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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO: CULTURA E EDUCAÇÃO DOS OS POVOS ORIGINÁRIOS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
18/05/2021
Previsão de Fim:
24/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Palestra
Seminário
Nome do Responsável:
Verioni Ribeiro Bastos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Verioni Ribeiro Bastos IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 18/05/2021 24/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECRETARIA DE ESPORTE DO MUNICIPIO DO CRATO Sim Convênio
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DO CRATO Sim Convênio
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Seminário de formação em cultura e educação sobre Povos Originários
Justificativa
Este seminário de formação em cultura e educação sobre Povos Originários é necessário não só porque devemos responder, de forma prática e com ações concretas, às Lei Nº 11.645 de 2008 que determina o ensino da história e da cultura “indígena” nos níveis fundamental e médio. É clara e objetiva a Lei, mas há três razões fundamentais para essa ação abrangendo ensino e extensão. Primeiramente, quando a Lei afirma que os conteúdos referentes à história e cultura dos Povos Originários de Pindó Mar'ãnham - Brasil - devem ser ministrados em todo o âmbito do currículo escolar é preciso ficar demonstrado que a sociedade brasileira tem suas ramificações nessas nações étnicas e sem estas não há história, mas apenas discursos construídos por parte de um grupo específico. Seguindo, tão importante quanto é saber dessa cultura e de todo o processo histórico que os Povos Originários viveram e vivem que é enraizado no bem viver e na experiência coletiva não só dos seres humanos, mas de todos os seres animados e inanimados. O terceiro pilar da construção dessa formação é a localização do IFCE Campus Crato. Município sito no coração da Macrorregião do Cariri cearense foi passagem rotineira de etnias desde a Bahia até o Pará de - de acordo com a cartografia e a divisão territorial atual. Dessa maneira, é um pergaminho histórico fundamental com seus sítios arqueológicos, municípios onde se encontram várias comunidades de etnias autodeclaradas e práticas das etnias destes presentes no cotidiano, todavia estas invisibilizadas ou expropriadas por um discurso colonizador. Assim, para a compreensão dos Povos Originários do Ceará, berço de várias etnias e lugar da Nação Kariri é imperativo a construção, desenvolvimento e aplicação de formação em cultura dos Povos Originários não-colonial.
Público Alvo
Professores e gestores da rede municipal de educação; gestores da cultura e povos originários
Objetivo Geral
Contribuir com a população interna e externa do IFCE para compreensão de conceitos e categorias básicas para o desenvolvimento de atividades transversais, segundo a legislação apresentando à comunidade conceitos e relatos sobre cultura e educação indígenas
Objetivo Específico
Procura fortalecer o intercâmbio e as relações de cooperação em rede através de diálogos entre pesquisadores, representações étnicas e a comunidade do IFCE; Apresentar os povos ancestrais coloniais de maneira responsável, eliminando os estereótipos para transformar a iconografia dominante; Possibilitar a apresentação do legado cultural dos povos ancestrais pré-coloniais por meio do direito dos próprios herdeiros apresentarem a partir da sua própria ótica e vivência; Buscar demonstrar o potencial da cultura dos Povos Originários para a Missão e Metas do Campus Crato e do IFCE como um todo; Levar aos povos originários do Ceará, aos habitantes das cidades visões e narrativas dos próprios membros de etnias em um diálogo não-colonial.
Metodologia
O Seminário será aparelhado para acolher os convidados e inscritos - estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores internos e externos), pesquisadores e docentes), como também, demais pessoas interessadas na preservação, manutenção e promoção das práticas culturais e na transmissão de saberes dos povos originários. A proposta metodológica propõe um espaço virtual participante, desenvolvendo-se nos seguintes momentos antes da aprovação desse evento: Investigação do objeto pela pesquisadora Verioní R. Bastos; seleção da equipe de execução; reuniões para avaliar a capacidade da infraestrutura para as convidadas e convidados e para o público. Após aprovação: Salas virtuais serão abertas para palestras e mesas redondas serão retransmitidas e que serão acompanhadas pelas inscritas e inscritos. Serão cinco encontros virtuais com quatro horas de duração cada. Dar-se-ão em uma terça-feira e outras quatro sextas-feiras. Cada encontro será seguido de uma atividade que as inscritas e os inscritos deverão enviar à organização do evento. O Certificado será emitido após o envio de todas as atividades até trinta dias após o final do evento. 4.1. Seguinte à realização do evento teremos: 4.1.1. Aplicar planos de análise de progresso; monitoramento e coordenação seguindo os objetivos; 4.1.2. Atribuição de deveres e responsabilidades; V4.1.3. erificação e domínio do intento, cronograma, gerenciamento de custos, da qualidade e dos riscos; 4.1.4. Coordenação da equipe do evento; 4.1.5. Relatórios de desempenho e gerenciamento das partes interessadas.