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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Negócios Sustentáveis
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
05/08/2021
Previsão de Fim:
15/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa IF Mais Empreendedor
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Maracanaú
Irauçuba
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisca Ione Chaves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cindy Lucia Silva Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 09/08/2021 15/12/2021
David Alisson Alves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 15/12/2021
Elias do Nascimento de Sousa Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 09/08/2021 15/12/2021
Francisca Ione Chaves IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 09/08/2021 15/12/2021
Gislayne Lopes Romao IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 09/08/2021 15/12/2021
Izabel de Freitas Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 09/08/2021 15/12/2021
Jefferson Teixeira Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 15/12/2021
Jose Carlos Moreira Maciel Neto IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 15/12/2021
José Wellington Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 15/12/2021
Sylvielly Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 15/12/2021
Thiago Alves de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 09/08/2021 15/12/2021
Thiarlia Carlos de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 09/08/2021 15/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 6.300,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14.400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto trata de medidas reativas aos impactos negativos causados pela pandemia da COVID 19. Está vinculado ao Programa IF mais Empreendedor , e está atendendo a sete negócios ligados ao empreendedorismo social. São negócios ligados à agricultura familiar de assentamentos rurais e à associações de catadores de resíduos para reciclagem.
Justificativa
A crise sanitária instalada pela COVID 19 agravou a crise econômica e social já existentes no Brasil. Entretanto, toda crise provoca a sociedade em geral, e, de modo especial, o campo da educação, a produzir soluções alternativas que superem a crise e conduzam a sociedade ao crescimento e ao progresso. Os pequenos negócios da periferia das grandes cidades, os agricultores, os catadores de material para a reciclagem, mulheres em situação de vulnerabilidade são importantes para a movimentação da economia local, mas, atualmente estão sofrendo o impacto da crise com maior intensidade do que os negócios de porte maior. Capacitar os pequenos negócios a fim de que se mantenham atuantes no mercado, observando as orientações da Agenda 2030, a qual representa um plano de ação que busca a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, orienta a proteger o planeta da degradação, por meio de produção e consumo sustentáveis, e defende que o ser humano tenha uma vida próspera e plena de realização pessoal, é a proposta diferencial deste projeto. O projeto propiciará aos estudantes a oportunidade de uma formação prática, pois aplicarão os conhecimentos adquiridos em sala de aula no mundo real, bem como estarão sujeitos a novas descobertas de conhecimento da área de formação escolhida. Dessa forma, o projeto contempla ações de ensino, quando exige o conhecimento específico para a solução dos problemas enfrentados pelos negócios, ações de extensão porque estará atendendo uma demanda da sociedade diante da crise econômica existente e, ações de pesquisa, pois o contato com o mundo real suscitará problemáticas que conduzirão os alunos e professores a investigações de natureza científica. As atividades envolvidas com o projeto estarão ligadas ao meio ambiente e ao uso de tecnologias inovadoras, impactando no campo social, na medida em que seguem as orientações das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável declaradas nos 17 objetivos da Agenda 2030.
Público Alvo
Agricultores cooperados dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Irauçuba. Catadores associados do município de Fortaleza.
Objetivo Geral
Implantar medidas que favoreçam a permanência e desenvolvimento de pequenos negócios, conectadas ao desenvolvimento sustentável proposto na Agenda 2030.
Objetivo Específico
1. Aumentar as receitas dos negócios atendidos em 20% comparado ao mês inicial do projeto. 2. Reduzir o desperdício no uso de energia e água do negócio da lavanderia e da agricultura familiar em 20%. 3. Aumentar a coleta seletiva de resíduo sólido em 20% do negócio da associação de catadores de materiais recicláveis. 4. Incrementar o marketing digital do negócio de mulheres em situação de vulnerabilidade em 20%.
Metodologia
O projeto trata de uma ação de intervenção, pois objetiva a implantação de medidas que auxiliem a recuperação dos pequenos negócios impactados pela pandemia, sendo composto pelas seguintes etapas: 1. Prospecção dos negócios: captação dos cinco negócios a serem trabalhados pelo projeto. 2. Prospecção da equipe: formação da equipe de alunos: 01 aluno do curso técnico de Informática, 02 alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, 01 aluno do curso de Engenharia de Controle e de Automação, 01 aluno do bacharelado em Ciência da Computação. 3. Capacitação da equipe: reunião com a equipe para explicação e treinamento sobre as ações envolvidas no projeto. Definição de atribuições de cada membro da equipe. 4. Empatia (entender/observar): contato inicial da equipe (professor e alunos) com cada negócio para conhecimento detalhado da atividade e escuta dos empreendedores sobre as dificuldades enfrentadas em virtude da situação provocada pela pandemia para identificar a necessidade ou problema do negócio. 5. Diagnóstico (análise situacional): a equipe sintetizará e fará a interpretação dos dados e impressões coletadas na fase da empatia. É o momento do diagnóstico situacional de cada negócio através da Matriz SWOT, da Matriz BCG e da Análise PESTEL. 6. Definição do Problema do Negócio: a equipe redigirá uma afirmação que expressará o problema central do negócio e que norteará as ações futuras do projeto. 7. Ideação (geração de soluções): a equipe buscará o maior número de soluções possíveis ao problema de cada negócio observando o alcance o desenvolvimento sustentável via Agenda 2030, explorando perspectivas e pontos fortes de cada membro da equipe em sua área específica. Nessa etapa se aplicará sessões de brainstorming. 8. Remodelagem do Negócio: a equipe, utilizando a ferramenta CANVAS, fará a remodelagem de cada negócio aplicando a solução ou soluções adequadas a cada negócio em conformidade com os objetivos da Agenda 2030. 9. Prototipagem: é a fase de implantação e teste das medidas que favorecerão à permanência e desenvolvimento dos negócios no mercado. 10. Avaliação: após trinta dias da etapa de prototipagem, será realizada a aplicação dos indicadores para mensuração da eficiência e eficácia das medidas implantadas nos pequenos negócios e entrevistas com os empreendedores para que avaliem o impacto do projeto no aspecto administrativo, econômico e ambiental do negócio. As áreas de negócios escolhidas exigem conhecimentos específicos nas áreas da tecnologia da informação, da automação e controle e do meio ambiente, portanto, todos os estudantes estarão envolvidos com todos os cinco negócios que o projeto atenderá. A equipe multidisciplinar propiciará soluções criativas e inovadoras aos problemas que serão identificados tendo em vista a multiplicidade de conhecimentos reunidos em uma só equipe. As técnicas e ferramentas a serem adotadas são: o Design Thinking, a Matriz SWOT, a Matriz BCG, a Análise PESTEL e o CANVAS.