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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
REDAÇÃO ENEM NO TOPO - DESENVOLVENDO A 1000!
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
25/08/2021
Previsão de Fim:
25/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Ritacy de Azevedo Teles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cassia Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 25/08/2021 25/08/2021
Cristiane da Cruz Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2021 25/08/2021
Geraldo Venceslau de Lima Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2021 25/08/2021
Julio Cesar Lima Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2021 25/08/2021
Leopoldina Ramos de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2021 25/08/2021
Ritacy de Azevedo Teles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/08/2021 25/08/2021
Valquiria Gomes Duarte IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/08/2021 25/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento "Desenvolvendo a 1000!" consiste em uma palestra que se voltará para seleção, organização e hierarquização de argumentos para comprovação de teses e para construção de problematizações, como as exigem as competências 2 e 3 na avaliação das redações ENEM.
Justificativa
O maior número de estudantes que adentra cursos de graduação em instituições públicas de ensino no Brasil se submete ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ,e, entre as cinco provas do exame, está a de redação, cuja pontuação é obtida de modo simples, pois, naturalmente, não é submetida à Teoria da Resposta ao Item (TRI). É na prova de redação que o resultado do estudante depende apenas de seu desempenho, sem que os resultados dos demais candidatos interfiram nele. Nesse contexto, orientar o estudante para o bom desenvolvimento de seu texto é relevante para a obtenção de um bom resultado, pois esse desenvolvimento cumpre dois papéis ao mesmo tempo: dá sustento à tese do texto e cria as condições indispensáveis para a recepção de uma proposta interventiva.
Público Alvo
Discentes, docentes e servidores do Ensino Médio não só de outros "campi" do IFCE, mas também de outras escolas. Além desses grupos, qualquer pessoa que tenha interesse na abordagem poderá ser beneficiada.
Objetivo Geral
Promover ampliação e aplicação de conhecimentos de produção textual dissertativo-argumentativa para atendimento das exigências da prova de redação do Enem.
Objetivo Específico
Orientar o estudante a selecionar, organizar e hierarquizar argumentos para a construção do desenvolvimento de seu texto.
Metodologia
O evento será apresentado virtualmente, com apoio de equipe técnica do "campus" de origem. Será concentrado no aspecto construtivo do texto e avaliado em formulário virtual por seus participantes, que terão oportunidade de acrescentar sugestões, críticas e elogios e de solicitar esclarecimento de dúvidas e outras abordagens. Tudo isso será captado por participantes da organização do evento - professores e alunos do curso de Licenciatura em Letras do "campus" Tabuleiro do Norte -, a fim de que se possam identificar lacunas de aprendizado e adotar ações que as solucionem em eventos posteriores.