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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE GUARAMIRANGA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Assessoramento do setor hoteleiro no Maciço de Baturité - Ceará.
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
30/07/2021
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
11
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa IF Mais Empreendedor
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Amanda Conrado Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Conrado Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 3 30/07/2021 31/12/2021
Amanda Constantino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 30/07/2021 31/12/2021
Andrea Moura da Costa Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 08/08/2021
Antonia Monica Cavalcante Soto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 30/07/2021 31/12/2021
Antonio Augusto Nunes Lobo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 30/07/2021 31/12/2021
Antonio Ermeson Marques Miguel IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 30/07/2021 31/12/2021
Beatriz Helena Peixoto Brandao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Bruna Maria Rodrigues de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Camila Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 08/08/2021
Francisca Lucia Sousa de Aguiar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Ingrid Andrade Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 30/07/2021 31/12/2021
Jaciara de Barros Brasil IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Jefferson Antonio Siqueira de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Joao Paulo Rocha Facanha Moreno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Jorge Luiz Wattes Oliveira Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Jose Nilton Rodrigues Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Michael Jonas Nascimento Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 30/07/2021 31/12/2021
Regia Sampaio Cunha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Tiago dos Santos Facanha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/07/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 6.300,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Assessorar pequenos empreendedores do setor produtivo de hospedagem, da região de Maciço de Baturité-Ceará, por meio da transferência de conhecimentos e competências técnicas desenvolvidas no campus Guaramiranga com a finalidade propor soluções viáveis que otimizem a execução de processos e reduzam os custos para manutenção dos empreendimentos hoteleiros para o enfrentamento da pandemia e amenizar seus impactos econômicos. Como resultados diretos do processo de consultoria busca-se no mínimo: - Orientar sobre a redução de custos operacionais e otimização do uso de insumos nos setores de Governança, Recepção e Reservas, Manutenção e Limpeza; Eventos; Alimentos e Bebidas (A&B) com incentivo à agricultura familiar; - Incentivar e qualificar quanto ao uso de meios digitais; - Qualificar para a implantação de Procedimentos Operacionais Padrão - POP relacionados ao atendimento ao hóspede refletindo na segurança, higiene, otimização do tempo e na satisfação do cliente. - Incentivar a qualificação dos colaboradores.
Justificativa
[CONTEXTO] A hotelaria, sendo uma das atividades econômicas mais importantes do turismo, foi um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Demissões, fechamentos de estabelecimentos e elevação dos custos, visto que em muitos casos, deixar os meios de hospedagem abertos custa mais caro do que mantê-los fechados, devido a baixa ocupação e os custos operacionais de segurança e higiene. Além disso o setor tende a ter uma lenta recuperação, por exemplo: um estudo realizado pela FGV (2020) mostra que considerando uma interrupção de três meses no setor de viagens, serão necessários 12 meses para o reequilíbrio das atividades do turismo no país e ainda outro período de igual ou maior duração para o restabelecimento da economia. Compartilhando do cenário exposto, o turismo no Estado do Ceará, representava 5% do PIB (IPECE. 2018) e 25% na sua capital, Fortaleza (TURISMO. 2017), antes da pandemia. No novo cenário, o setor teve uma retração de 40,9% em 2020 (PMS-IBGE. 2020). Para o segmento de hotelaria, a restrição de viagens intermunicipais, advindas dos decretos de isolamento social do Estado, foi mais um fator que impactou drasticamente como afirmam a presidente da Associação dos Meios de Hospedagem e Turismo (AMHT), Vera Lúcia da Silva e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-CE) no Ceará, Régis Medeiros (HOTELARIA. 2021). Em Guaramiranga, cidade pertencente ao Maciço de Baturité, por exemplo, o turismo representa um forte componente da economia do município, graças a atrativos como o clima serrano, belas paisagens e eventos acolhidos durante todo o ano, como o Festival de Jazz e Blues. Além do cultivo de rosas que lhe garantiu o título de “cidade das flores”. Dos treze municípios (ver mapa) que compõem o Maciço de Baturité, Guaramiranga e outros seis possuem grande potencial turístico: Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Barreira e Aratuba. São 46 empreendimentos que compõe a oferta hoteleira, somando 690 unidades habitacionais e empregando 352 profissionais (PDITS. 2014). Toda esta estrutura foi profundamente afetada pelas restrições decorrentes da pandemia. [RELEVÂNCIA E ORIGINALIDADE] Mediante o cenário imposto, urge a necessidade de garantir apoio às empresas hoteleiras rumo à construção de estratégias que garantam sua sobrevivência no período de isolamento social, estratégias essas que as preparem para a reabertura do mercado de forma responsável, atrativa e lucrativa. Mediante a incerteza quanto ao fim da pandemia, Osmar José Vailatti, diretor-presidente da ABIH-SC, afirma que o setor precisa provar ao mercado que mudou, que está seguindo protocolos para garantir a segurança de hóspedes e colaboradores. Essa missão se torna mais complexa quando se trata de micro e pequenas empresas ou empreendedores individuais que não detinham ou que já esgotaram sua margem financeira de reserva e que não veem expectativas de lucratividade mediante a concorrência de preços e promoções dos grandes estabelecimentos. Na tentativa de contribuir com as demandas supra, o presente projeto pretende atuar na identificação dos principais problemas e proposição de possíveis soluções para pequenas empresas hoteleiras da região na qual o IFCE Campus Guaramiranga está inserido: o Maciço de Baturité. Tendo sua originalidade pautada na escolha da região, visto que apresenta "potencialidades turísticas diferenciadas dos destinos cearenses que promovem o segmento de sol e praia, o principal segmento turístico do estado" (PDITS. 2014). [IMPACTOS] Além do porte, outro fator de vulnerabilidade economia assola as empresas objeto deste projeto: a localização. Por estarem localizadas na região rural, estes estabelecimentos não acessam alguns tipos de investimentos públicos que são majoritariamente destinados à região metropolitana. Em termos setoriais, os empreendimentos hoteleiros da zona rural, dificilmente conseguem se beneficiar da hospedagem de negócios, lhes restando, portanto, atuar na hospedagem doméstica, ou seja, investir no público do próprio Estado. Em suma, o atendimento de pequenos empreendimentos, em um setor amplamente prejudicado e em uma região rural torna o impacto social decorrente da manutenção e/ou ampliação dos postos de trabalho ainda mais evidente. Neste sentido, a articulação entre estudantes do eixo de hotelaria, hospedagem e afins e empreendimentos do setor garante um mútuo benefício: garante ao empreendimento a assimilação de novos conhecimentos, técnicas, práticas e padrões; garante ao aluno vivência prática e real (visto que os 5 laboratórios práticos do Hotel Escola de Guaramiranga já garantem essa prática). Para o aluno, lidar com uma situação real de instabilidade do setor é a oportunidade para formar profissionais mais preparados para trabalhar com gestão contingencial, uma liderança situacional e um cenário de riscos. Desta forma, o projeto garante o transporte de conhecimentos, técnicas, práticas e padrões aprendidos (ensino) e produzidos (pesquisa) do IFCE para o benefício de comunidades reais e locais (extensão).
Público Alvo
6 empreendimentos hoteleiros na região. A proposta objetiva a área do turismo, especificamente o eixo hotelaria e hospedagem. Tal área faz parte da vocação tecnológica dos dois campi inclusos na região do Maciço de Baturité: Campus Guaramiranga e Campus Baturité). A região compreende outras 11 cidades (Quadro 1): Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Capistrano, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.
Objetivo Geral
Assessorar pequenos empreendedores do setor produtivo de hospedagem, da região de Maciço de Baturité-Ceará, por meio da transferência de conhecimentos e competências técnicas desenvolvidas no campus Guaramiranga com a finalidade propor soluções viáveis que otimizem a execução de processos e reduzam os custos para manutenção dos empreendimentos hoteleiros para o enfrentamento da pandemia e amenizar seus impactos econômicos.
Objetivo Específico
META 1 - Capacitar os empreendedores e colaboradores Indicador: participação de no mínimo 50% da equipe de colaboradores, gravação das palestras no Google Meet e print dos participantes. META 2 - Elaborar planos de ação Indicador: um relatório digital e uma apresentação formal para cada empresa. META 3 - Orientar sobre a otimização de insumos Indicador: O tema será abordado nas palestras-gatinho do eixo Governança, Recepção e Cozinha. O plano de ação trará a personalização dos insumos que podem ser otimizados em cada estabelecimento e a estratégia para tal feito. META 4 - Incentivar e qualificar quanto ao uso do meio digital Indicador: O tema será abordado nas palestras-gatilho do eixo Reservas e Marketing. Para os empreendimentos que não possuírem mídias sociais será criada uma página no Instagram. META 5 - Procedimentos Operacionais Padrão - POP Indicador: será elaborado o POP do processo de atendimento do hóspede seguindo as normas de segurança e higiene necessárias ao combate da pandemia.
Metodologia
1. SELEÇÃO DE BOLSISTAS Os alunos serão selecionados assim que o projeto for devidamente aprovado. Critérios de mínimos de seleção: - Ter cursado 50% do curso - Possibilidade de acesso à internet - Comunicação e desenvoltura 2. ESTUDO DO SETOR Fase introdutória aos trabalhos, tem como finalidade principal coletar informações sobre o setor de hotelaria na região, - Levantamento das instituições formadoras do setor produtivo de Hotelaria local (empresas, organizações de fiscalização e apoio, associações, cooperativas, etc.). - Aplicação de pesquisa diagnóstica com empresas do setor a fim de compreender as principais dificuldades. - Investigação das principais ações de enfrentamento já executadas durante o período de pandemia. Como finalidades acessórias: a. servirá de nivelamento do conhecimento da equipe sobre o setor; b. servirá de base para validar os eixos temáticos a serem trabalhados na fase de diagnóstico dos empreendimentos. 3. DIAGNÓSTICO DOS EMPREENDIMENTOS 3.1. Palestras-gatilho Esta fase utilizará palestras sobre eixos temáticos da hotelaria como gatilho para o debate sobre a situação do empreendimento. Os eixos temáticos correspondem aos laboratórios de práticas que o campus proponente dispõe. Todas as palestras trarão o conteúdo de forma adaptada ao cenário de pandemia e serão formadas com apoio da equipe de docentes e técnicos-administrativos voluntários do projeto (equipe listada na seção 3). Eixos temáticos ATIVIDADES FIM a) Recepção e Reservas b) Governança c) Marketing e Eventos d) Cozinha e Restauração e) Segurança e Higiene em tempos de pandemia Responsáveis: alunos, docentes e técnicos do eixo de hotelaria, gastronomia e línguas. ATIVIDADES MEIO a) Faturamento e Contabilidade b) Concorrência (estratégia de mercado) c) Pessoal (Retenção e Qualificação) Responsáveis: alunos, docentes e técnicos do eixo hotelaria e gestão. 3.2. Avaliação Com base nas palestras-gatilho cada tema será abordado individualmente com os empreendimentos a fim de identificar seus problemas específicos ou possíveis sugestões de melhoria em cada eixo. Nessa fase serão usadas as ferramentas: - SWOT para compreender os fatores positivos e negativos que envolvem o empreendimento no âmbito interno e externo à organização. - Diagrama Ishikawa para verificação das causas e efeitos de cada problema e a seleção dos problemas mais impactantes para o negócio. 4. ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO 4.1. Prognóstico: parte do plano de ação decorrente diretamente do diagnóstico. Com base nas informações da fase anterior, o plano de ação detalhará, em termos operacionais, cada quadrante da SWOT: Como potencializar as fortalezas, como aproveitar as oportunidades, como corrigir as fraquezas e como se proteger das ameaças. Objetivando a otimização de processos e redução de custos dos empreendimentos e com base nos problemas priorizados pelo Ishikawa será proposto um portfólio contemplando as soluções mais viáveis e que servirá de guia para as ações futuras do empreendimento. Sempre que possível será identificada na rede IFCE a possibilidade de uma colaboração para o desenvolvimento e implementação da solução proposta. Todos os projetos identificados neste perfil serão detalhados em forma de Terno de Abertura de Projeto – TAP. 4.2. Entregas Além das capacitações, outra entrega que virá junto ao plano de ação são: - Proposição de um plano de redução de custos operacionais e otimização do uso de insumos com incentivo ao uso de produtos advindos da agricultura familiar; - Desenvolvimento de canais de comunicação por meio dos meios digitais, principalmente, mídias sociais; - Elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão - POP relacionados ao atendimento ao hóspede refletindo na segurança, higiene, otimização do tempo e na satisfação do cliente.