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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto de Extensão: Formação continuada para gestores de instituições educacionais: planejamento estratégico e ensino híbrido
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Gestão Pública
Data de Início:
23/08/2021
Previsão de Fim:
29/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Jose de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Damiao Michael Rodrigues de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 23/08/2021 22/11/2021
Efraim de Alcantara Matos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 22/11/2021
Francisco Jose de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/08/2021 22/11/2021
Joao Nunes de Araujo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 22/11/2021
Maria Belo Silva Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 22/11/2021
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 22/11/2021
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 22/11/2021
Rosana Maria Cavalcanti Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 22/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a SARS-COV-2 como pandemia causada pelo novo coronavírus – COVID-19 (WHO, 2020). A fatalidade da doença implicou na necessidade de adoção de diversas medidas de isolamento social. Dentre tantos impactos, no contexto educacional escolas foram fechadas por tempo indeterminado no intuito de combater a pandemia. Como se sabe, a suspensão de calendários letivos presenciais e suas retomadas de modo remoto, por conta da COVID-19, acarretaram em longo período de afastamento das escolas, realidade que tem provocado recorrente debate sobre possibilidades de retorno às aulas presenciais. No intuito de contribuir com a discussão, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Cedro, reconhece a importância e necessidade de diálogo para a proposição de um planejamento estratégico cauteloso para o processo de reabertura de escolas, conforme diretrizes sanitárias e pedagógicas do governo do estado do Ceará. Nesse sentido, o GIPEA se propõe a oferecer um curso de formação continuada gestores de instituições educacionais, cuja finalidade será discutir e contribuir com o fortalecimento de estratégias de gestão educacional, bem como, dialogar sobre pressupostos teóricos atinentes ao ensino híbrido.
Justificativa
Em tempos de crise econômica, política, social e humanitária, agravados pelo período pandêmico, mudanças de rotinas e comportamentos tem se mostrado como alternativas necessárias ao controle da COVID-19, nos mais diferentes contextos de atuação humana. Muito tem se falado em retorno das atividades escolares presenciais, porém o processo de retomada e reabertura de escolas carece de cuidados e transformação de hábitos institucionais cotidianos, de forma a não impactar na taxa de transmissão da doença. Dentre essas demandas, destacam-se diretrizes pedagógicas, administrativo-financeiro e infraestrutura, gestão de pessoas e orientações sanitárias. Do ponto de vista formativo, parte-se do pressuposto que a formação continuada não está dissociada do próprio trabalho docente. Assim esta proposta destina-se gestores de instituições educacionais face à complexidade de planejamento para a retomada das aulas presenciais, destacando a possibilidade de estudos e discussões sobre planejamento estratégico, avaliações externas e ensino híbrido. Ao final do curso espera-se que os participantes, a partir dos debates sobre documentos norteadores possam avançar no processo de reflexão e tomada de decisão quanto a abertura das escolas, sem retroceder no combate à pandemia e garantir a segurança de alunos, de professores, gestores e profissionais da educação.
Público Alvo
Gestores de instituições educacionais O GIPEA do IFCE campus Cedro tem se consolidado como espaço de interlocuções e aprendizagens. As ações planejadas pelo grupo de pesquisa são divulgadas por meio de redes sociais do IFCE campus Cedro, do grupo de pesquisa, grupos de WhatsApp, e-mails e emissoras de rádio da cidade de Cedro. Nesse período pandêmico as redes sociais e WhatsApp são utilizadas com maior recorrência, dada a necessidade de isolamento social. Considerando múltiplos diálogos entre o GIPEA e instituições educacionais do município de Cedro e cidades vizinhas e a intensificação do trabalho da comunicação social, especialmente com a divulgação das ações nas redes sociais, o projeto destinada a gestores de instituições educacionais rapidamente será conhecido pela comunidade externa.
Objetivo Geral
Desenvolver curso de formação continuada para gestores de instituições educacionais, com vistas a contribuir com o fortalecimento das estratégias de gestão educacional.
Objetivo Específico
 Apresentar pressupostos teóricos sobre o ensino híbrido;  Contribuir para a discussão acerca dos processos de construção de propostas de retorno às atividades levitas no formato híbrido;  Discutir sobre o planejamento estratégico como ferramenta de gestão educacional;  Identificar alternativas de planejamento estratégico a partir dos resultados das avaliações externas;
Metodologia
O GIPEA do IFCE campus Cedro tem se consolidado como espaço de interlocuções e aprendizagens. As ações planejadas pelo grupo de pesquisa são divulgadas por meio de redes sociais do IFCE campus Cedro, do grupo de pesquisa, grupos de WhatsApp, e-mails e emissoras de rádio da cidade de Cedro. Nesse período pandêmico as redes sociais e WhatsApp são utilizadas com maior recorrência, dada a necessidade de isolamento social. Considerando múltiplos diálogos entre o GIPEA e instituições educacionais do município de Cedro e cidades vizinhas e a intensificação do trabalho da comunicação social, especialmente com a divulgação das ações nas redes sociais, o projeto destinada a gestores de instituições educacionais rapidamente será conhecido pela comunidade externa.