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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO OFICINAS PEDAGÓGICAS NO IFCE CAMPUS CANINDÉ E ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
30/08/2021
Previsão de Fim:
30/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
112
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Barbara Suellen Ferreira Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 6 27/09/2021 30/11/2021
Diego Eloi Misquita Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Fábia Gudes Uchoa Escola São Francisco Integrante Sem vínculo Não 1 27/09/2021 30/11/2021
Francisco Antonio Barbosa Vidal IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Francisco Vandiesio Sousa Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Frederico Bezerra de Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Jose de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Lourdes Rafaella Santos Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/08/2021 30/12/2021
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Maria Elizangela dos Santos Augusto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/09/2021 30/11/2021
Nara de Abreu Braga IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Paula Patricia Barbosa Ventura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Rachel Gomes de Oliveira Lucio de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Rita Carolina Gondim da Fonseca Jeronimo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Valmir Arruda de Sousa Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Yuri Carvalho Barreto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/09/2021 30/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação de Canindé, Escolas Municipais e Escolas Estaduais Sim Outro ( Reunião com os gestores, Diretor do IFCE/Campus Canindé, Coordenadores de Cursos, Secretário de Educação Municipal e Técnicos da CREDE - 07)
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, fundamentado no paradigma de articulação e de inovação da formação humana, propõe-se a desenvolver ações de melhorias dos indicadores do desempenho escolar dos estudantes da educação básica da rede pública de Canindé, sem perder de vista o fomento à qualificação profissional estudantil, que oportunizará um conjunto de ações de imersão pedagógica no cotidiano escolar de estudantes da educação básica
Justificativa
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica tem apontado déficit na aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, algo que também é destacado por professores e investigado por pesquisadores. Este cenário parece ter se agravado com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia do Coronavírus desde março de 2020. Problemas diversos têm atravessado o cotidiano escolar e atingido os profissionais, as famílias e, sobretudo, os estudantes da educação básica diante do ensino remoto emergencial. Considerando esse déficit de aprendizagem, bem como a problemática excludente do contexto da pandemia, o campus Canindé intenciona colaborar com a melhoria do cenário formativo, com a proposição do respectivo projeto de extensão.
Público Alvo
Estudantes da Educação Básica
Objetivo Geral
Realizar oficinas pedagógicas para a melhoria dos indicadores de desempenho escolar, sobretudo em Matemática e Língua Portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio com o engajamento de licenciados e estudantes de cursos tecnológicos.
Objetivo Específico
Fortalecer a parceira IFCE Campus Canindé com as Escolas Municipais e Estaduais; Trazer contribuições aos processos formativos dos estudantes da Educação Básica, sobretudo, nos anos finais do ensino fundamental nas disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa; Fomentar a extensão, a iniciação à docência e o modus operandi dos licenciandos e tecnólogos em formação no mundo do trabalho a partir de reflexões pedagógicas no decorrer do próprio percurso formativo.
Metodologia
Neste projeto, a escolha metodológica está focada no alcance dos objetivos estabelecidos. De acordo com Yin (2005), o projeto demanda relevância quando contém um problema prático da vida real. Com este raciocínio, pretendemos avançar no alcance das metas como ponto de partida para a formação de estudantes de licenciaturas, técnicos e tecnólogos em formação e, especialmente os estudantes da educação básica. A viabilidade iniciou-se início com a captação de recurso externo que acionou a elaboração deste projeto e o seu desdobramento acarretará na realização de 112 oficinas ao valor de R$ 400,00 cada. A intenção do projeto é contemplar o maior número possível de participantes, no entanto, dependendo da quantidade de propostas, poderá o aluno ser contemplado de forma cumulativa, ou seja, ministrar mais de uma oficina. Para tanto, estudantes dos cursos das licenciaturas, dos cursos técnicos e tecnológicos poderão se inscrever e apresentar propostas para a realização das oficinas conforme o quadro abaixo e as condições que seguem. Curso Oficina Bolsistas Quantidade de Oficinas Valor Total Aportado Turismo Turismo e História 4 8 R$ 3.200,00 Turismo Turismo e Geografia 4 8 R$ 3.200,00 Redes Informática e Internet 4 8 R$ 3.200,00 Redes Internet das Coisas 4 8 R$ 3.200,00 ADS Letramento Digital 4 8 R$ 3.200,00 Pedagogia Leitura e Escrita 6 12 R$ 4.800,00 Pedagogia Gramática Fundamentos 5 10 R$ 4.000,00 Música Leitura Textual através da Música 5 10 R$ 4.000,00 Matemática Razão e Proporção 4 8 R$ 3.200,00 Matemática Juros Simples e Compostos 4 8 R$ 3.200,00 Matemática Operações da Matemática no Cotidiano 4 8 R$ 3.200,00 Ed. Física Anatomia Humana 4 8 R$ 3.200,00 Ed. Física Estilo de Vida Saudável 4 8 R$ 3.200,00 Fonte: elaboração própria (2021). 1. Dos pré-requisitos 1.1. Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País. 1.2. Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura, técnico e/ou tecnológico do IFCE Campus Canindé. 1.3. Estar apto a iniciar a (s) oficina (s) relativa ao projeto, de forma remota, tão logo seja selecionado, após a assinatura do Termo de Compromisso e da declaração de aptidão para o trabalho remoto. 2. Função do bolsista Ministrar a oficina em cumprimento com os objetivos estabelecidos no projeto, bem como o cumprimento da carga horária conforme as seguintes orientações: 1) Cada oficina deverá atender a carga horária de 4/h, sendo 2/h destinadas ao planejamento sobre a organização das atividades e 2/h para a realização com os estudantes das escolas. Uma vez aprovada a proposta, dependendo da demanda submetida pelos cursos através dos candidatos, a proposta aprovada poderá ser replicada em outra(s)turma (s), bem como em outra escola. Para tanto, faz necessário primeiramente, o aval da comissão, após o primeiro bloco de realização. Cada oficina realizada precisa da comprovação (frequência, Print de tela, ata, relatório, imagens...) para efetivação do pagamento. 2) Orientações para elaboração da Proposta Pedagógica da Oficina. 1. INTRODUÇÃO - identificar o tema (título), a relevância, o (s) objetivo (s). 2. DESENVOLVIMENTO - contextualizar o tema, inserir argumentos teórico (s); fazer referências, articulação dos autores estudados, 3. CONCLUSÃO - fechamento do assunto abordado. Pode incluir conter UMA atividade reflexiva, dinâmica, avaliativa, perceptiva, prática...) enfim, conforme a criatividade/escolha a partir do assunto trabalhado. 2. Das inscrições 2.1. Devido às medidas de proteção em relação ao COVID-19, as inscrições e o processo seletivo acontecerão de forma remota e ficarão sob a responsabilidade da Comissão de Articulação, Implantação e Acompanhamento de Oficinas em Língua Portuguesa e Matemática. O candidato selecionado precisará estar apto para realizar atividades de forma remota, utilizando a internet e diversos meios de acesso à comunicação, formação e informação. 2.2. A comunicação por parte dos candidatos e participantes selecionados deverá ser enviada diretamente para a Comissão responsável através do e-mail com.oficina.caninde@ifce.edu.br 3.3 Logo, o candidato deverá realizar a inscrição mediante o preenchimento de formulário online no Google forms através do Link https://docs.google.com/forms/d/13QHXUsudoil_9oYMqNAoAwrJ3CDcjiKtOhJd2_ZVyW8/edit 3.4 O período de inscrição será de 16 a 27/08/2021 quando o discente deverá estruturar o planejamento da oficina, bem como, os documentos a serem acostados como anexos em campo específico no próprio formulário do Google Forms. • Histórico escolar atualizado (retirado do sistema acadêmico); • Proposta Pedagógica da Oficina (PPO) (modelo sugestivo em anexo); • Carta de Motivação (CM) - ( endereçada a Comissão), deverá explicar as razões pelas quais deseja participar do Projeto, com base na relação com o assunto, experiências formativas e pedagógicas (Deverá conter de 250 a 500 palavras). • Cópia de cartão do banco ou comprovação dos dados bancários - (Qualquer banco). 3.5 Para acessar o formulário de inscrição no sistema, o discente deve utilizar o seu e-mail institucional. 3.6 As inscrições que não atenderem aos critérios estabelecidos neste Projeto serão consideradas indeferidas. 3. Do Processo Seletivo e da Classificação 3.1. O processo seletivo será realizado pela Comissão de Articulação, Implantação e Acompanhamento de Oficinas em Língua Portuguesa e Matemática, em etapa única, sendo utilizada a Carta de Motivação (CM) e Proposta Pedagógica da Oficina (PPO) para a classificação. 3.2. A nota final (NF) será dada pela soma das notas obtidas na Carta de Motivação (NCM) e na proposta Pedagógica da Oficina (NPPO), ou seja, NF = NCM + NPPO, e a classificação dos candidatos participantes do Processo Seletivo será elaborada em ordem decrescente da pontuação. 4.3 A Carta de Motivação destina-se a avaliar a consistência de uma escrita reflexiva, a capacidade de formulação de ideias e síntese do pensamento sobre as motivações para experiência acerca da realização da Oficina como investimento na formação humana articulada a melhoria dos indicadores educacionais da educação básica. 4.4 A proposta Pedagógica objetiva apresentar o planejamento das atividades com respeito a objetivo do projeto, conforme a descrição do plano de trabalho. 4.5 Serão considerados classificados os candidatos que obtiverem o maior número de pontos, dentro do limite de vagas especificadas no quadro do quantitativo de vagas, obedecendo-se à ordem decrescente do total de pontos, de acordo com o item 4.2 metodologia deste Projeto. 4. Dos critérios de desempate Em caso de empate de candidatos, serão obedecidos os seguintes critérios: 1º) Maior número de disciplinas cursadas e aprovadas; 2º) Maior nota na proposta pedagógica da oficina 3º) Maior idade, se persistir o empate. 5. Do Cronograma de realização As Oficinas serão realizadas conforme a previsão do calendário disposto no Quadro 02, a seguir: QUADRO 02 – DO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES ATIVIDADE DATA Cadastramento do Projeto no SigProext 09/08/2021 Divulgação na IES e articulação nas Escolas 10 a 13 /08/2021 Inscrição com anexo da documentação por meio Eletrônico através do google form https://docs.google.com/forms/d/13QHXUsudoil_9oYMqNAoAwrJ3CDcjiKtOhJd2_ZVyW8/edit 16 a 27/08/2021 Divulgação das inscrições deferidas 31/07/2021 Recurso contra indeferimento das inscrições 01 e 02 /09/2021 Processo avaliativo 06 a 10/09/2021 Divulgação do resultado preliminar 13/09/2021 Prazo de solicitação de recurso do processo avaliativo 14 e 15/09/2021 Resultado final 17/09/2021 Realização das Oficinas conforme agendamento junto as escolas 27/09 a 26/11/2021 6. Do resultado Os resultados serão divulgados na página do campus pelo link https://ifce.edu.br/caninde. Os recursos deverão ser enviados para o e-mail da Comissão: com.oficina.caninde@ifce.edu.br 7. Do valor da bolsa pagamento 7.1. O discente selecionado receberá por cada oficina realizada uma bolsa com o pagamento no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), conforme carga horária estabelecida no anexo modelo do planejamento da Oficina deste Projeto. 7.2. O discente selecionado que não entregar os documentos exigidos necessários a realização da oficina, perderá o direito à vaga, sendo chamado o primeiro excedente da lista de classificação para ocupá-la. 8. Das disposições gerais O desenvolvimento do Projeto será acompanhado pela Comissão responsável conforme os critérios a seguir: a) Cumprimento dos objetivos do projeto e b) Cumprimento da carga horária. 8.1. No caso de desistência do participante selecionado por qualquer motivo, o classificado seguinte assumirá a vaga, de acordo com a ordem de classificação. 8.2. A bolsa terá vigência a partir da assinatura do termo de compromisso por oficina a ser realizada. 8.3. Caso não se alcance número de candidatos para o quantitativo de vagas disponibilizadas aos cursos, as vagas disponíveis poderão ser remanejadas para qualquer curso que demande o maior número de inscrição. Os casos omissos neste Projeto serão resolvidos pela Comissão de Articulação, Implantação e Acompanhamento de Oficinas em Língua Portuguesa e Matemática