Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso Introdução a Didática da Matemática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
20/10/2021
Previsão de Fim:
20/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Joao Nunes de Araujo Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Jose de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/10/2021 20/10/2021
Joao Nunes de Araujo Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/10/2021 20/10/2021
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/10/2021 20/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Durante o minicurso será abordado os fundamentos da didática da matemática, iniciando com pressupostos da teoria vygotskiana, destacando o papel da escola e seus interlocutores, os quais exercem mediação no processo de constituição dos sujeitos (alunos), considerando que é com o auxílio de professores que os educandos produzem saberes, apropriam-se de sua “humanidade” e constroem suas próprias formas de pensar, sentir e agir. Apresentaremos a abordagem piagetiana, a qual concebe o processo de aprendizagem a partir da relação sujeito e objeto de conhecimento, observando que as ideias de Piaget têm implicações diretas na prática pedagógica, pois o conhecimento resulta das interações entre sujeito e objeto pela ação do sujeito. A partir dessas contribuições, pretende-se compreender tópicos da Didática da Matemática, seu desenvolvimento histórico, as influências das teorias psicológicas de Piaget e Vygotsky e algumas contribuições de Brousseau para o desenvolvimento dessa área de pesquisa.
Justificativa
Considerando a importância da didática francesa e sua influencia na produção acadêmica dos últimos anos, frente ao contexto atual, o qual contribui para a redução de diálogos formativos em matemática, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA), especificamente a linha de pesquisa "Trabalho e Formação de Professores e Políticas Educacionais", propõe esse minicurso visando complementar a formação pedagógica dos licenciando em matemática e motivar professor da educação básica na busca por novas metodologias e praticas de ensino.
Público Alvo
Alunos e egressos de Licenciaturas em Matemática, 30 vagas.
Objetivo Geral
Motivar estudos sobre a Didática da Matemática, seus pressupostos de pesquisa refletindo sobre as abordagens vygotskyana e piagetiana para os processos de ensino e aprendizagem.
Objetivo Específico
Compreender os fundamentos da didática da matemática. Desenvolver um diálogo sobre as contribuições das didática francesa para o ensino da matemática.
Metodologia
Exposição dialogada de tópicos da didática da matemática.