Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Mini Curso Minha Horta
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Produção e Consumo Sustentáveis
Data de Início:
02/07/2021
Previsão de Fim:
05/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Patricia Celestino Carvalho de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Rodrigues Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Antonio Henrique da Silva Meneses IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Bruno Mendonça Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Iago Luan Rodrigues Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Joao Emmanuel Sampaio de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Lucianne Silvino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Luiz Jefferson da Costa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Patricia Celestino Carvalho de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Uyara Mary Santos de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 02/07/2021 05/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O mini curso Minha Horta surgiu da discussão das necessidades atuais, e dos benefícios da produção independente de alimentos para a saúde e bem-estar físico e mental, em termos gerais, todos esses benefícios incrementados revelam que a horta caseira é uma excelente forma de atrelar o econômico, social e ambiental, os três pilares da sustentabilidade, ensinando assim que não é difícil cuidar do meio ambiente, pelo contrário, o objetivo do projeto é mostrar que cultivar seus próprios vegetais pode ser algo bom, simples, educativo e saudável, que gera benefícios à longo prazo.
Justificativa
As cidades constituem espaços de grande concentração de população, onde a degradação da qualidade ambiental é, no geral, elevada, o que pode levar à ocorrência de problemas de saúde pública (Su et al., 2010). Tal afirmação é confirmada, pois não há incentivo ao plantio de árvores, nas cidades, e nem à criação de hortas, tendo em vista a redução do espaço habitacional, que geralmente se resume a um local onde minimamente há vasos de plantas ou não há uma área específica no apartamento para o cultivo e crescimento delas. Na década atual, o cultivo de hortas domiciliares se faz necessário, considerando que as mudanças climáticas são ocasionadas pelo homem, que se desvinculou da ligação que já teve com a natureza, tendo uma visão em relação a ela de interdependência. Essas ações causam gravíssimos problemas ambientais, haja vista que a falta de equilíbrio do ser humano com a natureza provocou a invasão e a destruição de habitat ocasionando uma pandemia. É preciso recriar uma relação com a natureza, e o estar dentro de casa, por conta do isolamento social, possibilita isso. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), 77,4% da população estão em áreas urbanas. Levando em consideração essa afirmação, é viável estimular a conexão com a natureza através do incentivo a criação de hortas urbanas, pois dão acesso a alimentos saudáveis em bairros carentes e também geram estímulos econômicos, envolvimento da comunidade e reduções significativas das emissões de gases causadores do efeito estufa. Os espaços verdes permitem melhorar a qualidade do ambiente nas cidades, proporcionando à população beleza, recreio e lazer, saúde e bem-estar (Telles, 1997). A julgar por essa afirmação, os benefícios de se ter uma horta caseira são inúmeros, além dos já citados o mais importante é o entendimento da sazonalidade das plantas, que cada espécie se desenvolve melhor em um determinado conjunto de condições climáticas, e oferece diferentes recursos ao longo do ano, de acordo com o seu período. Entende-se que os produtos presentes no mercado o ano todo não passa por processos naturais, que são utilizados pesticidas, agrotóxicos, fertilizantes, hormônios e climatização artificiais.
Público Alvo
Busca beneficiar de maneira positiva, o público em geral, contudo, principalmente pessoas interessadas em desenvolver sua própria horta, horticultores, gestores de escolas de ensino básico (para desenvolver nas escolas, incentivando os alunos) e integrantes de hortas comunitárias para ampliação de conhecimento relacionado a compostagem e produção de hortaliças.
Objetivo Geral
O curso tem como objetivo principal sensibilizar e ensinar as pessoas ao hábito de cultivar verduras e legumes em sua própria casa.
Objetivo Específico
➢ Incentivar a produção de alimentos naturais livres de agrotóxicos (saúde alimentar) ➢ Reduzir gastos com alimentação (economia de gastos) ➢ Despertar e estimular a consciência ambiental (educação ambiental) ➢ Promover saúde e mudanças para um hábito alimentar mais saudável (educação alimentar)
Metodologia
Para que o curso Minha Horta alcance seus objetivos, faz-se necessária a execução do objetivo central que consiste em ensinar as pessoas como ter sua própria horta em casa. Para isso serão realizadas explanações, vídeo aulas e encontros virtuais síncronos para sanar dúvidas dos participantes com relação aos processos de cultivo. A seguir estão elencadas as etapas do evento: Encontros Online: compreendem os meets como forma de apresentação do mini curso e quais seus objetivos, tira dúvidas, etc., e podem ser realizadas tanto pelos alunos quanto pelos convidados de forma alternada. Esses meets serão realizados de forma online, e síncrona sempre que possível. Há também as palestras que serão realizadas e contém um conteúdo mais expositivo e teórico do que os meets e podem ser síncronos ou assíncronos. Insumos: para plantio das mudas de plantas ou sementes serão utilizadas como suporte garrafas pet, como uma forma de promover também a reutilização de um material que seria descartado. Também será necessária a aquisição de sementes ou mudas para o plantio, bem como adubo e outros insumos que serão utilizados na demonstração prática durante os meets. A duração do curso será de 4h. Será aplicado um questionário avaliativo: consiste num questionário que avalia como os participantes se sentem em relação ao projeto, o que aprenderam etc. Será aplicado após o término do projeto e antes da emissão do certificado.