Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Formação em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos para Lideranças comunitárias do Residencial Caiçara/Sobral
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
25/06/2021
Previsão de Fim:
30/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
39
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
160
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Lucia Feitoza Freire Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Lucia Feitoza Freire Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/06/2021 30/09/2021
Hermeson Paiva Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/06/2021 30/09/2021
Jeorge Mikael Ripardo Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/06/2021 30/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Sobral Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A cidade de Sobral vem desenvolvendo diversas atividades que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) e uma dessas ações foi a implantação das Lixeiras Subterrâneas e projeto-piloto de coleta seletiva no Residencial Nova Caiçara. Esses novos equipamentos auxiliam na redução de pontos de descarte irregular de lixo. Além disso, estão sendo realizadas reuniões virtuais para capacitar os atores sociais e lideranças locais para atuarem como multiplicadores ambientais disseminando as informações para toda a comunidade. Portanto, este projeto auxiliará nesse processo, por meio da formação de lideranças locais, para atuação no território como agentes multiplicadores de boas práticas no gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos pelos moradores desta comunidade.
Justificativa
O projeto se justifica pela necessidade de promover formação das lideranças comunitárias que atuam e/ou residem no bairro residencial Novo Caiçara, sobre o gerenciamento adequado de resíduos sólidos, para que possa melhorar as condições de salubridade dos moradores, bem como incentivar a prática da coleta seletiva, a fim de contemplar os catadores de materiais recicláveis que ali residem, auxiliando na geração de renda dos mesmos. Neste sentido, os discentes do curso técnico em meio ambiente, podem realizar atividades de educação ambiental, levando para a comunidade externa, os conhecimentos vistos na instituição, possibilitando ainda a vivência prática da educação ambiental no âmbito não formal.
Público Alvo
A comunidade externa diretamente impactada consiste em lideranças comunitárias, gestores escolares, agentes de saúde e de endemias do Residencial Novo Caiçara localizado no município de Sobral/CE.
Objetivo Geral
Desenvolver Formação em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos para lideranças comunitárias, gestores escolares, agentes de saúde e endemias do Residencial Caiçara para que eles se tornem multiplicadores de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos.
Objetivo Específico
Elaborar um diagnóstico do comportamento do público-alvo sobre em relação aos resíduos sólidos. capacitar o público-alvo sobre resíduos sólidos: conceitos e a importância do gerenciamento adequado. Promover sensibilização para a coleta seletiva de resíduos; elaborar cartilha orientadora de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares. Elaborar um diagnóstico do comportamento do público-alvo sobre em relação aos resíduos sólidos. capacitar o público-alvo sobre resíduos sólidos: conceitos e a importância do gerenciamento adequado. Promover sensibilização para a coleta seletiva de resíduos; elaborar cartilha orientadora de boas práticas no gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares.
Metodologia
- A etapa de planejamento e organização de materiais será realizada por meio da plataforma google classroom. - O desenvolvimento das atividades será em quatro etapas: 1-Aplicação de Questionário Diagnóstico. 2- Realização da formação em educação ambiental e resíduos sólidos. 3- Bate-papo sobre coleta seletiva. 4. Elaboração de material educativo (cartilha de orientações). Na primeira etapa serão aplicados questionários eletrônicos para analisar o conhecimento dos participantes sobre a temática da formação. A segunda etapa será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e se dará de forma remota e síncrona através da utilização do aplicativo de vídeo chamada Google Meet. A apresentação será elaborada no aplicativo PowerPoint do Microsoft Office e nela serão abordados os seguintes temas:, Resíduos sólidos na cidade, Legislação municipal. A duração do momento será de duas horas. A terceira etapa será um bate-papo sobre coleta seletiva (experiência individual e coleta seletiva solidária do IFCE); 4-Consistirá na elaboração de um material educativo a ser compartilhado com lideranças locais e comunidade.