Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Musicalização Infantil
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
30/08/2021
Previsão de Fim:
20/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kleber da Silva Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Carlos Costa Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 30/08/2021 20/12/2021
Kleber da Silva Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 30/08/2021 20/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação dos Artesãos de Canindé Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A música é uma importante forma de comunicação e socialização, contribuindo de forma significativa à formação de cidadãos. Neste sentido, o projeto de Musicalização Infantil, direcionado à Associação dos Artesãos de Canindé, visa oferecer momentos de Musicalização para crianças da comunidade de Canindé, ligadas ou não à Associação. A fim de contribuir com a formação de indivíduos mais conscientes e sensíveis à música e, agir no complemento educacional, o projeto terá aulas de musicalização, utilizando objetos do cotidiano como instrumentos, trabalhando de forma sustentável o reaproveitamento de materiais recicláveis, assim como a parceria entre artesãos da associação e o projeto, na fabricação de alguns instrumentos a partir desses materiais.
Justificativa
Em levantamento feito pelo curso de música do campus canindé, foi observado a carência de profissionais da área de música atuando na rede pública de ensino do município de Canindé. Essa escassez de profissionais capacitados à educação musical no contexto escolar, acarreta um déficit, ao que concerne a formação de crianças e adolescentes e seu amplo acesso ao conhecimento. Segundo a lei N° 11.769, torna-se obrigatório o ensino de música nas escolas de educação básica, no entanto, é evidente a falta do cumprimento desta lei, por várias razões: falta de profissionais específicos da área de música; falta de estrutura das escolas; falta de material; entre outros problemas. Projetos sociais vêm suprindo essa necessidade educacional há décadas, aproximando o ensino de música para crianças e adolescentes. Este é o intuito desse projeto, oferecer a musicalização para crianças da comunidade de Canindé e amenizar a falta de transmissão do conhecimento musical pelas vias da educação formal, contribuindo com a qualidade educacional dessas crianças.
Público Alvo
Crianças do Município de Canindé, com faixa etária entre 6 e 12 anos e com perfil socioeconômico de baixa renda.
Objetivo Geral
Oferecer aulas de musicalização para crianças do município de Canindé em parceria com a associação dos artesãos de Canindé.
Objetivo Específico
- Musicalização de crianças. - Parceria com Associação de Artesão de Canindé. - Proporcionar uma experiência de ensino para discentes do curso de música do campus Canindé. - Aproximação do Campus Canindé junto a comunidade.
Metodologia
O projeto de musicalização infantil terá duração de quatro meses, com dois encontros semanais de uma hora e meia cada, mais uma hora de planejamento, totalizando quatro horas semanais. O projeto ocorrerá de forma presencial, com aulas ministradas pelo bolsista em parceria com o coordenador, na sede da Associação dos Artesãos de Canindé no período da tarde, com encontros às segundas-feiras e quintas-feiras, das 15:30h às 17:00h. As aulas visam promover um momento de aprendizagem divertida e lúdica, com utilização de jogos e brincadeiras musicais, utilizando o espaço como ambiente educador, com suas possibilidades sonoras e de movimento; resinificando objetos do cotidiano, transformando estes em instrumentos musicais ou possibilidades sonoras. Através da cultura popular, pretende-se percorrer esse caminho da musicalização, apresentando para as crianças, brincadeiras de roda, como o coco e a ciranda por exemplo, aproximando a criança de uma cultura ancestral.