Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IF-CIÊNCIA (A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO COMBATE ÀS FAKE NEWS)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
26/07/2021
Previsão de Fim:
27/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Crisoneida Maria de Oliveira Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/07/2021 27/10/2021
Emanuel Vinicius Araujo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/07/2021 27/10/2021
Iracir Morgana Barbosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/07/2021 27/10/2021
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/07/2021 27/10/2021
Matheus Wagner Xavier Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/07/2021 27/10/2021
Sarah Amaral Xavier IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/07/2021 27/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em tempos cada vez mais tortuosos e revoltos a respeito de negacionismo a importância de defender a ciência vem a cada ano ganhando mais importância no cenário nacional, principalmente por sermos uma instituição onde CIÊNCIA está dentre o seu pilar. Desta forma, este projeto visa fazer com que o Instituto Federal do Ceará, possibilite aos discentes, docentes e a comunidade externa um ciclo de palestras onde o tema central é a importância da divulgação científica em tempos de pandemia a fim de difundir o conhecimento científico para a população em geral.
Justificativa
A Sars-CoV-2 (COVID 19) não trouxe somente o caos pandêmico que acompanhamos nos telejornais diariamente, trouxe graves consequências para a ciência de modo geral, pois estamos numa onda enorme de desinformação e de banalização do conhecimento científico, uma onda que se propaga com cada vez mais força nas redes sociais e conversas nas filas de bancos, supermercados e nos lares do país. Mas o por quê de falar sobre a divulgação científica? É muito simples, bem, ela se propõe justamente a construir pontes e diálogos entre ciência, saúde, mídia, cultura e sociedade. Faz parte do seu escopo articular esses setores, de diversas formas, recorrendo a variadas estratégias e contando com diferentes plataformas e como estamos numa instituição de Educação, Ciência e Tecnologia se faz mais do que necessário trabalhar para difundir esse conhecimento e ajudar assim a sociedade, pois isso é política pública.
Público Alvo
População em geral, Discentes, Docentes, TAES de outras Instituições de Ensino.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo geral levar para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa atividades correlacionadas à difusão do conhecimento científico com o intuito de promover informações relevantes sobre a pandemia da covid 19, como não cair em fake news e a divulgação científica.
Objetivo Específico
a) Realização de atividades socioeducacionais que poderão auxiliar no entendimento do que é o conhecimento científico. b) Promoção de debates acerca da pandemia da covid 19. c) Promoção de debates acerca da importância da divulgação científica d) Promoção de debates de combate às fake news.
Metodologia
O Projeto IF-CIÊNCIA (A importância da divulgação científica no combate às fake news) terá como ênfase a viabilização de atividades relacionadas à importação da divulgação científica no combate às fake news e em como essa temática precisa urgentemente ser difundida entre todas e todos de modo geral. As atividades desenvolvidas previamente pelos estudantes que estão contribuindo com esse projeto e também com a participação da coordenação do eixo científico do projeto de extensão: Uma nova cultura política para defender o IFCE. As atividades propostas serão voltadas ao público interno e externo do IFCE. Como já apresentado,a execução seguirá direcionada a atividades que se inserem em oficinas, palestras, mesas redonda e grupos de discussão ministrados pelos estudantes, professores e pela equipe do projeto de extensão: Uma nova cultura política para defender o IFCE. O projeto de extensão: Uma nova cultura política para defender o IFCE atua promovendo oficinas, grupos de debates e formações a fim de promover ainda mais atividades socioeducativas amplamente caracterizadas. Com base na natureza e estruturação do projeto Eu Defendo Meu IF, é preciso salientar a atuação não só da equipe desse projeto de extensão como também a participação de docentes do IFCE. Seguindo o que já foi previamente apresentado, os estudantes que compõem o projeto ajudarão a organizar e a desenvolver os espaços propostos apresentados, atrelados também a caracterização da natureza de seus respectivos espaços de atuação para a construção da temática que será abordada.