Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Minicurso de Redação preparatório para o ENEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
13/07/2021
Previsão de Fim:
13/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eugenia Tavares Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana maria de Guadalupe Costa de Matos UFC Integrante Sem vínculo Não 4 13/07/2021 13/10/2021
Enrich Vasconcelos Barros UFC Integrante Sem vínculo Não 4 13/07/2021 13/10/2021
Eugenia Tavares Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/07/2021 13/10/2021
Letícia Campos Arruda UFC Integrante Sem vínculo Não 4 13/07/2021 13/10/2021
Vanessa Alexandre Siqueira UFC Integrante Sem vínculo Não 4 13/07/2021 13/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Minicurso de Redação preparatório para o ENEM, advindo da disciplina de Estágio em Língua Portuguesa de discentes de Letras da UFC, visa a oferecer ao alunos do IFCE e do ensino médio da redes municipal e estadual conhecimentos sobre os processos que envolvem a produção da redação ENEM no estilo dissertativo-argumentativo, para que possam criar competências para redigir uma redação com as características exigidas pelo exame e que se alcance, posteriormente, o ingresso na faculdade pública.
Justificativa
Nesse sentido, o “Minicurso de Redação preparatório para o ENEM” desponta como uma atividade que busca discutir as técnicas para se produzir uma redação estilo ENEM que atenda a todas competências exigidas no exame. O projeto alinhará teoria com a prática da produção da redação do tipo dissertativo -argumentativo, para que ao final do minicurso o aluno esteja capacitado para atingir uma pontuação satisfatória nas cinco competências analisadas pelos corretores de redação.
Público Alvo
Alunos do ensino médio da rede municipal e estadual, que tomarão conhecimento do Minicurso por meio de divulgação nas mídias sociais.
Objetivo Geral
Discutir o texto, a partir de seu processo de elaboração mental até a sua concretização, na forma escrita, levando em consideração todas as competências linguísticas necessárias a uma escrita que seja coesa e coerente, atendendo ao tipo dissertativo-argumentativo, e que leve a uma produção textual que seja satisfatória aos moldes do ENEM.
Objetivo Específico
Perceber o texto enquanto uma totalidade de ideias que ao serem conectadas a partir de um projeto de texto, continuamente, tornam-se persuasivas o suficiente para defender um ponto de vista. Compreender conceitos iniciais sobre texto, coerência e coesão textuais. Discutir a relação entre os textos - Intertextualidade. Analisar os diferentes níveis de compreensão de textos. Desenvolver competências de Língua Portuguesa que resultem em uma escrita eficiente no desenvolvimento de uma boa redação para o ENEM.
Metodologia
Reuniões semanais às terças e às quintas-feiras de 13h às 14:30 e às quartas e às sextas-feiras de 09h às 10:30; totalizando a carga horária de 32h/aulas. Discussões com os alunos e parte prática no minicurso. Disponibilizar carga horária para leitura, correção e discussão dos textos produzidos pelos alunos. Universidade Federal do Ceará Centro de Humanidades Curso de Letras Disciplina: Estágio de Regência em Língua Portuguesa Curso: Curso preparatório para a redação do ENEM Período: 2021 Modalidade: Ensino Remoto Público estimado: entre 20 e 50 alunos Horários - turma (ter/qui): 14:00 às 16:00 Horários - turma (qua/sex) 09:00 às 11:00 Professores-Estagiários: Ana Maria de Guadalupe Costa de Matos e Enrich Vasconcelos Barros Professores-Estagiários: Letícia Campos Arruda Vanessa Alexandre Siqueira CRONOGRAMA DATA CONTEÚDOS / ATIVIDADES CARGA HORÁRIA 1º dia Conteúdos: Introdução 1. Informes sobre duração, presenças e notas. 2. Estrutura da Redação - Textos motivadores, IntroduçãoDesenvolvimento-Conclusão e temas ; 3. Estrutura da Redação - Competências, pontos e maiores desafios para consegui-los. 2h/aulas 2º dia Conteúdos: Competência I 1. Ortografia; 2.1. Parônimos e Homônimos; 2.2. Palavras estrangeiras; 2.3. Caligrafia. 2. Acentuação; 3. Hifenização; 4. Maiúsculas e minúsculas; 5. Separação silábica e translineação. 2h/aulas 3º dia Conteúdos: Competência I 1. Regência verbal; 2. Regência nominal; 3. Concordância verbal e nominal; 4. Pontuação; 5. Paralelismo sintático; 6. Pronomes. 2h/aulas 4º dia Conteúdos: Competência I 1. Acentuação; 2. Escolha de registro - modalidade formal e semi formal da língua portuguesa; 3. Escolha de registro - Informalidade, coloquialismos e gírias. 4. Precisão vocabular; 5. Desvio de escolha vocabular - Ideias imprecisas; 6. Níveis de desempenho segundo a cartilha do participante ENEM. 2h/aulas 5º dia Conteúdos: Competência II 1. Avaliação de vários aspectos; 2. Compreensão e adequação ao tema; 3. Tema; 3.1. Tangência ao tema; 3.2. Desvio do Tema; 3.3. Fuga do tema; 4. O texto dissertativo argumentativo do ENEM; 5. Hibridez tipológica. 2h/aulas 6º dia Conteúdos : Competência II 1. Texto meramente expositivo; 2. Repertório; 3. Cópia e paráfrase; 4. Repertório reconhecido e não reconhecido; 5. Repertório pertinente e não pertinente ao tema; 6. Uso produtivo de repertório; 7. Partes embrionárias; 8. Níveis de desempenho segundo a cartilha do participante ENEM. 2h/aulas 7º dia Conteúdos : Competência III 1. O que é o projeto textual? 2. Análise de projetos textuais; 3. Desvio de projeto textual; 4. Argumento desenvolvido insuficientemente; 5. Dissertação argumentativa modelo; 6. Níveis de desempenho segundo a cartilha do participante ENEM. 2h/aulas 8º dia Conteúdos : Competência IV 1. Coesão textual; 2. Principais estratégias de coesão textual; 3. Recursos coesivos intra e interparágrafos; 4. Aplicação de recursos coesivos intra e interparágrafos; 5. Acúmulo e falta de recursos coesivos; 6. Períodos simples e compostos; 7. Texto de parágrafo único; 8. Níveis de desempenho segundo a cartilha do participante ENEM. 2h/aulas 9º dia Conteúdos : Competência V 1. O que é intervenção? 2. Agente; 3. Ação; 4. Modo / Meio; 5. Efeito; 6. Respeito aos direitos humanos; 7. Parágrafo conclusivo, passo a passo; 8. Exemplo de parágrafo conclusivo ideal, com proposta de intervenção social; 9. Níveis de desempenho segundo a cartilha do participante ENEM. 2h/aulas 10º dia. Conteúdos: Conclusão 1. Revisão de conteúdos precedentes; 2. Avisos sobre certificações, notas e presenças. 2h/aulas ____________________________________ __________________________________ Ana Maria de Guadalupe Costa de Matos Profa. Estagiária do Curso Enrich Vasconcelos Barros Prof. Estagiário do Curso ____________________________________ __________________________________ Letícia Campos Arruda Profa. Estagiária do Curso Vanessa Alexandre Siqueira Profa. Estagiário do Curso ____________________________________ __________________________________ Ana Célia Clementino Moura Profa. de Estágio de Regência da UFC Eugenia Tavares Martins Profa. do IFCE e Supervisora do Curso