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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sistematizando a Escrita Científica
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
15/09/2021
Previsão de Fim:
15/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Seminário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Karlane Holanda Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Gomes Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Ana Carolina de Farias Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Ana Karolina Uchoa de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Ana Vitoria da Silva Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
ANTÔNIA EDIVANEIDE DE SOUSA GONZAGA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAMPUS CAJAZEIRAS Integrante Sem vínculo Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Antonio Mardon da Silva Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Ariela Shamir Cavalcante de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Cleane da Silva Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Debora da Rocha Bernardo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Emily Monique Moraes Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Francisco Kauã de Almeida Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Jeniffer Elisabete Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Jessica de Castro Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Joao Caio Silva de Meneses IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Karlane Holanda Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Lara Moura Cavalcante Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Larissa Felix Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Layssa Andrade Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Leane de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Marcela Irineu de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Maria Dryelle da Silva Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Mariano George Sousa Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/09/2021 05/12/2021
Marisa Juliane Sousa do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 15/09/2021 15/12/2021
Mayla Carolina Rodrigues do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Mikeias Teodosio Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Nadine Elica Sanders Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Sara Emilly Araujo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Sophia Silva Golignac de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPU UBAJARA Sim Acordo de cooperação
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA - CAJAZEIRAS Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As dificuldades dos licenciandos dos Campi IFCE – Paracuru, Ubajara e IFPB – Cajazeiras, relacionadas às habilidades próprias da escrita científica, nos motivaram a construir uma proposta de projeto de extensão intercampi com o fito de desenvolver, bem como aprimorar técnicas /conceitos que auxiliem a redação de textos na linguagem científica. A ideia da execução da proposta conjunta IFCE e IFPB justifica-se por identificar que a problemática é recorrente em ambos os espaços acadêmicos, como também por ter a intenção de promover a sociabilidade dos licenciandos dos cursos de licenciaturas em matemática, ciências biológicas e química, corroborando para ampliação de conhecimentos e práticas. O projeto terá como público alvo estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas (Campus IFCE – Paracuru), Licenciatura em Química (Campus IFCE - Ubajara) e Licenciatura em Matemática (Campus IFPB - Cajazeiras). A carga horária total será de 32h. As atividades serão realizadas de forma remota, onde contaremos com atividades síncronas, através de videoconferências multipontos, por meio do Google Meet, e as atividades assíncronas serão disponibilizadas aos alunos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Google Classroom. Serão disponibilizadas as atividades de estudos complementares, tais como: textos base, vídeos, propostas de atividades, avaliações. A avaliação será processual, para cada tópico de estudo serão designadas atividades de aprofundamento. Almeja-se com o referido projeto, potencializar as produções científicas, desenvolver a capacidade crítica nos diversos contextos e realidades da comunidade local, na perspectiva da intervenção através da comunicação escrita como meio de construção da cidadania.
Justificativa
Ingressar no mundo acadêmico, para a maioria das pessoas, é sinônimo de muita alegria, a representação de uma grande conquista, o início de um processo formativo rumo ao exercício da profissão tão sonhada. No entanto, no decorrer desse processo, vão surgindo determinadas demandas que, por sua vez, exigirão habilidades maiores relacionadas à pesquisa, à descoberta e produção de novos conhecimentos e, principalmente, à forma como esses conhecimentos serão organizados e/ou sistematizados para divulgação perante a comunidade externa. Ao participar do meio acadêmico, o indivíduo é incentivado a aprofundar seus conhecimentos. Ao ler um livro, assistir a uma aula, participar de uma atividade experimental, realizar trabalhos de classe, de iniciação científico-tecnológica, de estágio e de conclusão de curso, o aluno vai percebendo a necessidade de pesquisar de forma organizada e com clareza nos objetivos, na coleta de dados e na maneira adequada de apresentação e divulgação de seus resultados. (CONDURÚ, PEREIRA, 2007, p. 36) Essas exigências vão ganhando complexidade à medida que os estudantes vão interagindo com as propostas de construção de conhecimento e consequentemente, com o nível de exigência das atividades que serão propostas e desenvolvidas. Alguns cursos superiores não apresentam em suas matrizes curriculares a disciplina de produção acadêmica ou de Metodologia do Trabalho Científico logo no início do itinerário formativo e essa organização acaba dificultando a produção e a sistematização de alguns conhecimentos que, por sua vez exigirão uma escrita mais trabalhada, atenta às definições das normas cultas, a exemplo do que direciona a Associação Brasileira das Normas Técnicas – ABNT. No curso de Licenciatura em Matemática do IFPB campus Cajazeiras, por exemplo, a disciplina de Produção Acadêmica integra a matriz do 4º semestre do curso, já na realidade do curso de Ciências Biológicas do IFCE campus Paracuru, a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (MTC) é ofertada um pouco antes, no 3° semestre do curso. O curso de Licenciatura em Química do IFCE campus Ubajara, oferece o MTC logo no 2° semestre do curso, mas percebe-se entre os alunos a existência de uma necessidade de reforçar o conhecimento adquirido. Essa realidade intensifica as dificuldades apresentadas em relação às habilidades ligadas à escrita científica, tendo em vista o fato de que todas as produções exigidas do discente até esse período, serão realizadas sem que os mesmos tenham uma visão mais clara sobre os requisitos e os cuidados básicos que devem ser considerados na produção da escrita acadêmica, respeitando os princípios da cientificidade. Nessa direção, há que se observar o cuidado em “utilizar o nível culto da língua oficial padrão e obedecer rigorosamente às normas gramaticais oficiais, o que significa que se deve estabelecer uma linha de ação capaz de transmitir adequada e corretamente o novo pensar” (FURASTÉ, 2008, p. 42). E esse pensar precisa ser expresso de modo que a comunicação aconteça da forma mais clara e eficiente possível. Dessa forma, a interação com essas competências, através do Projeto de Extensão em Escrita Científica, traz em seu escopo o propósito de contribuir com o conhecimento sobre a produção científica, no sentido de reconhecer as particularidades, os cuidados específicos que precisam ser observados, considerando todo o rigor científico. Ademais, a realização de atividades práticas em paralelo à abordagem teórica, nas quais as habilidades de leitura e escrita serão trabalhadas, possibilitarão o contato mais intenso com a habilidade da escrita e da produção com base científica de modo geral.
Público Alvo
Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática (Campus IFPB - Cajazeiras).
Objetivo Geral
Discutir técnicas e conceitos que auxiliam a redação de textos na linguagem científica, a fim de desenvolver habilidades e competências próprias à concepção do escrito científico.
Objetivo Específico
1. Promover oportunidades de acesso ao conhecimento teórico-prático acerca da produção de texto científico; 2. Aprofundar conhecimentos metodológicos da pesquisa científica; 3. Promover a sociabilidade dos licenciandos dos cursos de licenciaturas intercampi (IFCE-Paracuru, IFCE-Ubajara e IFPB-Cajazeiras); 4. Potencializar competências e habilidades de leitura, interpretação e escrita científica.
Metodologia
As atividades serão realizadas de forma remota, onde contaremos com atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas serão realizadas através de videoconferências multipontos, por meio do Google Meet. As atividades assíncronas serão disponibilizadas aos alunos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Google Classroom. Para tanto, será criada uma turma específica para as ações do projeto e semanalmente serão disponibilizadas as atividades de estudos complementares, tais como: textos base, vídeos, propostas de atividades, avaliações. O projeto será desenvolvido no decorrer de 08 (oito) semanas, com 04 horas/aulas semanais, 02 horas de atividades síncronas e as outras duas para estudos complementares relacionados à cada temática abordada. ● O acesso as atividades síncronas do projeto será por inscrição no formulário Google forms, atendendo a escolaridade mínima exigida e o número máximo de participantes de cada Campus. ● Participarão do projeto os primeiros a enviarem o formulário de inscrição preenchido corretamente.