Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Agro da Cast: Informação de Qualidade para Desmistificar a Agropecuária no Semiárido.
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
26/07/2021
Previsão de Fim:
17/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Yuri Lopes Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Fontoura Pedrozo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/07/2021 17/11/2021
Ana Inácia Vieira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/07/2021 17/11/2021
Bruno Spindola Garcez IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/07/2021 17/11/2021
Yuri Lopes Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/07/2021 17/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem por objetivo levar conhecimento agropecuário, através da produção de podcasts quinzenais, a alunos, produtores rurais e população urbana do semiárido brasileiro, desmitificando temas ligados aos sistemas de produção dentro e fora da porteira. De forma autônoma, descontraída e com uma linguagem de fácil entendimento, busca-se melhorar o rendimento acadêmico dos alunos, bem como o entendimento de termos técnicos por parte de agricultores, pecuaristas e pessoas de outras áreas. Assim, é possível potencializar as aptidões por parte dos desenvolvedores de conteúdos, o que inclui a investigação científica, a escrita, a linguagem e a comunicação oral.
Justificativa
A busca por novas alternativas metodológicas que permitam ampliar as possibilidades de informações a alunos de ciências agrárias, produtores rurais e população urbana é constante. Contudo, a produção de conteúdos que contemplem o universo agropecuário deve ser bem planejada e elaborada com afinco para que os estudantes da área, bem como os produtores, sintam-se instigados a aperfeiçoarem seus conhecimentos. Desse modo, um dos maiores fatores que incentivam e melhoram o aprendizado é a motivação, na qual é fundamental para a busca de conhecimentos significativos e para um desempenho que os conduza à eficiência da aplicação dos conceitos práticos e teóricos, seja na produção animal ou vegetal. Com isso, há muitos instrumentos que oferecem diferentes abordagens de conteúdos, independente do assunto. Um deles trata-se de um conjunto de áudios definido como Podcast, um termo neologista que é a junção de duas palavras: pod, que significa dispositivo de reprodução de áudio e broadcast, que significa transmissão e retransmissão. Considerando que a audição é um dos primeiros sentidos concebidos pelo ser humano para o entendimento do que vem do mundo externo, tem-se a premissa de que as pessoas estão sujeitas a reproduzirem o que leem, veem e escutam. Assim, o podcast veio para somar conhecimentos através da produção de materiais didáticos com uso de entrevistas e narrações de áudio na forma de episódios, sendo um complemento à educação tradicional. Além disso, pode ser considerado uma modalidade de ensino a distância, quebrando barreiras na educação ao permitir o uso de vários elementos que complementam os conteúdos dos episódios. Essa ferramenta foi escolhida por promover uma educação crítica e dinâmica, além de difundir informação a qualquer lugar do mundo e no momento que seja mais propício ao ouvinte. Ademais, o podcast é um meio de comunicação poderoso ao permitir que todos tenham voz, já que a ideia é ouvir profissionais da área, bem como alunos e produtores rurais. Trata-se, também, de uma maneira de incluir, ao mundo digital, pessoas com limitações visuais e de leitura, além de fornecer atualizações a profissionais formados na área.
Público Alvo
Buscar-se-á alcançar produtores rurais dos municípios do território dos Sertões dos Inhamuns-Crateús, divulgando os episódios semanais em rádios locais e em plataformas de streaming. Posteriormente, será analisada a possibilidade de difundir as informações produzidas a outros territórios. Além disso, toda a comunidade acadêmica do IFCE será beneficiada, possibilitando o acesso de estudantes de todos os campi por meio da divulgação do podcast em sites oficiais da instituição e redes sociais gerenciadas pela mesma. É importante ressaltar que haverá a participação de convidados (professores, pesquisadores, extensionistas e produtores) de diversas instituições da região.
Objetivo Geral
O projeto em questão visa a elaboração de um podcast que irá contemplar temas relevantes para a produção agropecuária no semiárido brasileiro.
Objetivo Específico
- Ampliar os conhecimentos de assuntos referentes aos sistemas de produção no semiárido a alunos de ciências agrárias e produtores rurais. - Difundir tecnologias contextualizadas ao semiárido brasileiro. - Formar senso crítico no tocante às estratégias de convivência com semiárido. - Difundir o conhecimento técnico-científico de forma simples e direta a produtores rurais
Metodologia
A elaboração do podcast seguirá as seguintes etapas: definição dos temas, escolha dos participantes, definição dos equipamentos necessários, elaboração do script, gravação seguida de edição do episódio e, por fim, publicação nas plataformas streaming de música e redes sociais. Desse modo, com base em pesquisas científicas, serão convidados especialistas que discutirão estratégias de convivência com o semiárido, abordando temas que contemplem a produção vegetal e animal, além das tecnologias sociais que podem ser implementadas via políticas públicas. Assim, será possível congregar professores, pesquisadores, produtores e estudantes que irão tratar os assuntos como uma conversa casual, mas com embasamento científico. A gravação será realizada à distância. Para tanto, serão utilizados aparelhos celulares para entrevistas, aplicativos e computadores para edição do podcast, que incluirá um novo episódio quinzenalmente sobre um assunto específico e relevante para o semiárido. Sabendo que o script é um texto-base elaborado pelos podcasters com intuito de orientar a entrevista durante a gravação, o mesmo será usado no formato informativo e transcrito. O Script-Informativo é um modelo para podcast de formatos técnicos que utiliza tópicos e subtópicos com intenção de passar conteúdos de forma didática. Já o Script-Transcrito é executado na forma de leitura com a possibilidade de dispor os episódios em formato de texto, com benefícios de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. Vale ressaltar que o script a ser seguido passará pelo crivo do professor orientador e, se for necessário, por outro professor especialista na área do tema abordado. Para a gravação, edição e publicação dos episódios nas plataformas de streaming, uma das possibilidades é a utilização do aplicativo Anchor, o qual permite elaborar conteúdos de áudio de forma prática e fácil, com qualidade aprazível de ouvir, potencializando o interesse dos ouvintes. O aplicativo em questão, possibilita a gravação em qualquer local com até quatro convidados, contando com recursos de edição de áudio profissional, de forma gratuita e com uma distribuição em todo o mundo pelas plataformas mais populares, as quais englobam o Spotify, Apple Podcasts, Google Podcast, PocketCasts, RadioPublic, Breaker. Essas plataformas, além de oferecerem criações de artes de capas do podcast, também transformam os clipes de áudio em vídeos animados para compartilhamento e divulgação. Uma grande vantagem do aplicativo Anchor, é a permissão para a realização de downloads dos episódios gravados e editados, o que simplifica, deste modo, a divulgação e o alcance à pessoas sem conexão às plataformas de streaming. Isso possibilita a divulgação de arquivos dos episódios temáticos em sites, rádios da cidade, bem como redes sociais, como Facebook, Instagram e grupos de WhatsApp.