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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Visitas Técnicas Virtuais
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
30/06/2021
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kilbert Amorim Maciel
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amarilton Lopes Magalhaes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2021 31/12/2021
Eduardo de Olivindo Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/06/2021 31/12/2021
Kilbert Amorim Maciel IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 30/06/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
URT - DIVERSIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS SUSTENTÁVEIS DE USO DE ÁGUA E ENERGIA PARA O SEMIÁRIDO Programa
Apresentação
A formação ténica e profissional nos dias atuais requerem um constante esforço e aperfeiçoamento dos profisisonais da educação, através de uma forte parceria e gestão participativa que envolva toda a comunidade escolar, a saber: gestão, docentes, equipe técnico-pedagógica, dicentes, pais, sociedade civil organizada e empresas. Dentre as diversas propostas de diversificação das práticas docentes, as visitas técnicas se constituem num modelo de atualição prático excepcional na construção destas parcerias. Em meio ao cenário pandêmico da Covid-19 desde o ano de 2020, num esforço sanitário de evitar aglomerações para preservação do magnânimo direito à vida, diversas iniciativas pedagógicas foram lancadas na direção da conteção de danos pedagógicos e de aprendizagem do corpo discente, destacando-se a iniciativa das chamadas aulas ‘on-line’, fazendo uso das mais diversas ferramentas digitais disponíveis. É a partir dessa realidade que se insere e oferece contrinuição a proposta das visitas técnicas virtuais, que se entende como uma adaptação inovadora das visitas técnicas presenciais, onde profissionais da empresa apresentam aos dicentes e docentes sua realidade, modos de trabalho e produção, seus equipamentos, promovendo uma rica troca de experiencias entre academia e a indústria.
Justificativa
Segundo a Saul (1993), o educador é o sujeito de sua prática, cumprindo a ele criá-la e recriá-la. Diante dos desafios impostos pela pandemia, os docentes das mais diversas áreas, em especial dos cursos técnico-profissionalizantes, tem buscado novas estratégias de inclusão digital e combate a evasão escolar. Segundo dados do PNAD Educação de 2019, das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos do país, 20,2% (ou 10,1 milhões) não completaram alguma das etapas da educação básica, seja por terem abandonado a escola, seja por nunca a terem frequentado. Desse total, 71,7% eram pretos ou pardos. Esta triste realidade clama a comunidade escolar estratégias, ações e novos modos de agir para reverter este triste quadro de situação. As visitas técnicas virtuais se oferecem como mais uma ferramenta de combate a evação escolar e, ao mesmo tempo, ao estreitamento cada vez maior desta parceria academia-indústria, sobretudo com os sujeitos atores do mercado de trabalho, o que permitirá aos dicentes em formação técnico-profissional materializar os conhecimentos teóricos e laboratoriais adquiridos no âmbito das escolas profissionalizantes, ampliando sua visão de aplicação prática e promovendo uma melhor visão de seu futuro campo de atuação profissional. Aos docentes, o constante contato com empresas ligadas ao seu campo de atuação.
Público Alvo
Ampliação de parcerias e projetos de estágio supervisionado entre o IFCE e as empresas envolvidas nas visitas técnicas, sempre que possível.
Objetivo Geral
Promover, por meio das visitas técicas, um espaço pedagógico orientado a prática profissional, ampliado visões e saberes discentes, docentes e da comunidade acadêmica como um todo.
Objetivo Específico
Realizar visitas técnicas virtuais com empresas ligadas a área de tecnologia, através de uma visita guiada ou palestra com profissionais voluntários das empresas parceiras. Promover uma maior integração entre a comunidade acadêmica e o mercado de trabalho Possibilitar o estreitamento de relacionamento escola-empresa na perspectiva de novas oportunidades de estágio supervisionado
Metodologia
1. Contato com empresas e/ou profissionais a elas ligadas para apresentação da proposta das visitas técnicas virtuais. 2. Definição do escopo da visita técnica com as empresas e/ou profissionais que aderirem ao projeto. 3. Apresentação da proposta à direção e ao setor de comunicação social do IFCE Campus Tauá 4. Digulgação do cronograma das visitas técnicas já agendadas nas redes sociais internas do Campus. 5. Realização da visita técnica virtual, com a solicitação de preenchimento de formulário aos participantes para efeito de emissão de certificados de participação. 6. Emissão de declaração de participação ao palestrante da visita técnica, para fins de reconhecimento por mérito. 7. Apresentação à diretoria do Campus dos resultados das visitas técnicas virtuais.