Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ensino Coletivo de Violino e Viola
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
31/05/2021
Previsão de Fim:
31/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elder Pereira Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Queiroz Alves UFC Integrante Sem vínculo Sim 4 01/06/2021 31/12/2026
Elder Pereira Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/05/2021 31/12/2026
Liu Man Ying UFC Integrante Sem vínculo Sim 4 31/05/2021 31/12/2026
Liu Man Ying UFC Integrante Sem vínculo Não 4 31/05/2021 21/12/2026
Vanessa Pereira Gomes UFC Integrante Sem vínculo Sim 4 31/05/2021 31/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão de Ensino Coletivo de Violino e Viola tem por objetivo oferecer aulas e oficinas de instrumento gratuitas para todos os interessados da comunidade da cidade de Fortaleza e cercanias em aprender violino e viola por meio da metodologia de ensino coletivo de cordas. As aulas serão ministradas de forma remota devido a pandemia do Covid-19. O Projeto de Extensão aqui proposto será destinado à comunidade em geral e aos alunos do IFCE, a idade mínima será de 14 anos. Não haverá teste de aptidão musical no processo seletivo do referido projeto de extensão, nem taxa de inscrição. Porém é necessário possuir o instrumento musical para poder participar das aulas. A cada novo semestre terão preferência os alunos participantes do projeto, com exceção de desistentes ou faltantes regulares sem justificativa legal. Para este projeto serão oferecidas 80 vagas, divididas em duas turmas de 40 alunos cada. Haverá uma entrevista para efetuar a divisão das turmas. Cada turma contará com duas aulas semanais de 50 minutos cada aula. A musicalização e solfejo musical acontecerá durante as aulas de instrumento. Os grupos de ensino coletivo de violino e viola integrarão as orquestras e cameratas de cordas do IFCE, com estudo de repertório adequado ao nível de desenvolvimento técnico dos participantes tendo como finalidade pedagógica promover a música e cultura nos âmbitos internos e externos do IFCE.
Justificativa
O ensino coletivo de Violino e Viola se apresenta como projeto de extensão inserido no contexto de necessidade do ensino de instrumentos orquestrais e fomento à música erudita e popular. Os grupos de Ensino Coletivo de Violino e Viola permitirão que mais e mais pessoas aprendam um instrumento de cordas, democratizando o acesso à música erudita orquestral e facilitando a participação delas nos quadros dos grupos musicais do IFCE tais como as Cameratas de Cordas e o fomento de uma futura Orquestra Sinfônica do IFCE. Ressaltamos o papel de relevância social que o IFCE – Campus Fortaleza pode desempenhar ao proporcionar à sociedade local a oportunidade de estudar um instrumento que a maior parte da população não tem acessso fácil devido à falta de escolas de ensino público gratuito desses instrumentos, e que ao mesmo tempo constatamos uma procura crescente pela população de Fortaleza e região metropolitana.
Público Alvo
Pessoas da comunidade externa com idade a partir dos 14 anos. Os interessados devem conseguir participar das aulas e adquirir o seu próprio instrumento.
Objetivo Geral
Possibilitar à comunidade de Fortaleza e região, acesso gratuito ao aprendizado de música e de instrumentos de cordas como o violino e a viola erudita, por meio da metodologia do ensino coletivo de cordas, promovendo ainda, como parte do processo, a formação da Camerata de Cordas e possibilitando a prática musical em grupos camerísticos e orquestrais.
Objetivo Específico
- Aproximar à comunidade às atividades artístico-culturais desenvolvidas pelo IFCE, mais especificamente pelo Curso de Música; Promover o aprendizado de instrumentos de cordas friccionadas agudas – Violino e Viola erudita; Possibilitar a prática musical por meio conjuntos de câmara como a Camerata de Cordas e a Orquestra Sinfônica da IFCE. Oferecer para a comunidade de Fortaleza e região, o ensino-aprendizagem de música e instrumentos de cordas Violino e Viola erudita, sem custo, através de abordagens coletivas e compartilhadas. Oferecer aulas de ensino coletiva de Violino e Viola erudita para iniciantes através de aulas em grupos. Promover encontros no formato de master-class de Violino e Viola para alunos que já possuem conhecimento prévio para melhor aproveitamento pedagógico e atendimento às necessidades individuais dos alunos. Fomentar as Camerata de Cordas por meio dos grupos de ensino coletivo de cordas, com repertório apropriado e característico de um grupo de cordas friccionadas; fomentar a criação de uma Orquestra Sinfônica do IFCE, preparando e selecionando os alunos mais adiantados que estejam aptos para tocar o repertório orquestral programado.
Metodologia
A fundamentação teórico-metodológica para este projeto de extensão baseia-se nas metodologias norte americanas de ensino coletivo de instrumentos orquestrais, que remonta à segunda metade do século XIX. Naquele país, desde muito tempo atrás o ensino coletivo já era aplicado em larga escala como metodologia comprovadamente eficaz para a iniciação aos estudos de um instrumento musical, sendo o seu uso restrito aos anos iniciais do aprendizado. Depois dos primeiros anos de estudo pelo método coletivo, e após dominar as técnicas básicas do instrumento, o aluno era encaminhado para aulas individuais segundo o modelo tutorial tradicional de ensino musical. Desta maneira, o aluno seria atendido em suas necessidades específicas no processo do seu aprendizado. Segundo este modelo que herdamos da tradição norte-americana de ensino coletivo, seguimos um escopo técnico segundo os ditames da ASTA Curriculum, Standards, Goals and Learning Sequences for Essential Skills and Knowledge in K-12 String Programs. Fairfax, VA, USA: American String Teachers Association, 2011, que traça pontualmente os conteúdos técnicos apropriados para cada fase de desenvolvimento do grupo de ensino coletivo, seja quanto à técnica instrumental como de compreensão teórica e musical. As aulas de ensino coletivo de Violino e Violino acontecerão em turmas de até 40 alunos, com a frequência de duas aulas semanais de 50 minutos cada. Os alunos ingressam por inscrição e entrevista, com a premissa de ter o seu próprio instrumento para uso em classe e estudos em casa.