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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Pré-Enem Popular IFCE Tianguá
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
13/05/2021
Previsão de Fim:
13/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Nome do Responsável:
Maria Artemis Ribeiro Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/04/2022 13/08/2021
Lourdes Rafaella Santos Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/04/2022 29/04/2022
Maria Artemis Ribeiro Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/04/2022 29/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Programa Intercampi Pré-Enem Popular IFCE Tianguá Programa
Apresentação
O presente projeto visa promover formações para os estudantes que atuam na área da docência, especificamente no programa Pré-ENEM popular IFCE com foco na qualificação para atuação em aulas voltadas para Enem e vestibulares considerando pautas que são fundantes para as provas que compõem esse certame, especificamente, quando se tem como publico alvo estudantes de periferias urbana e rural.
Justificativa
O projeto promove a oportunidades para o acesso democrático ao ENEM e vestibulares, uma vez que os alunos de cursinhos em regiões de periferia estão tendo diante da execução de projetos como esses a chance de terem aulas de qualidade e com formações proporcionadas por jovens docentes que estão dedicando-se a uma proposta social. Ao mesmo tempo, a ação proporciona a formação dos licenciandos bolsistas, que necessitam de aulas, cursos, capacitações proporcionadas pelas instituições para a garantia da excelência do ensino e do aprimoramento dos conhecimentos destes docentes que se encontram em formação. Proposta transversal que tem como fio condutor às relações raciais, seja em sua constituição teórica, como prática se consubstancia como um divisor de águas para a efetivação de uma educação antirracista e que aprimore o saber fazer dos docentes.
Público Alvo
Estudantes de Licenciaturas não vinculados ao programa PEP - IFCE
Objetivo Geral
Proporcionar formação continuada aos estudantes integrantes do programa PEP-IFCE e demais alunos das licenciaturas em instituições públicas com o intuito de subsidiar a formação de docentes voltada para o ENEM e vestibulares com interseção nas relações raciais.
Objetivo Específico
Proporcionar Formações com o intuito de pautar temáticas teóricas e práticas para sala de aula; - Subsidiar o trabalho de conteúdos e procedimentos voltados para o ENEM e vestibulares; - Discutir a prática docente para as relações raciais
Metodologia
Ciclos de formação integrada para os licenciados e bolsistas do Programa PEP-IFCE, composto pelos campi Canindé, Fortaleza e Tianguá. As formações terão como eixo as áreas do conhecimento adotadas pelo ENEM, a saber: Educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade como princípios do PEP; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Metodologias de Ensino voltadas para o PEP