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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
GEEK NEABI
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
01/06/2021
Previsão de Fim:
07/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Bruno Correia da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Correia da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/06/2021 07/10/2021
Dario Abnor Soares dos Anjos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 01/06/2021 07/10/2021
Mateus de Melo Pontes e Silva Banco do Nordeste do Brasil S.A. Integrante Sem vínculo Não 4 01/06/2021 07/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto se insere entre a cultura, educação, literatura e mídias sociais. Seu objetivo é ser um ponto de reflexões, interesse, curiosidade e/ou outros sentimentos sobre o tema NEABI nos seus leitores/audiência, no fim estimulando o senso crítico do público. Trata-se de um projeto de extensão, em que a geração do conteúdo que é voltada a segmentos sociais de baixa renda com finalidade de trazer ao seu conhecimento áreas de intersecção nos quadrinhos, livros, jogos digitais e analógicos e outras mídias que tragam benefícios. A ideia é fomentar um canal através de video blogs que se comunique ao público com conteúdos que são produzidos junto a temática NEABI, promovendo assim educação e cultura e por um meio publicamente acessível por todos que têm um ponto/dispositivo de acesso à Internet.
Justificativa
Através dos indicadores do IBGE sobre cultura (https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/cultura-recreacao-e-esporte/9388-indicadores-culturais.html?=&t=resultados), sabe-se que pessoas com renda abaixo de R$ 1908 gastam, em média, mensalmente gasta cerca de R$ 76 no nordeste. O mercado cultural não conseguiu adaptar-se a esse público de renda baixa: o preço do livro ainda permanece caro e inacessível para muitos (http://www.comciencia.br/o-livro-custa-caro-reflexoes-sobre-preco-e-valor-do-livro). Para outras áreas não é muito diferente, a inflação na vida do consumidor faz com que a busca por experimentar novas formas de conteúdo seja impelida ao fracasso. Olhando o quanto o consumidor gasta em produtos culturais os números chegam a 0,7% da renda (https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/cultura-recreacao-e-esporte/9388-indicadores-culturais.html?=&t=resultados). Além disso, não há ainda, em variados setores da população, a devida valorização que gere engajamento para investir na aquisição e promoção do conhecimento. Como descontos no imposto de renda do valor da compra de um livro ou jogo nacional. Assim, aproveitando da popularidade das redes sociais e suas facilidades em compartilhar informações, esse projeto visa utilizar desse meio para difundir vídeos blogs, de forma a promover um interesse e curiosidade da população junto ao tema NEABI sendo utilizado por várias mídias, visando a reflexão e o senso crítico.
Público Alvo
Toda a comunidade que segue o campus IFCE Maracanaú nas redes sociais. Também todos aqueles compartilharem os posts, na rede social ou em outras.
Objetivo Geral
O projeto se propõe comunicar/publicizar produtos de várias mídias que são inspiradoras e reflexivas na área do NEABI. A ideia é que o público tenha o primeiro contato e de alguma forma procure consumir este produto cultural.
Objetivo Específico
*Promover produtos culturais na comunidade de forma que gere sentimentos positivos e o conhecimento seja propagado de forma natural pela internet. *Promover nos espaços de redes socias (facebook, instagram e outros) um local de troca de conhecimento e ponto para reflexão. *Contextualizar conteúdo de acordo com a sociedade atual e seus dilemas.
Metodologia
Ferramentas: Canais utilizados: O projeto poderá se utilizar de rede social já estabelecida, tal como Facebook, Instagram, youtube, Twitter e o que mais for adequado na avaliação dos membros. Atendimento a comunidade: No relatório estarão descritos a quantidade de pessoas alcançadas nas redes sociais. Esta ferramenta já existe nas redes sociais. Canal de comunicação: Será disponibilizado um canal de comunicação(formulário) para sugestão e melhorias do projeto. Estará disponibilizado no relatório. Impacto social: Nas ferramentas de rede social também há um contador de manifestações nas publicações, sejam positivas ou negativas. No relatório estarão descritos esta análise. Forma de organização de publicações: A forma do uso do título e hashtags poderá ter efeito positivo no impulsionamento do conteúdo na rede. Para fins de contextualização será criado tópicos de pontos abstratos, tais como tema, época e qual formato abordado de mídia. Atividades única: *Um trabalho de design para gerar a janela de comunicação. Isto será criado no início do projeto uma única vez. Rotina: *A cada postagem compartilhar nas redes NEABI e do campus. *Adaptação de conteúdo a formato video blog a cada publicação pode ser intensa de acordo com o feedback da comunidade. *Através de reuniões se escolhe obras/produtos com que se deseja trabalhar. *Momento de estudo e criação de roteiro para gravação. *Momento de gravação de conteúdo *Edição de vídeo e imagem. *Trabalho para manutenção das redes sociais vinculadas ao projeto. *Trabalho de verificação de pesquisa de satisfação com link disponível nas redes sociais. Com isto a melhoria pode ser dada ao desenvolver do projeto