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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
21/05/2021
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
7
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Temilson Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreia Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2021 30/12/2022
Bill Bob Adonis Arinos Lima e Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2021 30/12/2022
Elizeu Lucas de Souza Braga IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 21/05/2021 30/12/2022
Jefferson Candido Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2021 30/12/2022
Keila Leite Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/05/2021 30/12/2022
Marcelo Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 21/05/2021 30/12/2022
Renata Paiva dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2021 30/12/2022
Riamburgo Gomes de Carvalho Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2021 30/12/2022
Temilson Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/05/2021 30/12/2022
Wodson Vieira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 21/05/2021 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Empresas Publicas e Privadas do Maciço de Baturité Não
CA de Gastronomia do IFCE Baturité Não
Centro Acadêmico do Curso Tecnologia em Hotelaria Não
IFCE Baturité Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
CARNAVAL IFCE BATURITÉ 2020 – “ALUNOS QUE RESISTEM AO PRECONCEITO” Evento
Roda de Conversa: "Paquera ou assédio? Como curtir um carnaval legal! Evento
Síndromes Gripais e COVID-19: prevenção e tratamento Evento
Apresentação
Criado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE em 2015, através a resolução 050/2015 que aprovou o Regulamento dos NAPNEs no IFCE e a portaria 509/ GR que instituiu a Comissão Técnica de Acessibilidade do IFCE para realizar diagnóstico sobre a acessibilidade dos campi e número de discentes com deficiência. o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas objetivam criar uma cultura da “educação para convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, tecnológicas, educacionais e atitudinais. Em 28 de maio de 2018, foi aprovada a Resolução de nº 64 que traz algumas alterações na resolução 050/2015, e hoje existente em 25 municípios onde existe a atuação do IFCE, o NAPNE É um Núcleo permanente que tem por finalidade promover o acesso, a permanência e o êxito educacional do discente com necessidades específicas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Justificativa
Com o propósito de auxiliar pessoas com necessidades específicas, O NAPNE promoverá, em conjunto com os demais setores do IFCE Campus Baturité, criou-se o NAPNE com a finalidade de contribuir para a inclusão adequada de alunos e servidores com necessidades específicas no cotidiano escolar da instituição. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE, tem por objetivo contribuir para a inclusão adequada de alunos e servidores com necessidades específicas no cotidiano escolar da instituição. Desenvolverá ações de sensibilização da comunidade escolar, bem como apoia atividades de capacitação de professores e demais servidores, mas principalmente, terá como papel desenvolve ações de sensibilização da comunidade escolar, bem como apoia atividades de capacitação de professores e demais servidores, dando suporte técnico, científico, acadêmico, pedagógico e psicossocial necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão. desenvolvidas na área da educação inclusiva, sob a perspectiva dos direitos e da diversidade humana.
Público Alvo
Pessoas e instituições que atuam com a acessibilidade e familiares de alunos que tenham alguma necessidade específica, durante a sua vida acadêmica, além de servidores que necessitem de auxílio em seu ambiente de trabalho.
Objetivo Geral
Criar uma cultura da “educação para convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, tecnológicas, educacionais e atitudinais.
Objetivo Específico
I. Buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na Instituição de ensino. II. Promover condições necessárias para o ingresso, a permanência e o êxito educacional de discentes com necessidades educacionais específicas no IFCE; III. Propor e acompanhar adequações arquitetônicas, possibilitando às pessoas da comunidade com deficiência o acesso a todos os espaços físicos dos campi, conforme as normas previstas em lei; IV. Atuar junto às coordenações de cursos, à equipe pedagógica e aos colegiados dos cursos oferecendo suporte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas, colaborando com a adaptação dos referenciais teórico-metodológicos. V. Articular junto ao Campus e à PROEXT a disponibilização de recursos específicos para aquisições de materiais de consumo e permanente que possibilitem a promoção das atividades de ensino, pesquisa e extensão com qualidade; VI. Potencializar o processo ensino-aprendizagem por meio da utilização de novas tecnologias de informação e de comunicação (TICs) que facilitem esse processo; VII. Promover e participar de estudos, eventos e debates sobre Educação Inclusiva com o intuito de informar e sensibilizar a comunidade acadêmica no âmbito do IFCE e de outras instituições; VIII. Contribuir para a inserção da pessoa com necessidades educacionais específicas no IFCE e em espaços sociais; IX. Assessorar a Diretoria de Ingressos do IFCE especificamente nos casos de ingresso de estudantes e servidores com necessidades específicas; X. Assessorar, quando necessário, no processo de alterações nas regulamentações que visem o ingresso e a permanência de pessoas com necessidades educacionais específicas no IFCE.
Metodologia
O trabalho desenvolvido pelo NAPNE IFCE Campus Baturité terá como metodologia de trabalho, realizar reuniões periódicas do grupo gestor, realizar um levantamento para saber quem necessita de auxílio dentro de alguma necessidade específica, realizar campanhas de sensibilização sobre a importância do trabalho do núcleo, como também, em conjunto com as Direções institucionais, promoverá em conjunto com os demais setores do IFCE, suporte técnico, científico, acadêmico, pedagógico e psicossocial necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas na área da educação inclusiva, sob a perspectiva dos direitos e da diversidade humana.