Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IF VOCAL: CORAL DO CAMPUS CANINDÉ - VERSÃO REMOTA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
30/06/2021
Previsão de Fim:
10/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marina Freire Crisostomo de Morais
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marina Freire Crisostomo de Morais IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/06/2021 10/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O canto coletivo é considerado uma das práticas musicais mais antigas e mais poderosas, pelo seu potencial socializador, criativo e educativo. Para Behlau & Rehder (2009), “O canto em grupo é provavelmente um dos maiores exercícios de convívio social. Quando se canta em grupo, aprende-se harmonia, equilíbrio, domínio de si mesmo, trabalho em equipe e, acima de tudo, respeito pelo outro". O IF Vocal, Coral do IFCE campus Canindé, portanto, promoverá esta rica prática no âmbito institucional, de forma a contribuir para a formação musical da comunidade, para o fortalecimento do núcleo musical da instituição e visando atender a uma demanda por atividades de canto coletivo no campus.
Justificativa
O IFCE campus Canindé está localizado em uma cidade de grande movimentação musical e cultural, porém carente de ações formativas na área artística. A existência de dezenas de grupos de canto na cidade indica a valorização que a música vocal recebe em Canindé e aponta um campo em crescimento. Somado à isto, as experiências prévias com canto coletivo na instituição, inclusive com este mesmo projeto em edições anteriores, ainda trazem boas repercussões. Considerando o atual contexto e a importância da música e da arte no enfrentamento de tempos difíceis, busca-se uma alternativa para manter a prática do canto coletivo viva em nosso campus. Ainda que o ensino remoto ofereça grandes desafios e barreiras à prática coletiva do canto, espera-se com esta proposta contribuir para a comunidade através da criação de um espaço alternativo de formação e prática musical, além da manutenção do grupo de canto coral já existente desde 2017, que teve suas atividades presenciais interrompidas com o início da pandemia.
Público Alvo
Comunidade externa, com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. É essencial ter acesso à internet e um aparelho de celular, tablet ou computador para participar dos ensaios virtuais. Além disso, é importante que o participante tenha condições de gravar vídeos e áudios com qualidade, por meio de seu aparelho celular.
Objetivo Geral
Criar um espaço virtual de prática musical, por meio da produção de vídeos musicais coletivos
Objetivo Específico
- Realizar a produção de vídeos musicais coletivos, com divulgação nas redes sociais do campus Canindé; - Contribuir para a formação dos cantores, através da vivência de aspectos técnicos e estilísticos da voz, assim como o estudo das dimensões cênicas da prática vocal coletiva. - Oferecer um espaço para a criação coletiva e a expressão artística de seus integrantes.
Metodologia
O acesso ao projeto se dará por meio de 3 etapas: preenchimento de formulário online, entrevista e audição online (cronograma divulgado posteriormente) e convocação dos classificados. A entrevista terá como objetivo conhecer as expectativas e disponibilidade do candidato em participar do projeto e terá caráter eliminatório. Já a audição possuirá caráter apenas classificatório, com a intenção de fornecer um perfil geral das vozes dos futuros participantes, para fins didáticos e de repertório. As atividades do projeto acontecerão em encontros semanais, com 1h e meia de duração cada. A princípio, os encontros acontecerão às quartas-feiras à tarde, mas poderão haver ajustes de acordo com a disponibilidade dos inscritos. Além disso, os integrantes receberão materiais em áudio para estudo e deverão produzir, de suas casas, os áudios e vídeos com o repertório ensaiado. Alguns horários adicionais poderão ser necessários para a realização de ensaios extras. Estes serão previamente acordados com o grupo. As principais metodologias de trabalho serão: - Prática de exercícios vocais, por meio de encontro síncrono - Pesquisa e criação coletiva de repertório; - Ensaios virtuais síncronos do repertório, que poderão ser divididos por naipes vocais; - Gravação de áudios e vídeos, por parte dos integrantes. - Junção e edição do material gravado; - Transmissões/postagens públicas dos vídeos produzidos. Como recursos didáticos serão utilizados: - Google Classroom, para organização dos materiais de ensaio - Google Meet ou Zoom, para os encontros síncronos - Grupo do whatsapp para interação entre o grupo; - Materiais em PDF (partituras, letras de músicas, textos complementares); - Áudios e playbacks para auxiliar a prática e gravações; Para a avaliação dos integrantes e posterior emissão de certificados, serão exigidos pelo menos 75% de frequência nos encontros síncronos, assim como serão considerados o envolvimento e participação de cada integrante nas atividades propostas, bem como a boa relação com os demais integrantes do grupo.