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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Desvendando o universo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
24/08/2021
Previsão de Fim:
23/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Hamilton Victor da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Paulo Ramos Pereira E. E. E.P. Governador Waldemar Alcântara Integrante Sem vínculo Não 4 24/08/2021 23/11/2021
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/08/2021 23/11/2021
Karoline Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 24/08/2021 23/11/2021
Naiara Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 24/08/2021 23/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
E. E. E.P. Governador Waldemar Alcântara Sim Outro (PIBID)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Desvendando o Universo é uma ação de extensão, gratuita, desenvolvida na escola E.E.E.P. Governador Waldemar Alcântara, que visa oferecer conhecimentos de astronomia aos alunos dos terceiros anos da escola E.E.E.P. Governador Waldemar Alcântara.
Justificativa
O estudo da Astronomia é muito importante para o maior desenvolvimento do ensino de ciências, é um conhecimento que desperta curiosidade de todos. Segundo Kantor (2001) a Astronomia tem muito a favorecer os alunos do Ensino Médio a terem uma visão interdisciplinar do mundo, pois é um área com muita conexão do ser humano com o Universo. Sabemos que o estudo da Astronomia não é tão incentivado nas escolas, mesmo constando nas PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) como conteúdo do primeiro ano do Ensino Médio, por esse motivo esse projeto se torna relevante para o currículo da escola.
Público Alvo
Alunos do Ensino Médio do colégio E.E.E.P. Governador Waldemar Alcântara
Objetivo Geral
Apresentar noções básicas de Astronomia para estudantes do ensino médio. O projeto visa também complementar as disciplinas do currículo escolar, visto que o assunto não é abordado nas escolas.
Objetivo Específico
1. Divulgar a realização do Minicurso por meio dos recursos de publicação disponíveis; 2. Estimular o interesse dos alunos sobre Astronomia; 3. Ampliar o conhecimento dos estudantes sobre Astronomia; 4. Complementar o currículo da escola.
Metodologia
Após divulgação em redes sociais e na escola E.E.E.P. Governador Waldemar Alcântara as atividades ocorrerão às terças feiras no horário de quatro e quarenta até seis e quarenta da tarde, via google meet, para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. O minicurso será dividido em três módulos, o primeiro é denominado “O que é Astronomia?” os conteúdos deste módulo será Conceito de Astronomia Evolução histórica da Astronomia Primeiros Astrônomos Astrofísicos da atualidade e suas teorias.O segundo, “Sistema Solar” serão abordados os conteúdos sobre a Terra (formação e características) Lua (formação e eclipses),Formação do sistema solar, Planetas, Asteroides meteoros e cometas, Evolução estelar,Sol, e Constelações. E no terceiro módulo “Além do sistema solar” serão trrabalhados os conteúdos de Galáxias e nebulosas, A vida no universo,Buraco negro,Big Bang., Os recursos tecnológicos que serão utilizados são sites como, google meet para realizar as aulas, quiz para fazer avaliações diagnósticas, phet para fazer simulações, dentre outros sites. O projeto será avaliado no começo e no final de cada módulo, com a ferramenta quizzes. A metodologia que será utilizada será a Sala de aula invertida desenvolvida por Jonathan Bergmann e Aron Sams, além da gamificação, na qual, Paganini e Bolzan (2016) fizeram uma revisão bibliográfica da literatura para mostrar aplicabilidades da metodologia gamificação, de acordo com o estudo é possível entender as vantagens do uso de jogos como um recurso facilitador no ensino.