Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO- CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL- PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CENA- IFCE/CAMPUS CANINDÉ- CPBC (Fomento Emenda Parlamentar de Nº: 24420010 )
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
24/09/2021
Previsão de Fim:
28/02/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Pesquisa de Satisfação
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Edneia Goncalves Quinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/09/2021 23/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Theatro José de Alencar - TJA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
As crianças e os livros: leitura e formação Evento
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)- Campus Canindé, fundamentado no paradigma de articulação e de inovação da formação humana e cultural, empenha-se em propiciar ações de melhorias dos indicadores do desempenho escolar e cultural dos discentes do Ensino Médio e Superior e de seus servidores técnicos, bem como de jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública de Canindé. Para isso, propõe-se a fomentar através do Projeto de Iniciação teatral Princípios da Cena, uma ação formativa e de imersão em processos de criação teatral alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)-Agenda ONU 2030, Programa ao qual o Campus Canindé aderiu.
Justificativa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Canindé alcança hoje, forte abrangência no município de Canindé-Ceará, com 74.473 habitantes, divididos entre 62,9 % habitantes da área urbana e 37,1% residentes na área rural (IBGE, 2010). As principais atividades econômicas deste município são: o comércio, a agropecuária e os serviços diversos. Das quase 700 escolas existentes, apenas 99 destas são de ensino médio, para aproximadamente 2.400 jovens alunos. Muitos desses jovens em situações de vulnerabilidade social, recorrem ao IFCE- Campus Canindé, para dar continuidade a sua formação acadêmica e profissional e acabam por forjar também demandas culturais que integram esse processo de ensino e de aprendizagem, em uma persepctiva de integralidade e interdisciplinaridade. É o caso das práticas artísticas como experiências de ampliação de repertórios e complemetariedade de itinerários formativos devido às lacunas causadas pela escassez de espaços culturais na cidade de Canindé, que atenda à tais demandas e interesses juvenis e pela precariedade do ensino de arte e sua fruição nas escolas de orígem; além de não usufruirem de políticas públicas culturais efetivas. Assim é que o IFCE-Campus Canindé atento aos seus valores (pautados na responsabilidade social, transparência, ética e excelência em suas ações, fazendo cumprir os preceitos básicos de cidadania e humanismo, de liberdade de expressão, solidariedade e inovação, na perspectiva da sustentabilidade ambiental e cultural), toma a iniciativa de proposição desta parceria ao modo de uma ação formativa de natureza artística-educativa, partilhada com o Theatro José de Alencar-TJA, enfatizando sua função formativa, política, social e cultural. Com isso visa oportunizar aos jovens discentes e servidores do IFCE Campus Canindé e demais jovens estudantes de escolas públicas locais, a oportunidade de ampliação de repertórios criativos e profissionais, por meio de uma formação inicial em Teatro, como via de produção de conhecimento, trocando entre si, modos de criação e de expressão artísticas, críticas e solidárias, levando em conta suas práticas culturais locais e o contexto vivido. Para tanto, se requer parceria entre as duas instituições para a reafirmação daqueles valores, em consonância com um projeto socialmente comprometido. Além disso, o Projeto de Extensão de iniciação teatral Curso Princípios Básicos da Cena-CPBC, buscará orientar as suas ações pelo alinhamento com o Programa de disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)- Agenda 2030, da ONU, ao qual o IFCE Campus Canindé aderiu, desenvolvendo várias ações nesse sentido. Dentre estes, tomamos como referência para a presente proposta de parceria, 06 ODSs, a saber, dentre os 17 existentes: 1.Erradicação da pobreza; 3.Saúde e Bem-estar; 4.Educação de qualidade; 8.Trabalho decente e crescimento econômico; 10. Redução das desigualdades e 17. Parcerias e meios de implementação; que poderão ser plenamente desenvolvidos por meio da experiência formativa em Teatro, no Campus Canindé.Outra justificativa ocorre em função do estímulo direto à inclusão social, ao acesso de jovens pertencentes às famílias de baixa renda aos direitos culturais, a ambientes criativos e acolhedores de estímulo ao protagonismo juvenil, possibilitando-lhes exercícios de formação sócio-cultural, expressão artístico-educativa e troca de conhecimentos sensíveis e críticos.Em termos institucionais, a oportunidade de criação e fortalecimento de parceria com o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, por meio da investigação do modus operandi do Curso Princípios Básicos de Teatro CPBT. Ao longo dos seus 27 anos de existência, esse curso anual, vem oportunizando a experiência teatral para jovens alunos pertencentes às escolas públicas estaduais de Fortaleza, por meio de uma metodologia de ensino de teatro própria, criada pelos Professores Joca Andrade (Mestre em Artes formado pelo PPGARTES- IFCE) e por Paulo Ess, Professor da Licenciatura em Teatro do IFCE-Campus Fortaleza). Além disso, essa é mais uma oportunidade de fortalecimento da parceria entre a Coordenadoria de Extensão do Campus Canindé -COEXT-CAN e a comunidade externa, reafirmando sua missão de estender o conhecimento acadêmico para além dos muros do IFCE-Campus Canindé, recebendo influências sociais e culturais locais, dando vasão à práxis do conhecimento acadêmico, com base em uma relação dialógica entre saber científico e saber popular. Desse modo, a pactuação do presente termo de cooperação técnica entre IFCE Campus Canindé e Theatro José de Alencar (TJA/CPBT), através do Curso Princípios Básicos da Cena-CPBC- IFCE Campus Canindé, possibilitará uma série de ações que fortalecerão a formação estética e o pleno exercício dos jovens moradores locais, empactando essa experiência diretamente em suas formações profissionais e seus modos de vida.Todas as atividades organizadas contarão com o protagonismo, modos de ser, fazer-pensar, criar e expressar-se dos jovens participantes, desde o planejamento, passando pela execução e avaliação de todas as atividades realizadas na vigência da presente cooperação técnica.
Público Alvo
Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de Canindé (entre 16 e 18 anos), professores (as) de escolas públicas municipais e estaduais, moradores (as) das comunidades de Canindé. Para atingir o público-alvo almejado O Projeto conta com o setor de divulgação do Campus - IFCE, além da proponente divulgar no CREDE- 7 de Canindé, e nas escolas mencionadas.
Objetivo Geral
Atender à necessidade premente de atividades de iniciação, formação, pesquisa e montagem de trabalho cênicos em teatro, para fins de formação artístico-educativa de discentes e servidores desta instiuição educativa e de alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais do município de Canindé, na perspectiva de 06 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis -Agenda ONU-2030, a saber: (1.Erradicação da pobreza; 3. Saúde e Bem-estar; 4.Educação de qualidade 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 10. Redução das desigualdades e 17. Parcerias e meios de implementação), junto aos alunos, servidores do IFCE-Campus e comunidade externa, fundamentado no paradigma de ampliação do acesso à formação humana e cultural de qualidade para jovens discentes e servidores do IFCE-Campus Canindé e alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais deste município.
Objetivo Específico
a) realizar curso anual de iniciação teatral para 46 alunos regularmente matriculados em Cursos do IFCE-Campus Canindé (que receberão bolsas SOMENTE entre agosto e dezembro de 2021) e 15 outros participantes entre servidores do IFCE e alunos de escolas públicas estaduais de Canindé, perfazendo um total de 35 integrantes; com base na metodologia criada e desenvolvida pelo Curso Princípios Básicos de Teatro CPBT-TJA, baseada em 04 (quatro) módulos curriculares (Arte e cidadania; Introdução à história do teatro; Introdução à arte de representar; Pesquisa e montagem de Trabalho Cênico; b) Realizar intercâmbios culturais e de formação e práticas teatrais com professores e alunos formados pelo CPBT – TJA; c) Propiciar aos participantes do CPBC-Campus Canindé, intercâmbios em cursos, treinamentos, palestras, seminários, workshops e demais atividades acadêmicas e teatrais desenvolvidas no TJA-Fortaleza pelos docentes e alunos formados pelo CPBT-TJA; d) Incentivar montagens de trabalhos cênicos dirigidos pelos alunos do CPBT-TJA, com apresentações dentro e fora do Campus Canindé; e) Elaborar e publicar artigos científicos em revistas de Teatro e de Educação especializadas nas áreas; f) Estruturar o Grupo de Teatro do Campus Canindé, com participantes desta formação; g) Incentivar a participação dos integrantes do CPBC – Campus Canindé em eventos culturais, acadêmicos e artísticos promovidos pela extensão do Canindé, com certificação, enfocando o fazer-pensar artístico e teatral no IFCE, com o intuito de compartilhar conhecimentos de forma colaborativa; h) oportunizar a participação em ações de qualificação sócio-profissional e artística de servidores/as do IFCE e) fortalecer os trabalhos institucionais, divulgando as iniciativas de ambas as instituições;
Metodologia
-Planejamento: todas as partes integrantes deste Projeto leva em conta a Resolução nº 49 de 13 de Agosto de 2021, que aprova a continuidade das atividades acadêmicas na forma remota no âmbito do IFCE até 31 de dezembro. -Realização de reuniões com a Direção do TJA e a Coordenadoria de Extensão do IFCE-Campus Canindé, a fim de oficializar um acordo de cooperação técnica (setembro e outubro de 2021); - Seleção de 46 candidatos bolsistas, SOMENTE estudantes do IFCE-Campus Canindé, regularmente matriculados, por meio do preenchimento de formulário de inscrição online no Google forms, com os anexos dos seguintes documentos: Histórico escolar atualizado; Cópia do CPF; Copia do comprovante de residência; Carta Compromisso de participação do planejamento do Curso e de suas atividades; participar das aulas síncronas uma vez por semana (plataforma google meet), no período da noite (18:30-20:10h) e realizar as atividades das aulas assíncronas; Cópia de cartão do banco ou comprovação dos dados bancários - (Qualquer banco- SOMENTE para alunos bolsistas). A Carta Compromisso (CC), será utilizada como critérios para a classificação. (setembro de 2021) -Selecionar 15 participantes NÃO BOLSISTAS (servidores e docentes do IFCE – Campus Canindé e comunidade externa (estudantes e professores (as) do ensino médio de escolas públicas de Canindé, Professores(as) de Ed. Infantil e moradores das comunidades deste município (PARA ESSE SEGMENTO NÃO HAVERÁ NENHUM TIPO DE REMUNERAÇÃO), por meio de formulário de inscrição online no Google forms, com os anexos dos seguintes documentos: Histórico escolar atualizado; Cópia do CPF; Copia do comprovante de residência; Carta Compromisso em que se compromete a assistir as aulas síncronas uma vez por semana, no período da noite (18:30-20:10h) e realizar as atividades das aulas assíncronas; A Carta Compromisso (CC), será utilizada como critério para a classificação; (setembro de 2021) -Cadastrar os participantes em plataforma google meet para acesso às aulas on-line -Acompanhar os Planos de Trabalho dos 46 alunos bolsistas do IFCE-Campus Canindé integrantes do CPBC-IFCE-Campus Canindé; (setembro de 2021) -Execução: serão realizados estudos e experimentações teatrais (estudos, pesquisas, treinamentos corporais e vocais, ensaios e montagem de trabalhos cênicos) de acordo com os 04 Módulos adaptados da Metodologia de ensino de Teatro do CPBT-TJA, ao longo de 01 ano letivo de duração, a saber: 1º Módulo – Arte e cidadania- 10h/aula (on-line ); –2º Módulo: Introdução à história do teatro- 20h/a (on-line);3º Módulo-Introdução à arte de representar- 20h/a (on-line); 4º Módulo – Pesquisa e montagem de espetáculo- 150h/a (on-line). À medida da evolução dos devidos cuidados preventivos em relação à COVID -19, avaliaremos as possibilidades de aulas híbridas e/ou presenciais, após dezembro de 2021 e, de acordo com as orientações gerais do IFCE. (setembro à dezembro de 2021) -Monitoramento: (setembro à dezembro de 2021) -O monitoramento será processual e realizado ao final de cada semestre, no qual poderemos analisar o desenvolvimento das ações e o alcance dos objetivos. Diante disso, o plano de trabalho poderá sofrer ajustes, a partir dos monitoramentos realizados, ajustando-o a partir de novas realidades. Participarão deste momento, Coordenação do Projeto, professores e alunos integrantes do CPBC/ IFCE-Campus Canindé e do CPBT-TJA, envolvidos nas atividades. -Após cada uma das atividades serão realizadas avaliações, bem como no fim de cada ano, ocorrerá um encontro de avaliação e planejamento com a presença das Coordenação e dos alunos do CPBC/ IFCE-Campus Canindé e do CPBT-TJA, respectivamente.