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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Administração Rural para além da sala de aula
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
02/09/2021
Previsão de Fim:
10/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anelise Daniela Schinaider
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Evlle Pereira Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2021 10/12/2021
Anelise Daniela Schinaider IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/08/2021 10/12/2021
Cicero Alves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2021 10/12/2021
Evanicleia Ferreira de Sousa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/09/2021 10/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
URT - DIVERSIFICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS SUSTENTÁVEIS DE USO DE ÁGUA E ENERGIA PARA O SEMIÁRIDO Programa
Apresentação
Há décadas atrás, a produção agrícola envolvia somente o trabalho do agricultor que usufruía apenas dos recursos disponíveis na propriedade e realizava a troca de implementos agrícolas com os seus vizinhos (BUENO, 2015). Atualmente, antes de plantar, o produtor rural já planeja a compra de equipamentos, de insumos e a comercialização do produto no mercado. Essa trajetória significa a importância de se ter uma boa administração na própria Unidade Produtiva Agrícola (UPA) (ROCHA JÚNIOR et al., 2008). Com a inserção da mecanização e da inovação no setor agropecuário, o produto final passou a ter valor agregado e o produtor rural uma maior capacitação nas técnicas agrícolas. A partir destes e de outros fatores, conforme Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), até agosto de 2020, o PIB do agronegócio brasileiro havia avançado 8,48%, representando 139 bilhões de reais em seu faturamento. O PIB no setor primário do agronegócio e no setor de agrosserviços registrou percentuais de 23,03% e 7,28%, respectivamente. O Brasil tem um alto potencial no setor agrícola. Com isso, possui fatores e números positivos para atender às demandas oriundas de um cenário futuro desenvolvido pela própria Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. De acordo com a FAO (2018), as tendências futuras da agricultura envolvem um aumento de consumo de alimentos, alteração nas dietas alimentares, influência nas mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, enderençando práticas mais sustentáveis e inovadoras na produção de alimentos (LANCKER et al., 2016). Com isso, o projeto de extensão observa uma oportunidade para os futuros técnicos em agropecuária do IFCE-campus Tauá, em que poderão debater e trocar saberes e experiências com pessoas que estejam vinculadas ao setor da agropecuária. Serão ciclos de debates a partir de palestrantes convidados pela própria coordenadora do projeto de extensão. Além disso, cabe destacar que antes da elaboração do projeto de extensão, foi enviado para os alunos do curso integrado técnico em agropecuária do IFCE-campus Tauá um formulário contendo 10 principais temáticas que eles tinham interesse, sendo elas: Sucessão rural; Empreendedorismo rural; Mulher rural; Gerenciamento nas Unidades Produtivas Agrícolas; Alimentos orgânicos; AgTechs (startups do agronegócio); Perda e desperdício de alimentos (Economia Circular); Gerenciamento em agroindústrias familiares; e Gestão econômico-financeira de propriedades rurais. Diante desses temas, foram escolhidos 4 temas mais votados pelos próprios alunos do curso Técnico em Agropecuária, sendo eles: Empreendedorismo rural (9 votos); Gestão econômico-financeira de propriedades rurais (7 votos); Alimentos orgânicos (7 votos); e Gerenciamento nas Unidades Produtivas Agrícolas (6 votos). Esses temas serão discutidos ao longo dos ciclos de debates. Referências: BUENO, R. Agricultura brasileira: produzindo alimentos para o mundo. Porto Alegre: Totalcom, 2015. DIAS, Cleidson Nogueira; JARDIM, Francisco; SAKUDA, Luiz Ojima (Orgs.) Radar AgTech Brasil 2019: Mapeamento das Startups do Setor Agro Brasileiro. Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens: Brasília e São Paulo, 2019. FAO - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. The future of food and agriculture: alternative pathways to 2050: summary version. Rome, 2018a. 60 p. LANCKER, Jonas et al. The Organizational Innovation System: A systemic framework for radical innovation at the organizational level. Technovation, v. 52, p. 40-50, 2016. ROCHA JÚNIOR., W. F.; CARVALHEIRO, E. M.; STADUTO, J. A.; OPAZO, M. A. U. Avaliação de contratos: uma abordagem utilizando a Análise Fatorial de Correspondência. Revista de economia e sociologia rural, v. 46, n. 2, 2008.
Justificativa
Para atender aos cenários futuros desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, bem como desmitificar a cultura do agronegócio brasileiro, tem-se como alternativa a adoção de tecnologias e inovações que condicionam os modos de produção mais eficientes e sustentáveis, maximizando o uso dos recursos escassos, minimizando perdas, diminuindo resíduos derivados da atividade agrícola e aumentando a produtividade sob os aspectos ambiental, social e econômico (DIAS; JARDIM; SAKUDA, 2019). Com isso se adentra a importância de administrar os recursos, que são escassos na natureza, envolvidos no processo produtivo agrícola e apresentar aos futuros técnicos em agropecuária maneiras de planejar e organizar uma Unidade Produtiva Agrícola (UPA), a partir das falas dos palestrantes, como os cases de sucesso na agropecuária. Além disso, o projeto visa concretizar os conceitos que foram vistos no decorrer das disciplinas do próprio curso técnico, sobretudo da disciplina de Administração Rural, que serve como base para obter um ótimo sucesso na UPA. Por fim, acredita-se que quando o aluno ouve e observa a experiência de outra pessoa da área afim, este toma como base seja para empreender com a sua família na propriedade agrícola, seja para seguir estudando na área agronômica.
Público Alvo
Alunos e docentes de colégios estaduais locais, que ofertam cursos técnicos em Agropecuária e/ou Agronegócio, bem como aos demais interessados pelo tema.
Objetivo Geral
Proporcionar debates, assim como troca de saberes e experiências sobre diversos temas relacionados com o meio rural.
Objetivo Específico
• Realizar ciclos de debates virtuais a partir de cases de sucesso com pesquisadores, alunos e produtores rurais de diversas regiões do Brasil; • Estimular os saberes e as técnicas do discente para as diversas temáticas que se relacionam com o meio rural; • Estreitar laços com atores-chave e parceiros do meio rural para futuros eventos e visitas técnicas.
Metodologia
1. Aceitação da proposta do projeto pelos superiores internos; 2. Contato com os pesquisadores, alunos e produtores rurais que estão relacionados com a proposta do projeto. 3. Divulgação do projeto em redes sociais e e-mails institucionais; 4. Realização do projeto, com o preenchimento de formulário de participação para fins de emissão de certificado; 5. Emissão de certificado de palestrante para os pesquisadores, alunos e produtores rurais que se disponibilizaram participar desse ciclo de debates; 6. Apresentação dos resultados alcançados aos superiores internos.