Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO ECOART
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
24/07/2021
Previsão de Fim:
23/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Beatrice Cardoso Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Cleyton Nunes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Ivna Lima do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Jamilly Martins Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/07/2021 23/10/2021
Livia Reghini Aranega Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Luana Alves de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Milena Kelly Justino Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Rebeca Izequiel Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/07/2021 23/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto surgiu a partir da disciplina de Projetos Sociais no curso de bacharelado de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFCE Campus Maracanaú, por meio de ideais baseados na Agenda 30, onde esta é um instrumento para a construção de nações sustentáveis, que concilia métodos de conservação ambiental, justiça social e eficiência econômica. Este projeto irá promover o objetivo 12, que fala sobre a padrões de produção e consumo sustentável especificamente a meta 12.5 e a 12.8 que, respectivamente falam sobre a prevenção, redução, reciclagem e reuso, e a informação e conscientização para o desenvolvimento sustentável para garantir a manutenção dos recursos para as gerações futuras. Logo, a divulgação do projeto será executada por meio do Instagram, uma das mídias sociais mais utilizadas na atualidade.
Justificativa
O sistema capitalista, baseado no consumismo, é uma das principais fontes dos problemas ambientais, uma vez que promove o constante e desordenado consumo, à medida que o tempo de vida dos produtos fornecidos pelo mercado têm sido reduzidos, pela perda de função do produto ou pelo surgimento de um produto mais moderno. Esse modelo de produção e consumo ocasiona a exaustão dos recursos naturais, já que demanda uma constante retirada de matérias primas, sem planejar como se dará o descarte e o reaproveitamento dos produtos por elas produzidos quando perdem a função para qual foram criados. Tendo em vista essa realidade, é de suma importância a conscientização das pessoas para a diminuição do consumo e a reutilização dos materiais considerados “descartáveis” e, assim, promovendo a preservação ambiental, contribuindo para a redução da poluição e contaminação do solo, minimização dos recursos naturais e redução da acumulação de resíduos. Além disso, a reutilização pode contribuir com a diminuição do gasto de cada pessoa, uma vez que transforma esses materiais “descartáveis” em produtos utilizáveis. Assim, este projeto visa essa reutilização, ensinando ao público diversas maneiras de transformar esses materiais em artesanatos, além de explicar e conscientizar sobre sua importância para o futuro através da chamada “educação ambiental”.
Público Alvo
usuários da rede Instagram
Objetivo Geral
Transformar o resíduo reutilizável doméstico gerado nas residências em artesanato
Objetivo Específico
Reduzir a carga de resíduo doméstico de uma residência; Promover a educação ambiental; Estimular momentos de terapia ocupacional; Incentivar o empreendedorismo com a venda do artesanato fabricado;
Metodologia
Com a grande quantidade de resíduos que é gerada todos os dias, a reciclagem surge como uma das principais ferramentas para a gestão integrada dos resíduos sólidos. Além disso, o reaproveitamento dos materiais está ligada ao desenvolvimento sustentável, que abrange tanto o meio ambiente e o meio social, bem como o meio econômico. Tudo isso ocorre porque agrega-se valor ao processo e ao material, reaproveitando os insumos, barateando os seus custos e minimizando a quantidade de resíduos. Inicialmente, foi pensado um nome e uma logomarca que estaria de acordo por todos os integrantes da equipe para ser colocado no instagram criado. O nome decidido foi “EcoArt” e o design foi composto pelas cores branco e verde para haver uma harmonização. Durante a semana, foram divididos os dias em que serão feitas postagens com conteúdo informativo e curiosidades sobre diversos temas que envolvem o uso consciente de vários materiais e formas de reuso de objetos e o dia em que serão feitos os “Do It Yourself (DIY)”, que significa em português “Faça Você Mesmo”, ensinando maneiras criativas e simples de reuso.