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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Serviço Social e Pandemia: desafios e perspectivas para atuação do/a Assistente Social
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
09/09/2021
Previsão de Fim:
09/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renata Ligia Rufino Neves de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Renata Ligia Rufino Neves de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/09/2021 09/12/2021
Roberta Menezes Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/09/2021 09/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão tem como objetivo debater os impactos da pandemia no trabalho do/a Assistentes Sociais nos diferentes espaços de atuação do serviço social. A pandemia causada pelo novo coronavírus, ocasionador da doença Covid-19, instala uma situação de emergência pública mundial, devido à gravidade da doença os efeitos são devastadores e de ordem planetária. No entanto, de acordo com os contextos econômico, social e político em que ela ocorre os seus efeitos e implicações são distintos entre os países/regiões. No Brasil, especificamente, os efeitos da pandemia foram agravados pela precarização de vida e de trabalho de parcela significativa da população brasileira, evidenciado pelo desemprego, informalidade, precarização das políticas sociais e falta de investimento governamental no setor público, sobretudo na rede sócio- assistencial de saúde, na educação pública e assistência social. Sendo o Serviço Social uma profissão que atua diretamente com a operacionalização das políticas públicas e privadas, sobretudo nos espaços públicos, assim como outras profissões teve suas condições de trabalhos agravadas diante da crise sanitária vivenciada pela pandemia da Covid – 19. Desse modo, esse projeto visa debater as condições de trabalho, os serviços, demandas e as dinâmicas postas ao cotidiano do trabalho profissional de assistentes sociais a partir da crise pandêmica, considerando as particularidades locais, regionais e compreender os novos desafios impostos, além das repercussões da pandemia no trabalho dos/as assistentes sociais. As atividades desenvolvidas pelo projeto serão realizadas através da plataforma Google Meet, a partir de encontros síncronos semanais, o público alvo são estudantes do curso de Serviço Sociais que estão cursando a disciplina de estágio supervisionado e assistentes sociais supervisoras de campo. O intuito da realização desses debates é qualificar o processo de formação profissional e exercício profissional a partir do debate teórico e do relato de experiência.
Justificativa
A crise pandêmica desencadeada pelo novo coronavírus, causador da doença Covid19, impõe uma situação de emergência pública mundial, com repercussões diversas a partir das particularidades de cada país/região. O registro dos primeiros casos da doença ocorreu em dezembro de 2019, na China, e, em 16 de agosto de 2021, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda no final de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto de Covid-19 colocava uma crise emergencial de saúde pública internacional, reconhecendo a pandemia apenas em 11 de março de 2020. Em maio de 2020, a dimensão global do novo coronavírus atinge todos os continentes, que hoje apresenta 207.173.086 casos confirmados no mundo e um total de 4.361.996 óbitos. No Brasil, a divulgação do primeiro caso confirmado pelo Ministério da Saúde ocorreu em 25 de fevereiro de 2020, em São Paulo. O Brasil apresenta hoje 20.350.142casos confirmados, 568.788 óbitos, conforme dados da OMS. A crise de saúde pública evidencia a importância do sistema público de saúde ao mesmo tempo em que exige um conjunto de medidas governamentais que assegure a proteção social de homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social frente ao estado de emergência sanitária e aos efeitos sociais da pandemia. Apesar de o discurso negacionista da doença ser recorrente, presencia-se uma crescente elevação de casos mesmo com a medida de isolamento social adotada como forma de controle de expansão de casos, como previsto na Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, além do Decreto n. 10.282, de 20 de março de 2020. Esse decreto define os serviços públicos e as atividades essenciais enquanto perdurar a emergência de saúde pública; dentre os serviços essenciais, destacam-se: internet e telecomunicações; segurança privada e pública; a assistência à saúde (serviços médicos e hospitalares) e a assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade. O isolamento, distanciamento social e restrições a aglomerações tem sido uma das mais eficientes e eficazes estratégias de contingenciamento da pandemia. No entanto, essas medidas propiciaram o fechamento temporário de diversas instituições, dentre estas as instituições educacionais e espaços de prestação de serviços públicos. Desse modo, o cenário da formação profissional dos estudantes de Serviço Social do IFCE foi alterado pela suspenção das aulas presenciais e das aulas práticas, impossibilitando a sua continuidade e conclusão da disciplina de estágio iniciada. Reconhecendo o prejuízo no âmbito da formação profissional dos discentes, mas procurando construir estratégias educacionais, que permitam reflexões sobre o exercício profissional, formulamos essa proposta como espaço para reflexão teórica, socialização da prática e compreensão dos desafios vivenciados por assistentes sociais que atuam em diversos espaços sócio-cupacionais nas políticas de saúde, educação, assistência social, assim com e estratégias utilizadas para o desenvolvimento de suas atividades profissionais no contexto pandêmico. Nesse sentido, esse projeto é importante para debater sobre os serviços, as demandas e as dinâmicas postas ao cotidiano do trabalho profissional de assistentes sociais a partir da crise pandêmica. Além disso, possibilitará compreender as condições de trabalho e o acirramento das expressões da “questão social”, considerando as particularidades regionais, bem como os novos desafios e as respostas profissionais frente à pandemia, contribuindo portanto para o debate sobre o exercício profissional do/a Assistente no contexto da pandemia.
Público Alvo
O público alvo externo é composto por assistentes sociais supervisores/as de campo de estágio do IFCE que atuam nos municípios de Iguatu, Quixelô, Acopiara, Cariús, Cedro e Jucás.
Objetivo Geral
Promover um ciclo de debates sobre o trabalho do/a Assistentes Sociais, no âmbito da políticas sociais, no contexto da pandemia do Covid 19.
Objetivo Específico
*Propiciar um espaço de reflexão sobre o exercício profissional do/a assistente social; *Debater as políticas sociais, sua relevância e os desafios postos para atuação do/a Assistente Social
Metodologia
A proposta metodológica do projeto consiste em um Ciclo de Debates que buscará atender os objetivos proposto. Previamente selecionamos as temáticas mais pertinentes a serem debatidas na região Centro-sul do Ceará, posteriormente fizemos um levantamento acerca das experiências mais exitosas e relevantes a serem socializadas e também do debate teórico sobre as temáticas trabalhadas. Por conseguinte, entramos em contatos com os/as profissionais para socialização dos seus debates teóricos- metodológicos. Por fim, abriremos um processo de inscrição dos/as interessados em participarem das ações do projeto, bem como abriremos uma sala no google classroom para asserção dos inscricos. As atividades serão realizadas a partir de encontros periódicos síncronos através da plataforma Google Meet. O monitoramento das ações será realizado a partir de um planejamento semanal e avaliação dos encontros realizados, no intuito de identificar possíveis entraves nas ações e solucioná-las; O/as inscritos vão ter acesso com antecedência a textos de referência para cada debate de forma que também possa subsidiar o debate de cada tema. Como processo de avaliação da participação utilizaremos questionário para avaliação, frequência e participação nos debates.