Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: consideramos justa toda forma de amor
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
28/06/2021
Previsão de Fim:
28/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Rachel Uchoa Batista
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Agawiliton Pereira Simplicio IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 28/06/2021 28/06/2021
Daniel Pereira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 28/06/2021 28/06/2021
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 28/06/2021 28/06/2021
Luiza Vitoria Tavares Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 28/06/2021 28/06/2021
Rachel Uchoa Batista IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 28/06/2021 28/06/2021
Túlio Oliveira Matos IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 28/06/2021 28/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Coletivo Fuxiqueires Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ configura-se como uma data que marca a organização da comunidade e dos movimentos LGBTQIA+ em meio a uma sociedade permeada pela heteronormatividade e pelo preconceito. A data é normalmente utilizada para a conscientização da população sobre a importância do combate a lgbtqiafobia e do respeito à diversidade de gênero e sexualidade.
Justificativa
Sendo a escola um dos espaços de construção de saber e tendo o IFCE compromisso com os Direitos Humanos e com a multiplicidade de expressões e identidades de sua comunidade acadêmica, a discussão da temática no dia do orgulho LGBTQIA+ abre espaço para o diálogo com a sociedade e a construção do pensamento crítico a partir da questão da diversidade, compreendendo que é preciso transformar a escola em um espaço acolhedor para sujeitos e corpos diversos e que a discussão sobre gênero e sexualidade contribui para a compreensão e construção de caminhos possíveis para a superação de preconceitos e/ou da reprodução dos mesmos dentro e fora do ambiente acadêmico. É importante salientar que a escola ainda enfrenta dificuldades de discutir temáticas que estão diretamente ligadas a paradigmas sociais conflituosos e que momentos como esse devem ser incentivados a fim de abrir espaço para o diálogo amplo com a sociedade. Para que possamos dar mais profundidade à importância do evento é preciso que acessemos alguns dados fornecidos a partir da Pesquisa Nacional Sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2016, feita pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) que evidencia a dificuldade de estudantes LGBTQIA+ sentirem-se seguros na escola. Segundo a Associação, "73% dos alunos LGBTs já sofreram agressões verbais devido sua orientação sexual e 68% por conta de sua identidade de gênero, evidenciando como a escola pode ser um espaço hostil e violento para esses jovens". Essa realidade é sentida diariamente por diversos estudantes e não poucas vezes leva à evasão escolar ou ao baixo rendimento, bem como a sofrimentos psíquicos, é portanto urgente que a escola se torne um espaço acolhedor, que conteste a reprodução de lgbtquiafobia e que seja seguro para estes estudantes, além de promover a ampla discussão sobre temáticas pertinentes à sociedade e à comunidade acadêmica, nesse sentido o evento em alusão ao dia do orgulho LGBTQIA+ é uma das vias de diálogo entre escola e sociedade sobre uma temática tão pertinente e ao mesmo tempo tão pouco presente em nossas instituições de ensino.
Público Alvo
Juventude, estudantes secundaristas e universitários e profissionais da educação do município de Canindé.
Objetivo Geral
Dialogar com a comunidade escolar e com a sociedade civil sobre a importância do combate a lgbtqiafobia.
Objetivo Específico
Criar espaços de diálogo sobre gênero e sexualidade. Discutir a importância do respeito à diversidade dentro e fora da escola. Construir um espaço de diálogo que possa versar sobre a importância da diversidade e o acolhimentos de estudantes LGBTQIA+.
Metodologia
O evento ocorrerá no formato de Roda de Conversa, tendo sido planejado por uma comissão de estudantes, sob orientação docente e contará com uma mediadora e três convidadas(os). O evento contará com um momento de acolhimento promovido por estudantes e por uma das participantes da roda de conversa, seguido das falas das participantes e irá se encerrar com o debate, composto por perguntas, intervenções e pontuações dos participantes da roda de conversa. O terceiro momento ocorrerá na semana seguinte para avaliação do evento feito juntamente com a comissão organizadora. A duração estimada é de 1h30min.