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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Projeto de pesquisa: o que é e como fazer?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
15/07/2021
Previsão de Fim:
16/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Anelise Daniela Schinaider
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anelise Daniela Schinaider IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/07/2021 16/07/2021
Elpida Andreia de Queiroz Niko Kavouras IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/07/2021 16/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No ato da elaboração de um projeto de pesquisa, algumas dúvidas acabam surgindo, o que torna o caminho da pesquisa científica ainda mais nebuloso. A pesquisa se desenvolve por um "processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados" (GIL, 2007, p.17). É no ensino básico tecnológico que o aluno se defronta com um problema de pesquisa, com estabelecimento de objetivos, imersão da literatura científica e estruturação de métodos válidos para responder ao que ele se propôs a investigar. Só se inicia uma pesquisa se existir uma pergunta, uma dúvida que se quer buscar a uma resposta. A partir dessa problematização, observa-se que os alunos que ingressam tanto no ensino básico tecnológico ou subsequente, bem como no ensino superior sentem dificuldades em traçar problemas de pesquisa relevantes com rigor científico e metodológico. A fim de atender ao tripé da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- campus Tauá oferece aos seus discentes, cria-se a oportunidade de ofertar minicursos de extensão focados no desenvolvimento de projetos de pesquisa, de modo sucinto e prático.
Justificativa
O conhecimento humano é na sua essência "um esforço para resolver contradições, entre as representações do objeto e a realidade do mesmo" (FONSECA, 2002, p. 10). Para dar ciência ao que se argumenta como resultado, observa-se um rigor científico e metodológico estruturado a partir de elementos que corroboram para a composição de um projeto de pesquisa. Ressalta-se que as razões que levam à realização de uma pesquisa científica podem ser agrupadas em razões intelectuais (desejo de conhecer pela própria satisfação de conhecer) e razões práticas (desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficaz) (GIL, 2007). Para o aluno desenvolver um projeto de pesquisa, é necessário instruí-lo com ferramentas apropriadas, para que ele possa pesquisar o que lhe atrai. Embora muitos alunos buscam uma formação acadêmica para fins de ingresso no mercado de trabalho, outros podem se encontrar no próprio ambiente escolar com as múltiplas oportunidades da pesquisa científica. Com isso, o saber e a ciência são amplificados à medida em que técnicas robustas são difundidas pelos professores e pelos alunos interessados em projetos de pesquisa.
Público Alvo
Alunos de outros colégios e universidades da comunidade local e regional.
Objetivo Geral
Apresentar ferramentas básicas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Objetivo Específico
Realizar minicurso focado em projeto de pesquisa científica; Promover a imersão dos alunos oriundos da comunidade interna e externa na pesquisa científica; Instrumentalizar os alunos a desenvolver projetos de pesquisa com base em editais PIBIC ou PIBIC Jr..
Metodologia
1. Aceitação da proposta do minicurso de extensão em período de férias de inverno pelos superiores internos; 2. Divulgação do evento em redes sociais e e-mails institucionais; 3. Realização do evento, com o preenchimento de formulário de participação para fins de emissão de certificado; 4. Apresentação dos resultados alcançados, como número de inscrições e participantes ativos aos superiores internos.