Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CICLO DE PALESTRAS PARA DISCUSSÃO SOBRE A FITOTERAPIA E MANUSEIO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAMENTO DE DOENÇAS
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
05/08/2021
Previsão de Fim:
05/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Karine Pessoa Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 20/07/2021 19/10/2021
Danielli Xavier da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/07/2021 19/10/2021
Isanete Geraldini Costa Bieski Instituto Saber Ativo Integrante Sem vínculo Não 4 20/07/2021 19/10/2021
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 05/08/2021 05/11/2021
Kalleu Fernando de Alencar Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/07/2021 19/10/2021
Mary Anne Medeiros Bandeira UFC Integrante Sem vínculo Não 4 05/08/2021 19/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto ISA Não
Universidade Federal do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ao tratarmos da utilização de plantas no cotidiano das pessoas, é possível evidenciar inúmeras aplicações em remédios, medicamentos, bebidas e alimentos, entre outros. A necessidade de entendermos as estruturas e funções biológicas, químicas e farmacológicas de compostos naturais torna-se cada vez mais presente no cenário científico e industrial. O presente projeto tem como objetivo trazer uma formação à comunidade científica das instituições parceiras do projeto (IFCE/UFC) e comunidade externa à academia sobre a utilização das plantas e produtos naturais como alternativas fitoterápicas na saúde humana. Isto será possível através de oito palestras com profissionais da área científica e educacional, com carga horária de 1 hora de duração para cada palestra e certificação de participação para todos os ouvintes. Em suma, pretende-se alcançar um quantitativo considerável do público-alvo, através de divulgação via contatos e outras mídias sociais e digitais, para que possamos informar e impactar pessoas que poderão replicar os conhecimentos sobre as plantas medicinais, valorizando-as em suas respectivas realidades.
Justificativa
Diante da necessidade na propagação de conhecimentos sobre a importância das plantas e produtos naturais aplicados à saúde humana para a população, o presente projeto busca contribuir com tal causa aplicando palestras que poderão impactar as realidades de inúmeros ouvintes, os quais poderão replicar, aquilo que foi discutido durante as mesma, resultando em um ciclo de valorização da fitoterapia no Brasil e manuseio das plantas medicinais no cotidiano.
Público Alvo
pessoas que estejam envolvidas no ambiente acadêmico, servidores de outros setores e instituições, população em geral que possua interesse sobre o tema discutido.
Objetivo Geral
Demonstrar o conceito de fitoterapia e manuseio de plantas medicinais na saúde humana como recurso terapêutico e comercial.
Objetivo Específico
Aplicar oito palestras para a propagação dos conhecimentos sobre fitoterapia e plantas medicinais; Exemplificar alternativas de tratamentos de doenças com base nas plantas medicinais e produtos naturais; Reproduzir a importância da preservação da flora brasileira e melhor utilização da mesma como recurso imprescindível na saúde humana; Instruir sobre a criação do seu prórpio jardim medicinal.
Metodologia
Este projeto terá com viés metodológico oito palestras ofertadas à comunidade interna das instituições parceiras do projeto (IFCE/UFC) e comunidade externa às mesmas, para o público que tiver interesse sobre o tema discutido. As palestras terão como objetivo propagar o conhecimento sobre fitoterapia, dismistificando alguns conceitos e ensinando ao público a importância e praticidade da mesma relacionada à saúde humana, concomitantemente, será discutido sobre a manipulação de plantas medicinais, desde a aplicação de um jardim medicinal ao empreendedorismo do mesmo como fonte comercial, para isso, as palestras serão ministradas por professores/pesquisadores da área e possuirão uma carga horária individual de 1 hora, com certificação de responsabilidade da equipe do projeto de extensão, ministradas via Google Meet, as quais serão divulgadas através de convites propagados pelos contatos e mídias sociais e digitais para a comunidade. O projeto será realizado em um período de 40 dias (jul.2021 a out. 2021)