Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Narrativas para/com/das/sobre as Infâncias: escuta, beleza e encantamento
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
08/09/2021
Previsão de Fim:
08/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Maria Edneia Goncalves Quinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Agda Jéssica Martins Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 08/09/2021 08/09/2021
Alexandre da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Ana Carolina Costa Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Andressa Souza Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 08/09/2021 08/09/2021
Camile Leal de Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 08/09/2021 08/09/2021
Erandy Cruz de Sousa Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Josimare Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 08/09/2021 08/09/2021
Larineti da Silva Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Luana Caúla Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/09/2021 08/09/2021
Maria Vitoria Miranda Furtado IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Naiara de Castro Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Paula Regina Dias Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 08/09/2021 08/09/2021
Rafael Lopes Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 08/09/2021 08/09/2021
Rhayane da Silva Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 08/09/2021 08/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Palestra sobre os diferentes modos de criação, apreciação e divulgação de narrativas (orais, literárias, artísticas, etc.) para as infâncias a partir dos diferentes papeis sociais, criativos e expressivos ocupados por elas, e pelas posturas assumidas por adultos (docentes, mediadores de leituras, pais, etc.), durante a mediação de tais narrativas.
Justificativa
Nas últimas décadas, as diversas narrativas (orais, literárias e artísticas) para as crianças e suas infâncias, têm passado por mudanças significativas no que se refere ao olhar lançado para essas temáticas. Considerando a existência de cursos de formação de professores no IFCE Campus Canindé, bem como a demanda por formação continuada das redes de educação básica públicas do município de Canindé e região, justificamos a relevância desta discussão. Além disso, a ampliação de repertórios de saberes sobre tais narrativas, é necessária para a formação de pedagogos que atuam na Ed. Infantil e Ensino Fundamental, bem como para outros docentes de áreas convergentes com o tema e para a sua prática docente. Essa reflexão pode ainda, fomentar a inserção de novos olhares para o planejamento e as atividades de sala de aula, de maneira criativa, oportunizando a escuta e as expressões do mundo das crianças por elas próprias, na relação consigo, com o outro e com a realidade em que está situada, na relação com os adultos, de modo mais generoso e significativo.
Público Alvo
Docentes e profissionais de educação, bibliotecas, mediadores de leitura, outros profissionais de áreas correlatas e pais.
Objetivo Geral
Promover uma reflexão com o público envolvido sobre as narrativas (orais, literárias, artísticas, etc.) produzidas para/com/das/sobre as Infâncias, implicadas com o compromisso de investigar a escuta, os potenciais estéticos, imaginativos, o encantamento e a ludicidade que produzem quando pensados e concretizados levando-se em conta as expressões infantis e as influências das práticas culturais e da arte, na formação, tanto dos pequenos como dos profissionais criadores, mediadores, docentes em espaços de formação como a escola e de fruição, criação e expressão de tais narrativas.
Objetivo Específico
Discutir os diferentes modos de produção de narrativas para as infâncias com base nos papeis assumidos por crianças e adultos (docentes, mediadores de leituras, pais, etc.), considerando seus contextos sociais e culturais de atuação.
Metodologia
A atividade terá o formato de palestra e leitura encenada de narração infantil e será avaliada por meio da participação e da frequência dos participantes, além do preenchimento de formulário de avaliação específico. Execução: O evento ocorrerá em formato on-line (youtube do Campus Canindé), com duração de 2 horas. Haverá explanação do tema por uma docente do IFCE-Campus Canindé, especialista na área e pela Coordenadora da Biblioteca Comunitária Livro Livre, de Canindé. Contaremos ainda, com uma leitura encenada de história infantil por alunos do 3º semestre da Disciplina de Cultura e arte na Ed. Infantil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Canindé- e, também com a participação da monitora bolsista desta disciplina.