Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Piano e teclado para iniciantes (2021)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
16/07/2021
Previsão de Fim:
08/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Matheus Silva Rocha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Matheus Silva Rocha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/07/2021 08/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Piano e teclado para iniciantes" levará entretenimento e educação a interessados no tema de todo o país, através da divulgação diária em perfil próprio no Instagram e no Youtube (Piano com Matheus) de uma variedade de conteúdos formativos gratuitos como tutoriais, dicas de estudo, dicas de apresentação, sugestões de repertório, teoria musical aplicada, entre outros. Os conteúdos diários serão breves, e haverá interação com os participantes por meio de enquetes, mensagens, e transmissões ao vivo.
Justificativa
A Pandemia de Covid-19 resultou em uma busca crescente por conteúdo formativo em música na internet, não apenas do modelo tradicional de cursos online, mas também através de recursos mais simples, curtos e diretos, como vídeos breves e infográficos. Neste sentido, entende-se que há um espaço digital considerável a ser explorado na área da educação musical para leigos e iniciantes. Muitas pessoas procuram diariamente novos passatempos, e cresce o número de interessados em aprender a tocar um instrumento musical.
Público Alvo
Interessados em aprender conceitos básicos de piano e teclado em todo o país. Alunos de cursos técnicos e superiores em música. As páginas serão divulgadas por meio das mídias sociais do campus (Facebook, Instagram, Site) e de correio eletrônico, através do setor de comunicação. Uma divulgação também será realizada nas mídias sociais do curso de Licenciatura em Música do campus (Facebook, YouTube, Instagram, e WhatsApp). Por ser online, a ação não se restringe ao público dos Sertões de Crateús, mas será divulgada localmente de forma ampla também por meio de parcerias com meios de comunicações locais (rádios e portais digitais). O projeto tem como público-alvo pessoas que têm pouco ou nenhum contato com o instrumento, então optamos por não restringir a divulgação a quem já tem algum conhecimento a respeito do tema.
Objetivo Geral
Propiciar ao público alvo um ambiente dinâmico de aprendizagem musical por meio da divulgação frequente de conteúdo em vídeo e da interação com os participantes através das plataformas digitais.
Objetivo Específico
- Ensinar músicas simples por meio de tutoriais - Ensinar teoria da música a leigos - Entreter o público alvo por meio de apresentações musicais - Orientar o estudo do instrumento (piano/teclado)
Metodologia
O projeto prevê a postagem de um breve conteúdo em vídeo ou imagem por dia, no Instagram, dentre: Música/Apresentação (também no YouTube), Tutorial (Melodia), Dica de Estudo, Tutorial (Acompanhamento), Teoria Aplicada, Dica de Acompanhamento. O projeto também prevê uma Live (Transmissão ao vivo) semanal, com aulas, apresentações musicais, e tira-dúvidas. O envolvimento do público externo com as ações se dará não somente pelas plataformas de divulgação de conteúdo (Instagram e Youtube), mas também através do Fórum permanente do projeto (Grupo de WhatsApp). O acesso da comunidade externa será mensurado por meio das diversas ferramentas digitais disponibilizadas pelos ambientes Instagram (Insights) e YouTube (Análise), e WhatsApp. As ferramentas permitem a realização de um levantamento minucioso não apenas da quantidade de acessos, mas também da origem do tráfego, de seu horário e local de acesso, entre outros. Perfil: Piano com Matheus: https://www.instagram.com/pianocommatheus/