Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Por uma geografia feita por muitos: fortalecendo os laços e desatando os nós
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
15/09/2021
Previsão de Fim:
15/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adele Cristina Braga Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Antonio Tadeu Pinto Soares Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Caio Flavio Bezerra Montenegro Cabral IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/09/2021 15/12/2021
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Dayana Silva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Flavia Ingrid Bezerra Paiva Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Joao Luis Sampaio Olimpio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Mailton Nogueira da Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Rodrigo Fernandes Meireles IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Tiago Vieira Cavalcante Universidade Federal do Ceará-UFC Integrante Sem vínculo Não 3 15/09/2021 15/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Departamento de Geografia - Universidade Federal do Ceará-UFC Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial (INEP, 2021). No ano de 2021 o ENADE vai avaliar os cursos de licenciatura em todo o Brasil, portanto, o curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus Quixadá, passará por esse processo. Reconhecemos que o ensino remoto possui suas deficiências em relação à proximidade e acompanhamento do desenvolvimento e ansiedades dos discentes, momento que se torna mais delicado ainda quando eles precisam se deslocar em um período pandêmico para realização de uma avaliação obrigatória para a obtenção de seu título acadêmico. Partindo desse contexto, apresentamos o Projeto “Por uma geografia feita por muitos: fortalecendo os laços e desatando os nós” a fim de expressarmos, mesmo que virtualmente, nosso apoio a este elo componente da ciência geográfica: os discentes.
Justificativa
Visando fortalecer os laços do IFCE Quixadá com a comunidade, bem como apoiar os discentes neste momento de avaliação do ENADE, o projeto “Por uma geografia feita por muitos: fortalecendo os laços e desatando os nós” surge para atender à demanda de orientações tanto de conteúdos, quanto psicológica, nesse momento delicado para os estudantes. Consideramos que a Geografia não é feita apenas pelos pesquisadores e professores, mas por toda uma rede que dissemina e fortalece essa ciência. A Geografia é feita, portanto, pelos professores e pesquisadores em suas diferentes áreas de atuação, pelos discentes e por todas e todos que carregam esse conhecimento adiante. Portanto, fortalecer os laços da ciência geográfica é também desatar os nós que muitas vezes impedem que esse conhecimento continue preenchendo as salas das universidades em todo o país. Apoiar os alunos no ENADE é apoiar a continuidade da Geografia.
Público Alvo
Estudantes graduandos dos cursos de Licenciatura em Geografia do Ceará selecionados para o ENADE 2021.
Objetivo Geral
Esse projeto objetiva apoiar discentes graduandos em Geografia do estado do Ceará aptos a realizarem o ENADE 2021.
Objetivo Específico
- Trazer informações sobre a importância do ENADE no ciclo de formação do Licenciando e para a Ciência Geográfica. - Discutir o Questionário do Estudante. - Apresentar os conteúdos mais abordados em avaliações anteriores. - Prestar apoio psicológico aos discentes que realizarão a avaliação. - Realizar momento pós-avaliação do ENADE para percebemos os elos mais frágeis do processo.
Metodologia
O projeto realizar-se-á por meio de encontros virtuais (Google Meet) com público limitado, selecionado após inscrição via Google formulário. A divulgação será feita por meio das redes sociais do campus. Os encontros ocorrerão semanalmente abordando as seguintes temáticas: 15/09 - Quais as implicações do ENADE no meu processo de formação acadêmica? / O que é o Questionário do Estudante? : Prof.ª Danielle Rodrigues da Silva / Pro.fª Caroline Vitor Loureiro; 22/09 – Estrutura das questões discursivas: Profº Caio Flávio Bezerra Montenegro; 29/09 – Abordando conteúdos de Formação geral: Prof.ª Flávia Ingrid Bezerra Paiva Gomes; 06/10 – Aspectos da Geografia Humana: Prof.ª Danielle Rodrigues da Silva / Prof. Antº Tadeu Pinto Soares Júnior; 13/10 – Conceitos da Geografia, geopolítica e geografia cultural: Prof. Tiago Vieira Cavalcante; 20/10 – Cartografia e Hidrogeografia: Profº. Mailton Nogueira da Rocha / Prof.ª Caroline Vitor Loureiro; 27/10 – Aspectos da geografia física (Prof João Luís Sampaio Olímpio) 03/11 – Didática e Geografia escolar: Prof.ª Dayana Silva de Oliveira / Prof.ª Adele Cristina Braga Araújo; 10/11 – Momento reflexivo sobre avaliações: apoio psicológico: Psicólogo Rodrigo Fernandes Meireles; 15/12 – Pós-ENADE: discussão sobre conteúdos que precisam de maior atenção: Docentes do Curso.