Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
O uso do cordel como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
28/05/2021
Previsão de Fim:
28/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Lianca de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 12/05/2021 28/05/2021
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2021 28/05/2021
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/05/2021 28/05/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/05/2021 28/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. O Encontros Forped é um encontro mensal cujo objetivo é discutir sobre temas associados às linhas de pesquisa do grupo. Todo mês um professor membro do grupo, com apoio dos seus bolsistas e da coordenação do Forped, é responsável pelo encontro, assim, realiza a escolha do tema e o convite para um professor externo que discutirá o assunto. Pensando numa abordagem transdisciplinar, e numa forma de contemplar os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras Português/ Inglês e Física e todos aqueles estudantes e /ou, pesquisadores que se identificam com a temática, a palestra do presente mês abordará o tema: O uso do cordel como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. O professor que ministrará a palestra, Ênio José Gondim Guimarães, tem mestrado em ensino de Física, e desenvolveu sua pesquisa sobre a utilização da literatura através do folheto de cordel como ferramenta para a aprendizagem de física.
Justificativa
Além de ser um tema inovador, a proposição da discussão do tema se justifica pela possibilidade de desmistificar a viabilidade de utilização da literatura como ferramenta pedagógica nas diferentes áreas do conhecimento. O uso do folheto de cordel para o ensino da disciplina de Física é um exemplo dessa questão. Diante do exposto, o grupo de pesquisa Forped considera importante fomentar reflexões sobre o tema, uma vez que, além de colaborar com a comunidade externa que tenha interesse no assunto, seja professores da educação básica, seja curiosos sobre a temática, também colabora com a formação e o conhecimento de metodologias atividades por parte dos alunos da instituição, especialmente do Campus Tianguá, que conta com cursos de licenciatura em LetrasPortuguês/ Inglês e Física.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre o impacto do uso de ferramentas pedagógicas, como o cordel, no processo de ensino e aprendizagem.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Colaborar com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição. - Apresentar a literatura de cordel e as estratégias de utilização da mesma como ferramenta facilitadora de aprendizagem no ensino de física.
Metodologia
A palestra será ministrada pelo professor Mestre em Ensino da Física, Ênio José Gondim Guimarães, da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e mediada pela professora Mestra Maria Iraní Mendes Maia (IFCE). A palestra será realizada no dia 28.05.2021 e será dividida em dois momentos: 1) fala do professor; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA), para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no Instagram (@forpedifce).