Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Festival de Audio Visual Cine AVxado
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
26/08/2021
Previsão de Fim:
05/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de arte e cultura (Proext/IFCE)
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jobson Vital Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jobson Vital Costa IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 3 26/08/2021 05/12/2021
Jose Alves de Oliveira Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/08/2021 05/12/2021
Juliana Candida Albano IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 26/08/2021 05/12/2021
Karla Goncalves de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 26/08/2021 05/12/2021
Larissa Lima de Albuquerque IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 26/08/2021 05/12/2021
Weberte Alan Sombra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/08/2021 05/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 3.000,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Festival de Audiovisual Cine AVxado busca a promoção e democratização da produção audiovisual como forma de expressão artística e instrumento educacional capaz de integrar, gerar lazer, interdisciplinaridade e fomentar à escola como um lugar de produção de conhecimento e construção de memórias. O festival está em sua terceira edição, a primeira aberta ao público externo. O Cine AVxado é uma realização conjunta envolvendo diversos agentes do IFCE Tauá (servidores técnicos administrativos, docentes e discentes) tendo como vanguarda o setor de Comunicação Social, a Assistência Estudantil, a Diretoria Geral e a de Ensino bem como a Coordenação Técnico-Pedagógica. Visando aumentar a acessibilidade e o caráter popular da confecção dos materiais, o uso de celulares como dispositivo é obrigatório como única ferramenta de captação. É vetado, assim, o uso de câmeras fotográficas digitais ou analógicas. Além de vídeos, produções fotográficas também serão realizadas pelos participantes do festival. Entre os passos gerais do festival, oficinas de audiovisual serão realizadas compartilhando conhecimentos e incrementando os recursos técnicos para as produções. O tema deste ano é “Nosso lugar, nossa responsabilidade: um olhar de cuidado” e traz a importância do cuidado com o meio em que vivemos e do sentimento de responsalidade para com esse. Entre os passos gerais do festival, oficinas de audioisual serão realizadas compartilhando conhecimentos e incrementando os recursos técnicos para as produções.
Justificativa
Independentemente da existência de instituições educativas como a escola, passar adiante os conhecimentos produzidos e acumulados, rituais, costumes e os mais diversos traços culturais é uma característica presente nas diversas sociedades humanas. Nesse bojo, as produções audiovisuais se fazem como um constructo sociocultural que vai além do registro e da invenção de estórias. Está na complexa produção de sentidos, na interação que propõe, cria, delimita, transforma, inclui e exclui “realidades”. Na inter-relação entre áudio visual e educação, manifestam-se as dimensões “educativa” e “formadora” das produções audiovisuais com as “imagens pedagógicas” e as “pedagogias da imagem”. Para entendimento, a “pedagogia da imagem” se apresenta na imagem que contém uma pedagogia inerente, pensando e fazendo pensar. Já as “imagens pedagógicas”, por sua vez, estão voltadas para uma dimensão em que a imagem, enquanto conteúdo pronto (previamente trabalhado e acabado) é transmitido e assimilado como tal para quem a contempla. O cinema, produto audiovisual, se apresenta como um excelente recurso para precipitar reflexões, gerar momentos de interação, intercâmbio de visões e construção de vínculos. Felix Guatarri, em Psicanálise e Cinema, publicado no ano de 1975, disse que “o cinema é o divã do pobre” justamente se referindo ao acesso e ao poder de catarse que essa linguagem traz. O cinema é capaz ainda de propiciar diversos insights, mobilizar emoções e sensações, além de se aproximar do lúdico - algo excepcional quando se tem como público alvo jovens. Cabe salientar que o áudio visual se apresenta como uma importante ferramenta nos processos educacionais. Todavia, a utilização desse recurso precisa ir além da mera reprodução fílmica ou de imagens em sala de aula. O Festival Cine AVxado busca superar esse lugar clássico do áudio visual, gerando produção de conhecimentos, um meio de expressão artística, construção e registro de memórias. Além de promover o intercâmbio em torno do tema entre as comunidades escolares das diversas instituições de ensino de Tauá.
Público Alvo
Discentes das instituições públicas de ensino médio e superior do município de Tauá.
Objetivo Geral
Promover a construção coletiva de conhecimentos e memórias a partir da produção e exibição de materiais audiovisuais (vídeos e fotografias) tomando os mais diversos contextos e vivências buscando incrementar os processos educacionais, gerar um espaço de expressão artística, lazer, integração e de reflexão.
Objetivo Específico
● Promover a inter-relação entre audiovisual e educação; ● Sensibilizar para a importância da conservação ambiental e o cuidado com o meio no qual vivemos; ● Compartilhar conhecimentos técnicos sobre audiovisual; ● Construir e registrar coletivamente conhecimentos e memórias; ● Produzir materiais audiovisuais (vídeos e fotografia), utilizando-se de aparelho celular, a partir de experiências do cotidiano (trabalho, família, vivências sociais); ● Proporcionar aos estudante o exercício de reflexão e a aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados em sala de aula nas problemáticas de sua realidade; ● Incentivar o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica de aprendizagem. ● Fomentar a criação de uma comunidade no município de Tauá em torno das expressões da linguagem audiovisuais.
Metodologia
A organização e Realização do Projeto se dará a parti de encontros periódicos entre a organização. Após construídos o edital e o cronograma geral, será dada abertura ao Festival. Momento em que será feita a divulgação do edital. Visando compartilhar conhecimentos e dar aporte aos entusiastas da fotografia e do audiovisual do município oficinas seão realizadas. A posteriore, o material produzido pelos participantes será recebido, avaliado tendo os vídeos e fotografias selecinadas expostas em plataforma pública (Youtube e Instagram). Concomitantemente, estará aberta para captação de votos a categoria Votação Popular. Tomados os votos e avaliação dos juris, será realizada uma cerimônia de de exibição e premiação. Vencidas todas essas etapas, o projeto será avaliado por todas e todos envolvidos.Por fim, a escrita do relatório.