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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Xadrez Itapipoca
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
23/08/2021
Previsão de Fim:
17/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Victor Miranda Leao dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 17/12/2021
Joao Victor Miranda Leao dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/08/2021 17/12/2021
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/08/2021 17/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão Clube de Xadrez propõe a prática da modalidade do Xadrez com o intuito de contribuir na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. O avanço da tecnologia veio oferecer várias possibilidades de intervenção a crianças e adolescentes, proporcionando a eles o que de mais atual existe na área dos games, programas, aplicativos, e despertando cada vez mais o interesse dos jovens. São aplicativos de celulares, jogos de vídeo game, jogos de computador. Esse avanço permite, por exemplo, que os participantes joguem de forma virtual e simultânea, bastando estarem conectados a internet, o que vai aumentando o número de adeptos. Além disso, a violência vem aumentando nos grandes centros urbanos e rurais, e consequentemente, por medida de segurança, muitos pais ou responsáveis optam pela opção dos filhos brincarem dentro de casa, ao invés de irem brincar na rua, quadras, parques e locais apropriados para a realização de brincadeiras e a pratica de algumas modalidades esportivas. Diante dos fatos é que se torna importante apresentar as possibilidades dessa proposta cultural aos adolescentes. O jogo do Xadrez é uma atividade que podem ser trabalhada em diversas dimensões, por meio de atividades práticas, dinâmicas, on line, na confecção de materiais alternativos, adaptação e criação de novos tipos de jogo. Esse tipo de jogo não atende somente a uma perspectiva de lazer, pois possui também um caráter pedagógico, uma vez que sua pratica incentiva também a capacidade de memória, concentração e o raciocínio lógico, bem como estimula a criatividade. Buscar entender a estratégia de jogo do oponente, manipulá-lo, descobrir como irá se comportar na próxima rodada, tudo isso é extremamente rico em termos cognitivos, ativando o cérebro e estimulando diversos tipos de inteligência. Dessa forma, a implantação do jogo do Xadrez no campus Itapipoca proporcionará aos participantes do projeto conhecer a história e as regras, além de estimular o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos, bem como dos participantes da comunidade local, mantendo-os com o cérebro ativo e saudável.
Justificativa
Considerando o avanço tecnológico que vem afastando as crianças de algumas brincadeiras e jogos, devido a diversidade de opções que os jogos digitais oferecem as crianças e adolescentes, além do crescente número de vítimas de violência do estado do Ceará é que faz-se necessário fomentar a prática da modalidade do Xadrez no IFCE campus Itapipoca pelos discentes e pela comunidade externa.
Público Alvo
Participarão do projeto, adolescentes de ambos os sexos que se mostrem interessados em participarem das atividades.
Objetivo Geral
Estimular a prática de Xadrez, favorecendo a integração social dos envolvidos;
Objetivo Específico
- Apresentar as regras, estratégias, curiosidades da modalidade de Xadrez; - Estimular a concentração, a memória e o raciocínio lógico dos interessados no projeto; - Fomentar a prática e disseminação da prática da modalidade de Xadrez.
Metodologia
No jogo de Xadrez o desenvolvimento cognitivo é estimulado à partir da inteligência lógica, a interpessoal, a analítica e a criativa, funcionando a todo instante enquanto você tenta encontrar a melhor estratégia para vencer os adversários. As atividades ocorrerão com o intuito de estimular nos alunos o interesse pela prática dessa modalidade para que possam disseminá-la, fomentando o interesse de novos participantes. Apesar do caráter pedagógico, os momentos de competição farão parte das práticas por entendermos que é natural do processo do jogo, bem como por acreditarmos estimular nos participantes o interesse pelo aprendizado de novas estratégias, novas jogadas.