Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Escola de Cinema do Sertão: Realização audiovisual Cinema Instântaneo
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
13/09/2021
Previsão de Fim:
19/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
31
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/09/2021 12/09/2021
Michelle Pinto Maciel Escola de Cinema do Sertão Integrante Sem vínculo Não 30 06/09/2021 12/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Assum Preto Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Escola de Cinema do Sertão é resultado da parceria entre o Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais-NAVI do IFCE Quixadá e o Instituto Assum Preto. Nesse ciclo de oferta de cursos pretende fortalecer o cinema no sertão oferecendo o minicurso 'Realização audiovisual Cinema Instântaneo'. O Cinema Instantâneo (CI) surge da intenção de aproximar profissionais e interessados no âmbito audiovisual para que juntos realizem um cinema prático e de baixo custo. O movimento teve início na cidade de São Carlos-SP, onde foram produzidos quatro filmes no período de uma semana. Desde então, seus idealizadores levaram o CI para os mais diversos lugares, produzindo filmes e formando novos profissionais. Em três anos de existência o projeto passou por quatro estados, onze cidades e produziu vinte e três curtas e dois longas-metragens nas oficinas e experimentos fílmicos realizados. Nesse período, jovens cineastas dirigiram seu primeiro filme e dezenas de pessoas participaram de uma equipe de cinema ou atuaram pela primeira vez, como também atrizes de reconhecimento nacional trabalharam de maneira colaborativa junto à equipe do Cinema Instantâneo. Zezita Matos, Soia Lira, Gabrielle Lopes, Arly Arnaud e Verônica Cavalcanti participaram e protagonizaram diversos filmes do movimento.
Justificativa
Utilizando a experimentação de diversas possibilidades dramáticas e estéticas, o Cinema Instantâneo tem oferecido produções de qualidade a partir do empenho e conhecimento dos seus realizadores. Os filmes já circularam por mais de sessenta festivais, no Brasil e no exterior, sendo premiados em diversos deles. É de um modo flexível e orgânico que os filmes se constituem, tendo baixo orçamento, alta qualidade técnica e proporcionando um intercâmbio cultural entre os envolvidos.
Público Alvo
Jovens e adultos com interesse em produção audiovisual.
Objetivo Geral
O objetivo é obter um panorama completo acerca de todos os elementos técnicos, estéticos e artísticos que envolvem a realização no audiovisual.
Objetivo Específico
Como elaborar uma proposta de direção, fazer decupagem do roteiro, produção geral e os apresentas os departamentos de uma equipe de cinema, são alguns dos temas abordados nessa aula.
Metodologia
A divulgação do evento (minicurso) será feita nas redes sociais do IFCE Quixadá e da Escola Escola de Cinema do Sertão, e as inscrições serão disponibilizadas via Google formulário. As aulas ocorrerão com a apresentação, através de slides, dos elementos e convenções da linguagem do cinema a partir de análises de cenas de filmes e apurar o seu olhar como espectador e realizador.