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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos NEABI/Jaguaribe: Ensino e Culturas indígenas a partir da perspectiva decolonial no âmbito escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
11/06/2021
Previsão de Fim:
11/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Gracileide Ferreira do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arislane Guedes Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Bruna Karine Bezerra Gerônimo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/06/2021 11/06/2021
Eduardo Chaves Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Elimardo Cavalcante Bandeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Francisca Cícera de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Francisco Daniel Freire de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Francisco das Chagas de Sena IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/06/2021 11/06/2021
Francisco Eduardo Costa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Francisco Ginueldo da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Francisco Mateus Bezerra Augusto Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Francisco Sinval Farias de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 11/06/2021 11/06/2021
Gracileide Ferreira do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/06/2021 11/06/2021
Jonathan Caio dos Santos da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Jonh Mateus Saldanha Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Josefa Nayane da Silva Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Leonardo Souza de Andrade Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Marcos Alberto de Oliveira Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/06/2021 11/06/2021
Marcos Venicius Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Rachel Magalhaes e Silva Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/06/2021 11/06/2021
Rafael Barros Sobreira Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Rafael Souza Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Romario Bezerra Agostinho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Tatiana Ellen Diniz Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 11/06/2021 11/06/2021
Viviane de Sousa Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/06/2021 11/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Diálogos Neabi Jaguaribe aborda nesse evento a palestra: Ensino e Culturas indígenas a partir da perspectiva decolonial no âmbito escolar e tem a pretensão de discutir a importância da temática indígena no currículo escolar e os desafios que surgem com a Lei nº 11.645, promulgada em 10 de março de 2008, essa altera sua antecessora, a Lei nº 1039/03, alterando a Lei de Diretrizes Básicas da Educação, tornando obrigatório o ensino da temática da "História e Cultura Afro-Brasileira e indígena". Devemos, nesse contexto, discutir a atualidade das questões indígenas e suas contribuições e na formação da sociedade brasileira.
Justificativa
Esse evento se justifica por abordar um tema extremamente importante e necessário em nossa sociedade, que é a temática indígena no espaço escolar, a contextualização das histórias e culturas indígenas devem ser inseridas sob o enfoque desse povo, promovendo seus valores sob uma nova ótica e ruptura de estigmas.
Público Alvo
Docentes e discentes de universidades públicas e privadas, bem como, qualquer instituição de ensino pública ou privada de nível médio, pesquisadores, comunidade em geral interessada e com acesso à internet.
Objetivo Geral
Abordar o Ensino e Culturas indígenas no âmbito escolar, a partir da perspectiva decolonial.
Objetivo Específico
- Discutir a importância da lei 11. 645/08 que institui, nos currículos oficiais da educação básica, a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; - Refletir sobre como o povo indígena é representado no âmbito escolar; - Valorizar e dar visibilidade a cultura indígena.
Metodologia
O evento ocorrerá apenas um dia da semana, com duração de 2 horas (das 16h as 18h), pela plataforma do you to be, sem limites de participantes. Haverá um palestrante que fará a sua explanação durante 1 hora a respeito do tema: Ensino e Culturas indígenas a partir da perspectiva decolonial no âmbito escolar, enquanto que na outra hora restante será de discussões e questionamentos. A avaliação do evento ocorrerá por meio de um questionário que será respondido pelos participantes ao final da palestra, com o link que será disponibilizado no chat.