte estratégia de ação: 1) Criação conjunta de um regulamento, ou seja, das disposições que regem o Projeto: Química Connection 2021. 2) Divulgação do Projeto para possibilitar a participação dos alunos e professores interessados em participar; 3) Elaboração de um formulário de inscrição, em modelo próprio, que deverá ser preenchido e disponibilizado no Google Drive do projeto, até a data prevista no cronograma de ação. 4) Definição e escolha das pessoas vinculadas ao projeto que serão reconhecidos como autoridades: O professor responsável pelo projeto; O representante de cada equipe inscrita, o mentor de cada equipe. 5) Criação de um espaço virtual para que as reuniões e troca de informações possa acontecer e ser socializadas de forma democrática; 6) Ao final do Festival serão concedidos certificados on-line com as seguintes informações: nome do projeto, nome do aluno, período da edição e carga horária. Terá formato padrão e não será possível inserir informações extras e, estarão disponíveis para download no drive do projeto somente após o encerramento: a) Certificados emitidos de forma online para os grupo classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada modalidade quando for o caso, com a identificação da classificação obtida; b) certificado de participação para os demais participantes da ação/projeto; 7) Por se trata de atividades online, todas as postagens serão acompanhadas pelo(s) professor(es) e pelos alunos responsáveis por cada grupo participante a quem se reserva o direito de excluir mensagens impróprias ou que possam ser consideradas de cunho ofensivo.