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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Editoração de Revista Eletrônica sobre Mulheres na Tecnologia
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
02/09/2021
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cynthia Pinheiro Santiago
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda da Silva Madeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 28/11/2022 31/12/2024
Ana Paula Santos da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Ana Quézia Oliveira Dias IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Cleilson Alves Moita IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Cynthia Pinheiro Santiago IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/09/2021 31/12/2024
Edinaldo Ribeiro Neres IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Francisco Mardyson Souza Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Gabriele Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Jessica Caroline Lima de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 11/10/2021 31/12/2024
Lyara Isaias Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Maria Clara Ribeiro Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 28/11/2022 31/12/2024
Maria Erica Passos Olivindo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 28/11/2022 31/12/2024
Maria Poliana Mendes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Micaele de Meneses Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 28/11/2022 31/12/2024
Mikaelly de Sousa Pires IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/12/2021 31/12/2024
Suelem Maquine Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2021 31/12/2024
Thiago Vaz Macena IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/12/2021 31/12/2024
Vaneza dos Santos Sales IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 28/11/2022 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As estatísticas de gênero mostram diferenças significativas entre a quantidade de mulheres e de homens que concluem cursos de graduação. Em 2017, considerando a população feminina entre 25 e 44 anos, 21,5% das mulheres concluem o ensino superior. Em contrapartida, segundo o IBGE, o percentual de concludentes entre a população masculina dentro da mesma faixa etária foi de 15,6%. Segundo o INEP, a proporção de mulheres e homens nas estatísticas de ingressos, matrículas e concluintes nos cursos superiores, acompanha essa tendência, onde em todos os itens mencionados as mulheres estão em maior número (55,2% dos ingressos, 57% das matrículas e 61,1% dos concluintes). No entanto, apesar destes resultados, tanto no Brasil como no mundo, o público feminino é minoria nos cursos superiores em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemáticas ou cursos STEM (do inglês Science, Technology, Engineering e Mathematics), que englobam também as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Em um relatório da UNESCO, até 2017, considerando a população estudantil feminina mundial na educação superior, apenas 35% das estudantes escolhem cursos STEM e este índice cai drasticamente para 3%, se considerarmos as TICs, onde se enquadram os cursos relacionados à Computação. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no mesmo período, somente 14% dos matriculados em tais cursos eram do sexo feminino. Este resultado deve-se tanto à baixa procura das mulheres por cursos superiores em Computação quanto à grande evasão do público discente feminino nesta área. A evasão pode ser considerada desperdício social, acadêmico e econômico, além de afetar os resultados do sistema educacional. Este problema afeta tanto Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada quanto da rede pública, ocasionando gastos de investimentos públicos sem retorno no caso de IES públicas, e perda de receita no caso em instituições privadas. Além disso, acarreta na ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico. Por conta disso, os motivos da evasão são estudados e avaliados em diversos países. A evasão escolar geral pode ocorrer, entre outras causas, devido a diversos fatores como a maternidade ou paternidade, escassez de tempo para estudar, falta de afinidade com os assuntos e matérias abordados na grade curricular e dificuldades financeiras que levam a troca do curso pela carreira de trabalho. No que concerne à evasão escolar feminina, exercem uma enorme influência para que as mulheres não ingressem e não egressem de cursos de áreas tecnológicas: estereótipos, cultura, influência da família e da escola e principalmente a falta de modelos femininos na área, como familiares, professoras ou mesmo colegas do sexo feminino, que poderiam inspirar as estudantes e influenciá-las positivamente.
Justificativa
Estudos indicam que tornar as personalidades e histórias de mulheres talentosas e bem-sucedidas na área acessíveis - ilustrando que a adversidade da tecnologia pode ser superada e que as mulheres podem não apenas sobreviver, mas prosperar no campo da tecnologia - faz aumentar o interesse e permanência das estudantes, pois as mulheres "obtêm grandes benefícios do exemplo de um mulher notável que supera as barreiras de gênero para alcançar o sucesso". Resultados ainda melhores são obtidos ao se apresentar mulheres na área de tecnologia que estão no início de sua carreira, que estão ativas na área técnica e que têm perspectivas e interesses que se alinham diretamente aos delas. Tendo em vista estes pontos, propomos uma intervenção, no sentido de apresentar ao público discente feminino as histórias de mulheres bem sucedidas atualmente em áreas STEM, para que lhe possam servir de inspiração e incentivo. Além disso, essa intervenção, na forma da redação e publicação periódica de uma revista eletrônica sobre o tema "Mulheres na Tecnologia", visa oferecer às alunas participantes a mentoria de professoras dentro do contexto de um Projeto de Extensão, atendendo ainda ao objetivo não menos importante de informar e atrair futuras estudantes aos cursos de tecnologia.
Público Alvo
Todos os alunos e profissionais das áreas relacionadas à Computação e Tecnologia, em qualquer IES, mas com foco naquelas estabelecidas na região da Serra da Ibiapaba.
Objetivo Geral
Empoderar alunas de cursos relacionados a Computação e Tecnologia da Informação, através de publicações regulares em uma Revista Eletrônica voltada para este público, a fim de atrair novas estudantes para a área e a favorecer a permanência e êxito das estudantes do gênero feminino em cursos relacionados à Computação e Tecnologia.
Objetivo Específico
* Criar um framework para publicação de conteúdo na WEB a respeito do assunto "Mulheres e Tecnologia" * Criar grupos de redatoras eventuais e fixas participantes do projeto * Criar um ambiente editorial de notícias, onde todas possam contribuir, ao escrever temas de seu interesse * Veicular a publicação da revista eletrônica, através de uma plataforma WEB * Promover webinars, oficinas e workshops a respeito de temas de interesse a serem tratados na revista
Metodologia
Em um primeiro momento, o Planejamento envolverá estudos sobre a tecnologia a ser utilizada como framework para a revista eletrônica, a implementação da plataforma e formas de atração para futuras redatoras voluntárias, estas ações estarão descritas em um cronograma de atividades a ser acompanhada ao londo de 1,5 anos de duração deste projeto de extensão. Em um segundo momento, as ações serão executadas e verificadas mediante o cronograma. A avaliação de todo o projeto se dará mediante o próprio feedback das pessoas envolvidas com o trabalho e daqueles aos quais, através da aplicação WEB, o sistema alcançará, o que pode ser medido através de acessos à plataforma, interação em comentários e chats e participação nos diversos eventos, como webinars. Como resultado adicional, pretendemos obter publicações em periódicos e congressos especializados da área.