Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Escola de Cinema do Sertão: Direção de produção / Produção executiva
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
20/09/2021
Previsão de Fim:
26/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Augusto César Escola de Cinema do Sertão Integrante Sem vínculo Não 30 20/09/2021 26/09/2021
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/09/2021 26/09/2021
Michelle Pinto Maciel Escola de Cinema do Sertão Integrante Sem vínculo Não 2 20/09/2021 26/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Assum Preto Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Escola de Cinema do Sertão é resultado da parceria entre o Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais-NAVI do IFCE Quixadá e o Instituto Assum Preto. Nesse ciclo de oferta de cursos pretende fortalecer o cinema no sertão oferecendo o minicurso "Direção de produção / Produção executiva". O cinema é um dos grandes responsáveis pela ascensão da economia criativa brasileira, sendo responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos em todo o território nacional. Para acompanhar todo o processo de maneira eficiente e garantir os melhores resultados, é necessária uma capacidade de gerenciamento de todos os recursos envolvidos na produção audiovisual, quer sejam humanos, financeiros ou logísticos. Neste contexto, entram duas categorias cuja importância tem se mostrado cada vez mais essencial mesmo em produções de médio e pequeno porte: a direção de produção e produção executiva, responsáveis diretas pelo bom andamento de todos os setores do filme, série ou obra publicitária. Esta formação abordará os aspectos técnicos e artísticos envolvidos nas categorias, subsidiando os participantes quanto à necessidade de aprimoramento nas áreas burocráticas, administrativas, gerenciais e artísticas da cadeia produtiva.
Justificativa
Em qualquer obra audiovisual, assim como em qualquer projeto, quer seja cultural ou industrial, há uma série de restrições. No cinema, quem lida com isso é o departamento de produção. Este necessita compreender, pelo menos, os rudimentos daquilo que move a área denominada “criativa”. Com efeito, apenas com um(a) produtor(a) executivo(a) e diretor(a) de produção que dialogue com os departamentos de roteiro e direção, é possível ter um equilíbrio estrutural e orçamentário que permita a fruição dos talentos e subjetividades envolvidas na construção da obra. Desta feita, é equivocado achar que a produção não precisa conhecer a linguagem cinematográfica. Pelo contrário, uma produção criativa não só faz mais com menos recursos, mas ajuda a entregar uma obra melhor. Tais conhecimentos podem ser compartilhados e este é objeto desta atividade formativa, que dialogará com os estudantes acerca das possibilidades de captação e gerenciamento de recursos, cuidando de toda a parte organizacional do set de produção, antes, durante e depois da captação de imagens e de sons.
Público Alvo
Jovens e adultos com interesse em produção audiovisual.
Objetivo Geral
Possibilitar uma compreensão holística dos vários processos gerenciais e logísticos demandados para a produção audiovisual, com foco no cinema brasileiro.
Objetivo Específico
-Compreender o gerenciamento do dia a dia de um set de produção, esmiuçando as responsabilidades de cada pessoa envolvida na equipe de produção; - Conhecer os princípios da construção e monitoramento de projeto audiovisual, com leitura e interpretação de editais, gerenciamento de recursos e prestação de contas; - Promover a compreensão do roteiro cinematográfico para elaboração do plano de produção.
Metodologia
A divulgação do evento (minicurso) será feita nas redes sociais do IFCE Quixadá e da Escola Escola de Cinema do Sertão. As inscrições serão disponibilizadas via Google formulário. As aulas ocorrerão em formato virtual, onde na maior parte do tempo, o ministrante utilizará a metodologia do “bate papo” com os participantes, trocando ideias e falando de suas experiências principais. Não obstante, também será feito uso de slides para apresentação de alguns temas importantes e serão disponibilizados alguns documentos para discussão em aula, como modelo de editais, documentos de produção, planilhas de gerenciamento de set e similares.