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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Pequeno, mas digital!
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
13/06/2021
Previsão de Fim:
20/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
4
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
6
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Programa IF Mais Empreendedor
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Arthur William Pereira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Isabele Silva Barreto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 13/06/2021 20/12/2021
Arthur William Pereira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 13/06/2021 20/12/2021
Francisco do Carmo Pereira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 13/06/2021 20/12/2021
José Renê Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 13/06/2021 20/12/2021
Joyce Kelle Fernandes Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 13/06/2021 20/12/2021
Michele Veras de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 13/06/2021 20/12/2021
Ramon Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 13/06/2021 20/12/2021
Sabrina Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/06/2021 20/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico – FADEMA Sim Outro (Edital)
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 6.300,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto intitulado “PEQUENO, MAS DIGITAL!” visa, por meio de uma equipe de alunos da área de Tecnologia da Informação, coordenada por um servidor do IFCE especialista na área de marketing, estruturar a presença virtual e a estratégia de marketing digital de pequenos negócios da região, que tenham sido afetados pela pandemia.
Justificativa
O projeto “Pequeno, mas digital!” visa beneficiar múltiplos stakeholders. Primeiro, em relação aos alunos da instituição, estes contarão com mais uma importante iniciativa de fomento ao empreendedorismo, ampliando assim as suas chances de lograr êxito em futuras atividades empreendedoras, ou até mesmo, intraempreendedoras. Por meio do contato com empresas e empreendedores reais, seus problemas, objetivos e desafios, os alunos terão uma oportunidade única de vivenciar um pouco do universo empreendedor, vendo em sua dinâmica real os conceitos e princípios que estudaram em disciplinas teóricas de empreendedorismo, bem como, a ausência da aplicação desses princípios, e as consequências disto para os empreendimentos. Tal experiência oportunizará a esses alunos desenvolver seu próprio entendimento sobre os benefícios e desafios inerentes a atividade empreendedora, e assim, a tomar decisões mais serenas e assertivas, quanto ao ingresso nesta atividade. Como os alunos da instituição que irão participar do projeto, são dos cursos técnicos subsequentes em Computação Gráfica e Informática (O IFCE Campus Jaguaruana só dispõe destes dois cursos atualmente), além de vivenciar o universo empreendedor, eles terão a oportunidade de colocar em prática competências, habilidades e conhecimentos técnicos relativos as suas formações de base, em um ambiente real, para resolver problemas reais de empreendedores locais. Os alunos do curso técnico em computação gráfica poderão, sob a orientação do coordenador do projeto, e de acordo com as demandas identificadas no diagnóstico empresarial, implementar ações práticas relativas ao marketing digital, como: Desenvolvimento de projeto de identidade visual para as empresas assistidas; Criação ou redefinição de logo e manual de marca; Criação de plano anual para produção e publicação de conteúdo digital em redes sociais e demais plataformas virtuais; Padronização e profissionalização dos elementos gráficos das páginas das empresas, na internet (Contas em redes sociais, site, blogs, entre outros); Criação de portfólio de produtos e serviços com qualidade profissional; Criação de peças de publicidade e propaganda genéricas, que poderão ser utilizadas pelos empresários no curto, médio e longo prazo; Capacitação dos empresários para a criação de peças publicitárias personalizadas, a fim de que estes consigam as produzir de forma independente, e para situações específicas; Criação de calendário anual de postagens em redes sociais, para ajudar na organização da presença digital das empresas; entre muitas outras atividades. Já os alunos do curso técnico em Informática, poderão, sob a orientação do coordenador do projeto, e de acordo com as demandas identificadas no diagnóstico empresarial, desenvolver uma série de soluções para estruturar a presença digital dos empreendedores assistidos, tais como: Desenvolver sites e aplicativos móveis para aproximar os empreendimentos do seu público alvo; aperfeiçoar sites e aplicativos móveis já existentes, com base nas necessidades identificadas no diagnóstico empresarial; desenvolver sistemas automatizados de e-mail marketing para otimizar o relacionamento dos empreendedores com os seus clientes; criar Landing Pages automatizadas parar ampliar a captação de novos clientes; Criar planilhas de controle e avaliação de métricas operacionais e gerenciais de marketing digital, a fim de orientar a tomada de decisão quanto a implementação e manutenção de campanhas de vendas; entre outras soluções correlatas. A articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão no projeto “Pequeno, mas digital!” se dará por meio da aplicação prática (extensão) das competências adquiridas pelos alunos na sala de aula (ensino), para resolver problemas reais de empresas locais, por meio do diagnóstico de suas situações, e proposição de um plano/projeto de ação (Pesquisa). Além disso, o ensino e a pesquisa também estarão atreladas a extensão, por outras formas, no projeto. Uma estratégia para articular o ensino a presente atividade de extensão, será o aproveitamento do desempenho dos alunos no projeto, como método de avaliação em disciplinas práticas. Para isso, o coordenador do projeto proporá aos professores de disciplinas aplicadas (práticas) dos alunos bolsistas, que aproveitem os resultados dos alunos no projeto, como formas para avaliá-los em suas disciplinas, integrando as atividades de extensão, com as de ensino. Os professores das disciplinas práticas poderão avaliar o desempenho dos alunos com base nos relatórios finais do projeto, que reunirão todos os detalhes das ações e soluções que os alunos desenvolveram ao longo do programa. Pensando em atrelar a extensão a pesquisa, ao longo do projeto, com base nos resultados obtidos, será desenvolvido e submetido um artigo técnico/científico com os resultados do projeto. Os resultados do projeto serão compilados pelo coordenador, com apoio dos alunos bolsistas, e transformados em um artigo científico/tecnológico, o qual será submetido a um periódico científico de alcance nacional, a fim de difundir os resultados alcançados, tanto na perspectivas dos alunos, quanto na dos empreendedores. Com isso se busca integrar as atividades de extensão e pesquisa, possibilitando aos alunos bolsistas a vivência da construção de um relato técnico/científico, capaz de difundir os resultados alcançados pelo projeto, bem como, participar de todo o processo de submissão do artigo em periódico científico, revisão do manuscrito, e possível publicação. Para o IFCE o benefício será contar com mais uma ação para atender as demandas educacionais de seus estudantes, em relação a atividade empreendedora, e assim cumprir de forma ainda mais incisiva, o seu papel social de agente propulsor da cultura empreendedora na região e no país. Por sua vez, os microempresários atendidos pelo projeto, receberão um suporte fundamental para superar as dificuldades impostas pelas medidas de contenção da COVID-19, em especial, o isolamento social, que diminuiu, ou até fez cessar, em alguns momentos, as vendas em lojas físicas. Por meio das ações do projeto, os microempresários atendidos, poderão estabelecer uma estratégia sólida e ampla de marketing digital, superando as barreiras do isolamento físico imposto pela pandemia, e ampliando as suas vendas, faturamento e lucros, além de manter os empregos existentes, e possivelmente, criarem vagas de trabalho. A sociedade local será beneficiada de duas formas. Primeiro com a ampliação da oferta de produtos e serviços locais, por meio de plataformas digitais, o que é fundamental em tempos de isolamento social. E de forma complementar, com a manutenção de empregos pelas empresas atendidas pelo projeto, e possivelmente, com a oferta de novos empregos por estas empresas.
Público Alvo
6 microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas da região do baixo Jaguaribe.
Objetivo Geral
Fomentar o empreendedorismo e a cultura empreendedora junto aos alunos da instituição, bem como, estruturar a presença virtual e a estratégia de marketing digital de microempresas e microempreendedores da região do Baixo Jaguaribe, com ênfase para os que atual na cidade de Jaguaruana-CE.
Objetivo Específico
1 - Ampliar o nível de interesse dos alunos bolsistas na atividade empreendedora. 2 - Aperfeiçoar a presença virtual das empresas atendidas. 3 - Aperfeiçoar a estratégia de marketing digital dos empreendimentos atendidos.
Metodologia
Seleção interna dos alunos bolsistas: A primeira etapa do projeto, será a seleção dos alunos bolsistas que desenvolverão, sob a orientação do coordenador, as ações e atividades do projeto. Para tanto, serão desenvolvidas as seguintes atividades: - Divulgação da seleção: A seleção para participação de alunos no projeto será amplamente divulgada por todos os meios possíveis, principalmente os digitais, tendo em vista a situação atual de aulas remotas. Assim, a seleção será divulgada no site da instituição, em todas as suas mídias sociais, bem como, por meio dos professores do campus, em suas aulas online; - A divulgação e o período de candidaturas terão duração de uma semana (04/05 a 11/05), estão deverão ser feitas por meio do envio do currículo vitae dos alunos, para o e-mail do coordenador do projeto (arthur.silva@gmail.com), no título do e-mail deverá constar o seguinte: “INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO PEQUENO, MAS DIGITAL!”; - Nos dias 12 e 13 de maio o coordenador do projeto procederá a análise dos currículos enviados, com base nas competências necessárias para a atuação no projeto, e selecionará os 10 currículos que melhor se adequem as necessidades do projeto. No dia 14/05 será enviado e-mail aos 10 candidatos selecionados na fase de currículo, para convidá-los para uma entrevista online, a serem realizadas no dia 17/05. - No dia 17/05 o coordenador fará entrevistas online com os 10 candidatos aprovados na fase de currículo, a fim de avaliar características comportamentais relevantes para a participação no projeto, e assim, definir a classificação final dos alunos na seleção, e chegar aos 5 alunos que participarão do projeto, e farão jus ao recebimento das bolsas. - Até o dia 25/05 o coordenador do projeto enviará os documento dos bolsistas e efetuará dos devidos cadastros nos sistemas Conveniar e AVP. Prospecção e adesão das empresas ao projeto: Para a atração e prospecção das microempresas e microempreendedores individuais do setor de comércio e/ou serviço que serão atendidos pelo projeto, trabalharemos em parceria com alguns stakeholders estratégicos. - A partir do dia 04/05, até o dia 14/05, esses parceiros irão divulgar o projeto, seus benefícios e o requisitos de participação, junto as suas bases de micro e pequenos negócios, bem como, até o fim desse período, dia 14/05, enviarão os dados daqueles que se interessarem em participar do projeto, para o coordenador local do projeto; - Por fim, entre os dias 15 e 24 de maio, com base nas listas de interessados advindas dos parceiros, o coordenador local selecionará os micro e pequenos negócios que melhor se encaixam no perfil a ser atendido pelo projeto, e entrará em contato com os seus representantes legais, a fim de oficializar a adesão ao programa; - Até o dia 25/05 o coordenador do projeto enviará os termos de adesão dos empreendedores ao programa e efetuará os devidos cadastros no sistema AVP. Reunião de abertura do projeto junto aos alunos: A atividade de abertura consistirá na apresentação dos objetivos, fases e metodologia do projeto para os alunos, o papel e atribuições de cada um ao longo das atividades, bem como os benefícios e responsabilidades que estes terão ao participar do projeto. Além disso, nessa reunião, será aplicada a escala psicométrica para medir o nível de intenção empreendedora dos alunos bolsistas, com o intuito de medir a variação nesse nível ao longo projeto, e possibilitar a medição do alcance, ou não, da meta 01. A reunião de abertura do projeto junto aos alunos bolsistas, ocorrerá no dia 07/06. Treinamento de nivelamento para os alunos bolsistas: Todos os alunos que irão participar do projeto terão como tarefa inicial a participação em um conjunto de cursos online de nivelamento em Marketing Digital. Tal etapa visa o alcance de um nivelamento conceitual/ferramental dos alunos bolsistas, para o desempenho das atividades de diagnóstico empresarial e formatação de plano de ação, na área de marketing digital, junto aos empreendimentos atendidos pelo projeto. Os cursos são gratuitos, online, e acessíveis, sendo ofertados pelo SEBRAE. Cursos a serem realizados: Marketing digital para o empreendedor (Carga horária: 2 horas) Marketing digital - módulo 1 (Carga horária: 1 horas) Marketing digital - módulo 2 (Carga horária: 1 horas) Marketing digital - módulo 3 (Carga horária: 1 horas) Marketing digital - módulo 4 (Carga horária: 1 horas) Carga horária total de cursos de nivelamento em marketing digital: 6 horas. Os cursos deverão ser realizados e concluídos durante o período de ambientação e treinamento do projeto (07/06 a 11/06). Os alunos deverão enviar os certificados de conclusão dos cursos ao coordenador do projeto, como forma de comprovar sua participação, até o dia 12/06. Segue o link onde os alunos poderão realizar os cursos, eles devem se cadastrar na plataforma EAD do SEBRAE e em seguida se matricular nos cursos citados: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline Palestra de apresentação da ferramenta de diagnóstico: Será ministrada uma palestra onde a ferramenta de diagnóstico empresarial a ser utilizada, será apresentada aos alunos, como também, serão discutidas e apresentadas cada uma de suas dimensões, por fim será tratada a forma como os alunos irão aplicar a ferramenta nas empresas. Esta palestra ocorrerá no dia 14/06. A Ferramenta de diagnóstico empresarial a ser utilizada no âmbito das ações do projeto “Pequeno, mas digital!” foi desenvolvida pelo próprio coordenador do projeto, com base na literatura da área e em experiências práticas de consultoria. A ferramenta possibilita uma avaliação completa da situação atual do empreendimento atendido, no que se refere a sua estratégia de Marketing Digital, possibilitando a identificação de fragilidades na estratégia adotada, e assim, a proposição de um plano de ação com melhorias a serem implementadas para aperfeiçoar a atuação do empreendimento no mundo virtual. A ferramenta de diagnóstico desenvolvida especificamente para aplicação nas ações do projeto “Pequeno, mas digital!”, segue como ANEXO I da presente proposta. Aplicação do instrumento de diagnóstico empresarial (1ª reunião com as empresas): Reunião virtual na qual os alunos bolsistas, sob a orientação e supervisão do coordenador do projeto, irão aplicar a ferramenta de diagnóstico empresarial nas microempresas e com os microempreendedores individuais atendidos pelo projeto. Cada diagnóstico empresarial será realizado de forma individualizada, ou seja, será realizada uma reunião virtual para a aplicação do diagnóstico empresarial, junto a cada microempresa e microempreendedor individual atendido. Totalizando 5 reuniões diagnósticas ao todo. As reuniões diagnósticas ocorrerão entre os dias 15 e 30 de junho, sendo agendadas conforme disponibilidade dos responsáveis pelos empreendimentos atendidos. Apresentação e validação dos dados do diagnóstico empresarial: Nesta etapa os alunos bolsistas, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, apresentarão e validarão os dados do diagnóstico empresarial, junto aos empreendedores. Este processo se dará da seguinte forma: - Tabulação, organização e análise inicial das informações colhidas; - Preparação de relatório preliminar para apresentação dos resultados do diagnóstico junto aos empreendedores atendidos; - Reunião onde os alunos bolsistas, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, irão apresentar o relatório preliminar dos resultados do diagnóstico aos empreendedores atendidos, validando as fragilidades e potencialidades identificadas, que subsidiarão a construção do plano de ação; - Redação da versão final do diagnóstico empresarial, já com as possíveis alterações sugeridas pelos empreendedores, na reunião de validação. - Envio da versão final do relatório de diagnóstico empresarial aos empreendedores atendidos pelo projeto. Esta etapa será desenvolvida no período de 30/06 a 15/07. Palestra de apresentação da ferramenta de elaboração do plano de ação: No dia 16/07 será ministrada uma palestra para orientar os alunos bolsistas quanto à elaboração dos planos de ação, tomando por base para a sua elaboração os resultados obtidos nos diagnósticos empresariais realizados. A ferramenta pela qual será o organizado o plano de ação será o 5W2H (O que será feito; Por que será feito; Onde será feito; Quando será feito; Por quem será feito; Como será feito e Quanto custará fazer), ferramenta simples, e amplamente utilizada no universo corporativo para organizar atividades e projetos, dos mais triviais, aos mais complexos. Síntese do método para elaboração do plano de ação: Basicamente os alunos bolsistas aplicarão a ferramenta 5W2H a cada fragilidade identificada no diagnóstico empresarial, obtendo assim um planejamento detalhado para a implementação de soluções para cada demanda mapeada. Ao final, os empresários disporão de: Um plano com a definição das soluções propostas para a resolução de cada problema identificado; o motivo para a implementação de cada solução; a definição de em que ambiente as soluções serão implementadas (físico, virtual, plataforma de e-mail, blog, redes sociais, sistema, site, aplicativo); um cronograma para a execução da cada etapa das soluções; a indicação de quem serão os responsáveis pela implementação de cada solução; o método e as ferramentas necessárias para a implementação das soluções; por fim, os custos relativos a execução das soluções (No caso de alguma das ações recomendadas, por ventura ensejar em custos para os empreendedores atendidos. Vale salientar que caso seja proposta alguma ação de melhoria que incorra em custos para o empreendedor, este ficará à vontade para decidir sobre sua implementação, ou não). Elaboração do plano de ação: Sob a orientação e supervisão do coordenador do projeto, os alunos bolsistas irão elaborar o plano de ação, com base nas informações obtidas no diagnóstico empresarial e utilizando a ferramenta 5W2H. Para cada fragilidade relacionada a estratégia de marketing digital identificada no diagnóstico empresarial, os alunos bolsistas, sob a orientação e supervisão do coordenador do projeto, irão propor soluções (totais ou parciais), bem como, irão definir todos os detalhes para a sua implementação, conforme preconizado pela ferramenta 5W2H. Esta etapa será desenvolvida no período de 17/07 a 01/08: Apresentação e validação do plano de ação (3ª reunião com os empreendedores): Nesta etapa os alunos bolsistas, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, apresentarão e validarão o plano de ação, junto aos empreendedores. Este processo se dará da seguinte forma: - Reunião onde os alunos bolsistas, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, irão apresentar o plano de ação aos empreendedores atendidos, os quais validarão a proposta de forma integral, ou solicitarão alterações, de acordo com seu entendimento das situações abordadas. - Caso o plano de ação seja validado pelos empreendedores de forma integral, sem alterações, a versão apresentada na reunião, será a versão final, a qual irá orientar toda a etapa seguinte do projeto, ou seja, a implementação das ações propostas. - Caso os empreendedores solicitem alterações no plano de ação, os alunos bolsistas, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, irão proceder com as devidas alterações, e produzir a versão final do plano de ação. - Após a redação da versão final do plano de ação, este será enviado aos empreendedores atendidos pelo projeto. Obs: Na reunião para apresentação do plano, o orientador do projeto, os alunos bolsistas e os empreendedores atendidos irão firmar um compromisso para com a implementação das ações propostas, de forma que os empreendedores terão que se responsabilizar em fazer a sua parte para a execução das ações, e a equipe do projeto, por sua vez, a sua. Esta etapa será desenvolvida no período de 02/08 a 13/08. Implementação das ações propostas: A implementação das ações propostas se dará em três etapas, a saber: - Desenvolvimento de soluções gerenciais e tecnológicas - Orientação e treinamento dos empreendedores - Implementação prática e gerenciamento das soluções A seguir cada uma das 3 etapas é detalhada. 1ª Etapa da implementação das ações propostas: - Desenvolvimento de soluções gerenciais e tecnológicas: Os alunos bolsistas, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, utilizarão as competências desenvolvidas nos cursos que estão cursando no IFCE (Computação gráfica e informática) para desenvolver as soluções gerenciais/técnicas/tecnológicas necessárias para o aperfeiçoamento da estratégia de marketing digital dos empreendimentos atendidos, isso de acordo com as necessidades verificadas no diagnóstico empresarial, e como o estipulado no plano de ação. Tendo em vista as competências específicas dos alunos dos cursos de Computação gráfica e informática, estes estão aptos a desenvolver diversos tipos de soluções relativas a implementação de uma estratégia de marketing digital, de acordo com as necessidades identificadas para cada empreendimento, tais como: Desenvolvimento de projeto de identidade visual para as empresas assistidas; Criação ou redefinição de logo e manual de marca; Criação de plano anual para produção e publicação de conteúdo digital em redes sociais e demais plataformas virtuais; Padronização e profissionalização dos elementos gráficos das páginas das empresas, na internet (Contas em redes sociais, site, blogs, entre outros); Criação de portfólio de produtos e serviços com qualidade profissional; Criação de peças de publicidade e propaganda genéricas, que poderão ser utilizadas pelos empresários no curto, médio e longo prazo; Capacitação dos empresários para a criação de peças publicitárias personalizadas, a fim de que estes consigam as produzir de forma independente, e para situações específicas; Criação de calendário anual de postagens em redes sociais, para ajudar na organização da presença digital das empresas; Desenvolvimento de sites e aplicativos móveis para aproximar os empreendimentos do seu público alvo; aperfeiçoar sites e aplicativos móveis já existentes, com base nas necessidades identificadas no diagnóstico empresarial; desenvolver sistemas automatizados de e-mail marketing para otimizar o relacionamento dos empreendedores com os seus clientes; criar Landing Pages automatizadas parar ampliar a captação de novos clientes; Criar planilhas de controle e avaliação de métricas operacionais e gerenciais de marketing digital, a fim de orientar a tomada de decisão quanto a implementação e manutenção de campanhas de vendas; entre outras soluções correlatas; entre diversas outras soluções gerenciais e técnicas. 2ª Etapa da implementação das ações propostas: - Orientação e treinamento dos empreendedores para a implementação e gerenciamento das soluções relativas à estratégia de marketing digital: Como muitas das soluções a serem implementadas envolvem conhecimentos específicos para serem colocadas em prática e gerenciadas a longo prazo, os alunos bolsistas irão capacitar os empreendedores, por meio de seções de treinamento e orientação individualizadas, nas quais os alunos bolsistas irão explicar como utilizar/por em prática cada ferramenta gerencial ou tecnológica, detalhadamente. Além do treinamento específico para a operacionalização das soluções desenvolvidas, os empreendedores também deverão aprofundar seus conhecimentos na área de marketing digital, a fim de obter uma visão macro do assunto e ter mais chances de alcançar êxito na implementação das soluções desenvolvidas e no desenvolvimento de sua estratégia de marketing como um todo. Para tanto, os empreendedores também devem fazer os cursos de Marketing Digital oferecidos de forma gratuita e online pelo SEBRAE, e cursados pelos alunos bolsistas. Cursos a serem realizados: Marketing digital para o empreendedor (Carga horária: 2 horas) Marketing digital - módulo 1 (Carga horária: 1 horas) Marketing digital - módulo 2 (Carga horária: 1 horas) Marketing digital - módulo 3 (Carga horária: 1 horas) Marketing digital - módulo 4 (Carga horária: 1 horas) Carga horária total de cursos de nivelamento em marketing digital: 6 horas. Os cursos deverão ser realizados e concluídos logo após a apresentação e validação dos planos de ação, de 14/08 a 31/08. Os empreendedores deverão enviar os certificados de conclusão dos cursos ao coordenador do projeto, como forma de comprovar sua participação, até o dia 01/09. Segue o link onde os empreendedores poderão realizar os cursos, eles devem se cadastrar na plataforma EAD do SEBRAE e em seguida se matricular nos cursos citados: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline 3ª Etapa da implementação das ações propostas: - Implementação prática e gerenciamento das soluções: Depois de desenvolvidas, e tendo os empreendedores sido devidamente capacitados e orientados, as soluções gerenciais e tecnológicas precisam ser implementadas na prática, e gerenciadas. A fim de desenvolver a autonomia dos empreendedores, estes serão os responsáveis por esta fase do processo, tendo para isso, todo o suporte e acompanhamento necessários por parte da equipe do projeto, que, inclusive, junto aos empreendedores, medirá os resultados alcançados ao final do projeto. A fim de garantir o suporte aos empreendedores, para a implementação prática das soluções, serão realizadas reuniões virtuais semanais entre membros da equipe do projeto e os empreendedores. O acompanhamento também poderá ocorrer por e-mail, telefone, ou aplicativos de troca de mensagens, a fim de acelerar o feedback. Vale salientar que as três etapas descritas para a implementação das soluções (Desenvolvimento/treinamento e capacitação/implementação prática) ocorrerão em cronogramas diferenciados, para cada solução proposta, tendo em vista que cada solução demanda tempo e esforço diferente para seu desenvolvimento e implementação. Assim, o plano de ação conterá um cronograma individual para o desenvolvimento e implementação de cada solução. As três etapas para a implementação das soluções propostas devem ser executadas do dia 14/08, até o dia 29/11, duas semanas antes da data para finalização do projeto, e entrega do relatório final, isso a fim de viabilizar a construção do relatório final do projeto, bem como, sua apresentação aos empreendedores que foram atendidos. - Implementação prática e gerenciamento das soluções: Depois de desenvolvidas, e tendo os empreendedores sido devidamente capacitados e orientados, as soluções gerenciais e tecnológicas precisam ser implementadas na prática, e gerenciadas. A fim de desenvolver a autonomia dos empreendedores, estes serão os responsáveis por esta fase do processo, tendo para isso, todo o suporte e acompanhamento necessários por parte da equipe do projeto, que, inclusive, junto aos empreendedores, medirá os resultados alcançados ao final do projeto. A fim de garantir o suporte aos empreendedores, para a implementação prática das soluções, serão realizadas reuniões virtuais semanais entre membros da equipe do projeto e os empreendedores. O acompanhamento também poderá ocorrer por e-mail, telefone, ou aplicativos de troca de mensagens, a fim de acelerar o feedback. Vale salientar que as três etapas descritas para a implementação das soluções (Desenvolvimento/treinamento e capacitação/implementação prática) ocorrerão em cronogramas diferenciados, para cada solução proposta, tendo em vista que cada solução demanda tempo e esforço diferente para seu desenvolvimento e implementação. Assim, o plano de ação conterá um cronograma individual para o desenvolvimento e implementação de cada solução. As três etapas para a implementação das soluções propostas devem ser executadas do dia 14/08, até o dia 29/11, duas semanas antes da data para finalização do projeto, e entrega do relatório final, isso a fim de viabilizar a construção do relatório final do projeto, bem como, sua apresentação aos empreendedores que foram atendidos. - Implementação prática e gerenciamento das soluções: Depois de desenvolvidas, e tendo os empreendedores sido devidamente capacitados e orientados, as soluções gerenciais e tecnológicas precisam ser implementadas na prática, e gerenciadas. A fim de desenvolver a autonomia dos empreendedores, estes serão os responsáveis por esta fase do processo, tendo para isso, todo o suporte e acompanhamento necessários por parte da equipe do projeto, que, inclusive, junto aos empreendedores, medirá os resultados alcançados ao final do projeto. A fim de garantir o suporte aos empreendedores, para a implementação prática das soluções, serão realizadas reuniões virtuais semanais entre membros da equipe do projeto e os empreendedores. O acompanhamento também poderá ocorrer por e-mail, telefone, ou aplicativos de troca de mensagens, a fim de acelerar o feedback. Vale salientar que as três etapas descritas para a implementação das soluções (Desenvolvimento/treinamento e capacitação/implementação prática) ocorrerão em cronogramas diferenciados, para cada solução proposta, tendo em vista que cada solução demanda tempo e esforço diferente para seu desenvolvimento e implementação. Assim, o plano de ação conterá um cronograma individual para o desenvolvimento e implementação de cada solução. As três etapas para a implementação das soluções propostas devem ser executadas do dia 14/08, até o dia 29/11, duas semanas antes da data para finalização do projeto, e entrega do relatório final, isso a fim de viabilizar a construção do relatório final do projeto, bem como, sua apresentação aos empreendedores que foram atendidos. - Implementação prática e gerenciamento das soluções: Depois de desenvolvidas, e tendo os empreendedores sido devidamente capacitados e orientados, as soluções gerenciais e tecnológicas precisam ser implementadas na prática, e gerenciadas. A fim de desenvolver a autonomia dos empreendedores, estes serão os responsáveis por esta fase do processo, tendo para isso, todo o suporte e acompanhamento necessários por parte da equipe do projeto, que, inclusive, junto aos empreendedores, medirá os resultados alcançados ao final do projeto. A fim de garantir o suporte aos empreendedores, para a implementação prática das soluções, serão realizadas reuniões virtuais semanais entre membros da equipe do projeto e os empreendedores. O acompanhamento também poderá ocorrer por e-mail, telefone, ou aplicativos de troca de mensagens, a fim de acelerar o feedback. Vale salientar que as três etapas descritas para a implementação das soluções (Desenvolvimento/treinamento e capacitação/implementação prática) ocorrerão em cronogramas diferenciados, para cada solução proposta, tendo em vista que cada solução demanda tempo e esforço diferente para seu desenvolvimento e implementação. Assim, o plano de ação conterá um cronograma individual para o desenvolvimento e implementação de cada solução. As três etapas para a implementação das soluções propostas devem ser executadas do dia 14/08, até o dia 29/11, duas semanas antes da data para finalização do projeto, e entrega do relatório final, isso a fim de viabilizar a construção do relatório final do projeto, bem como, sua apresentação aos empreendedores que foram atendidos. Elaboração do relatório final do projeto: Os alunos bolsistas deverão, sob a supervisão e orientação do coordenador do projeto, compilar as informações obtidas durante todas as fases de execução do projeto, em um relatório. A equipe deverá elaborar um relatório final para cada empreendimento atendido pelas ações do projeto, o qual deve conter o diagnóstico empresarial, o plano de ação, e as evidências de implementação das soluções propostas, de cada empreendimento. O modelo para a elaboração do relatório final segue como ANEXO II deste documento. Esta etapa deverá ser realizada até o dia 07/12. Reunião para apresentação dos relatórios finais aos empreendedores: Será realizada uma reunião virtual para apresentação dos resultados do projeto junto aos empreendimentos atendidos. Na reunião a equipe do projeto apresentará as principais fragilidades identificadas no diagnóstico empresarial, as soluções implementadas para resolver tais problemas, e principalmente, os resultados obtidos com a implementação de tais soluções. Esta etapa deverá ser realizada até o dia 12/12. Segunda aplicação da escala de intenção empreendedora com os alunos bolsistas: Será realizada a segunda aplicação da escala psicométrica para medir o nível de intenção empreendedora dos alunos bolsistas, com o intuito de comparar os resultados desta aplicação, com a primeira, no início do projeto, e medir a variação nesse nível ao longo projeto, e assim, possibilitar a medição do alcance, ou não, da meta 01. Apresentação de resultados em evento de encerramento: Após a finalização do projeto, a equipe irá apresentar os resultados obtidos nas 5 consultorias, em evento de encerramento, a fim de difundir o método desenvolvido, e os resultados alcançados. Aproveitamento do desempenho dos alunos no projeto, como método de avaliação em disciplinas práticas: O coordenador do projeto proporá aos professores de disciplinas aplicadas (práticas) dos alunos bolsistas, que aproveitem os resultados dos alunos no projeto, como formas de avaliá-los em suas disciplinas, integrando as atividades de extensão, com as de ensino. Os professores das disciplinas práticas poderão avaliar o desempenho dos alunos com base nos relatórios finais do projeto, que reúnem todos os detalhes das ações e soluções que os alunos desenvolveram ao longo do programa. Desenvolvimento e submissão de artigo técnico/científico com os resultados do projeto: Os resultados do projeto serão compilados pelo coordenador, com apoio dos alunos bolsistas, e transformados em um artigo científico/tecnológico, o qual será submetido a um periódico científico de alcance nacional, a fim de difundir os resultados alcançados, tanto na perspectivas dos alunos, quanto na dos empreendedores. Os resultados do projeto serão compilados pelo coordenador, com apoio dos alunos bolsistas, e transformados em um artigo científico/tecnológico, o qual será submetido a um periódico científico de alcance nacional, a fim de difundir os resultados alcançados, tanto na perspectivas dos alunos, quanto na dos empreendedores.