Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sons Transversais do IFCE
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
01/06/2021
Previsão de Fim:
01/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Carlos Augusto Crisostomo de Morais
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Augusto Crisostomo de Morais IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 19/06/2023 01/06/2025
Carlos Augusto Crisostomo de Morais IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 01/06/2021 16/06/2023
Francisca Rayane Vieira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 01/06/2021 01/06/2025
Magali Bielski Serafin UFC Integrante Sem vínculo Sim 4 01/06/2021 01/06/2025
Marcelo Leite do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/06/2021 16/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Sinfonia Br Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Doces Flautas Doces Programa
Apresentação
Nós que fazemos o Instituto Federal do Ceará – IFCE temos a ampla compreensão da importância da formação cultural de nossos alunos. Formando um tripé bastante forte na educação: Ciência – tecnologia – Cultura. É possível perceber na instituição o fortalecimento dessa terceira área com ações como a criação do Departamento de Artes e a construção da Casa de Arte e Cultura do IFCE. Essas ações reiteram a preocupação da reitoria com o fortalecimento da formação artística no Instituto. O Curso técnico em instrumento musical vem como base formadora das atividades relacionadas à música. E o projeto “Sons transversais” de autoria do Professor Marcelo Leite vem somar a essas ações, com foco nos alunos específicos de Flauta transversal através de ensaios e apresentações artísticas musicais.
Justificativa
Com a implantação da Flauta Transversal como instrumento específico no curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE, foi possível perceber a necessidade de atividades extras sala de aula para que o aluno se familiarizasse ainda mais com as possibilidades de técnicas, prática em conjunto e arranjos. Dessa forma, este projeto aborda a prática musical em conjunto com ênfase na Flauta Transversal, tendo em vista a significativa contribuição na formação específica no instrumento. A realização do projeto tem se dividido em dois momentos distintos que possibilitam experiências diversas: ensaios e apresentações. Os ensaios proporcionam momentos de aprendizagem e troca de experiências musicais, técnicas e unidade, bem como a compreensão da dinâmica de uma pratica coletiva. As apresentações os têm levado a vivenciarem a prática de palco com presença de platéia.
Público Alvo
Alunos do curso técnico em Instrumento musical do IFCE campus Fortaleza e comunidade. O público externo também se beneficiará através das apresentações artísticas musicais do grupo.
Objetivo Geral
Desenvolver no campus Fortaleza um Grupo artístico musical com alunos do Curso técnico em Instrumento Musical e em jovens da comunidade, fortalecendo nesses estudantes uma formação mais rica nas práticas desenvolvidas.
Objetivo Específico
Desenvolver Técnica Pratica de Conjunto Pesquisa Elaborar material didático Realização de eventos artísticos e pedagógicos
Metodologia
A metodologia de trabalho do projeto “Sons Transversais” é desenvolvida através de três momentos específicos: 1. Estudo de repertório (extensão das atividades da disciplina do curso). 2. Ensaios: onde nos encontramos semanalmente em horário determinado em reunião e conta com duração de duas horas. A presença e participação de todos nos ensaios é de suma importância. Portanto definimos regras para controle de presença. 3. Apresentações: Não são vistas como objetivo final, mas sim como uma etapa importante do projeto. Elas poderão ocorrer em diversos momentos. Sempre com repertório estudado e formulado para as ocasiões.