Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Avaliação no contexto educacional: importância, experiência e aprimoramento do trabalho docente
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
25/06/2021
Previsão de Fim:
25/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/06/2021 25/06/2021
Evaneida Soares Carneiro Prefeitura Municipal de Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 1 10/06/2021 25/06/2021
Maria Poliana Mendes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 10/06/2021 25/06/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 10/06/2021 25/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. O Encontros Forped é um encontro mensal cujo objetivo é discutir sobre temas associados às linhas de pesquisa do grupo. Todo mês um professor membro do grupo, com apoio dos seus bolsistas e da coordenação do Forped, é responsável pelo encontro, assim, realiza a escolha do tema e o convite para um professor externo que discutirá o assunto. Pensando numa abordagem transdisciplinar, e numa forma de contemplar os estudantes dos diversos cursos de Licenciatura e todos aqueles estudantes e /ou, pesquisadores que se identificam com a temática, a palestra do presente mês abordará o tema: Avaliação no contexto educacional: importância, experiência e aprimoramento do trabalho docente. A palestra será ministrada pela professora Mestra em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional – FACED/UFC, Suzana de Andrade Gonçalves de Oliveira.
Justificativa
A exposição da temática proposta se justifica diante da importância da Avaliação para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos e para a condução do planejamento docente. A avaliação está em todos os níveis de ensino e requer profundo conhecimento de sua natureza e adversidades por parte do professor. É importante compreender esse processo, seus desafios e possibilidades para que seja possível a geração de mecanismos mais racionais e justos, considerando as contribuições potenciais que a avaliação traz para o meio, apropriando cenários de contribuição atuais e futuros. Sendo assim, no cenário educacional em espaços escolares, não-escolares e as organizações precisam das práticas avaliativas. A avaliação é um campo teórico que necessita de conhecimentos específicos, instrumentos apropriados à disposição de quem pretende atender à exigência de uma ideia avaliadora. Diante do exposto, o grupo de pesquisa Forped considera importante fomentar reflexões sobre o tema proposto, uma vez que, além de colaborar com a comunidade externa que tenha interesse no assunto, seja professores e alunos do ensino superior que estudam a temática, sejam professores da educação básica que lidam diretamente com essa questão na prática, também colabora com a formação de profissionais envolvidos no Treinamento, Desenvolvimento & Educação (T, D&E) das pessoas para o melhor exercício de suas funções de trabalho nos espaços organizacionais. Esta palestra apresenta-se de grande relevância acadêmica, porque pode estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre as práticas inovadoras de avaliação nos processos educacionais; contribui para a sociedade por ser geradora de maior valorização das práticas educacionais na esfera social, mediante seus resultados, para além dos interesses organizacionais e; relevância de cunho político, porque possibilita reflexões sobre a importância de valorizar as práticas avaliativas nas ações educacionais, como suporte para a tomada de decisão que contribuam para o avanço da organização, de todos os envolvidos e, de certa forma, a aplicação de resultados na responsabilidade social da organização atuante.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre a importância da avaliação no contexto educacional, seus desafios, suas possibilidades no que se refere ao aprimoramento do trabalho docente e as experiências que têm sido postas em relevo nas escolas.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Colaborar com a ampliação das ações de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição; - Debater sobre o papel e as repercussões da avaliação no cenário educacional.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora Mestra em Educação Brasileira na linha de Avaliação Educacional – FACED/UFC, Suzana de Andrade Gonçalves de Oliveira e mediada pela professora Especialista Evaneida Soares Carneiro - SMECT. A palestra será realizada no dia 25.06.2021 e será dividida em dois momentos: 1) fala da professora; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os participantes se dará pelo canal do Forped no Youtube (Forped IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA), para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no mesmo canal com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização, posterior, da certificação se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).