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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
História e Cultura Afro-brasileira
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
21/06/2021
Previsão de Fim:
25/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Emerson de Melo Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônio Humberto de Souza Instituição Centro de Umbanda Macaia do Caboclo Pena Verde Integrante Sem vínculo Não 2 03/05/2021 25/06/2021
Emerson de Melo Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/05/2021 25/06/2021
José Hilário Ferreira Sobrinho Instituto de Formação José Napoleão Integrante Sem vínculo Não 2 03/05/2021 25/06/2021
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/06/2021 25/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso História e Cultura Afro-brasileira apresenta um escopo de discussões teóricas e compreensões práticas do cotidiano das relações humanas, quanto aos valores civilizatórios afro-brasileiros historicamente construídos e culturalmente desenvolvidos na formação da sociedade brasileira.
Justificativa
Referido minicurso justifica-se no âmbito dos artigos 215 e 216 da constituição brasileira. Assim como nas legislações infraconstitucionais: Artigo 26-A da Lei n° 9.394/ 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira; Parecer CNE/CP n.º 3, de 10 de março de 2004 e Resolução CNE/CP n.º 1, de 17 de junho de 2004; Estatuto da Igualdade Racial.
Público Alvo
Professores e professoras do sistema municipal de ensino; estudantes e professores(as) do sistema estadual de ensino pertencentes a CREDE 06; professores(as) de instituições de ensino básica da rede privada que trabalham na cidade de Sobral.
Objetivo Geral
Apresentar aos cursistas um escopo introdutório de discussões teóricas e compreensões práticas do cotidiano das relações humanas, quanto aos valores civilizatórios afro-brasileiros historicamente construídos e culturalmente desenvolvidos na formação da sociedade brasileira.
Objetivo Específico
1_ Possibilitar aos cursistas uma compreensão introdutório sobre a matriz africana na formação da sociedade brasileira. 2_ Conhecer artefatos culturais afro-brasileiros que perpassam a história brasileira. 3_ Compreender a contribuição da matriz africana na formação da cultura afro-cearense. 4_ Problematizar sobre história e cultura não contado sobre os negros na formação da sociedade sobralense.
Metodologia
Critério de seleção: As inscrições serão classificadas por ordem de preenchimento e de acordo com o perfil do participante (público externo ou interno), onde 51% das vagas serão destinadas inicialmente para o público externo e as outras 49% para os alunos e servidores do IFCE. Caso as vagas destinadas ao público externo não sejam contempladas, elas serão remanejadas para o público interno (servidores e estudantes do IFCE). As atividades sincrônicas conformaram 50% de horas/conteúdo ministrado via googlemeet, junto com atividades assincrônicas disponibilizadas em google sala de aula criada para referida turma, no sentido de concentrar debates, tarefas e conteúdos extras que conformaram o restante dos 50% de horas/conteúdo ministrado. Em um primeiro momento será realizado uma avaliação diagnóstica sobre os conhecimentos prévios dos cursistas sobre o tema do curso e ao final uma avaliação formativa sobre as aprendizagens individuais e coletivas sobre o conteúdo disponibilizado.