Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
“Família é o lugar: partilhando conhecimentos e afetos”
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
30/09/2021
Previsão de Fim:
27/01/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Milena Freitas Mauricio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Beth Sebna da Silva Meneses IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/09/2021 27/01/2022
Milena Freitas Mauricio IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/09/2021 27/01/2022
Neomisia Maria Leal da Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/09/2021 27/01/2022
Persia Regilda Maia Reboucas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/09/2021 27/01/2022
Veronica Mendes Frota Gomes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 30/09/2021 27/01/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura de Tabuleiro do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A pandemia por COVID - 19, obrigou a maioria da população mundial a se recolher, em diversos momentos, nos seus espaços domésticos. Nesse período, os seres humanos tiveram que lidar com lares, muitas vezes, já fragilizados, com famílias disfuncionais, com problemas de relacionamento, dentro de um contexto de grande vulnerabilidade psicológica e social, em que cada um já estava vivenciando seus próprios medos e inseguranças e agravados pelo contexto pandêmico. Houve um aumento exponencial de desenvolvimento de transtornos mentais, de situações de violência doméstica, de casos de Síndrome de burnout e de número de divórcios. O projeto “Família é o lugar: partilhando conhecimentos e afetos” propõe estreitar os vínculos entre o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE campus Tabuleiro do Norte e as famílias da comunidade interna e externa, caracterizando-se como mais uma fonte de apoio e enfrentamento nesse contexto tão desafiador que ainda vivenciamos. As ações a serem desenvolvidas possuem um caráter formativo, integrador e biopsicossocial e serão desenvolvidas por equipe multidisciplinar.
Justificativa
A família é a base de formação do ser humano, tanto do ser em desenvolvimento como do adulto, uma vez que esta é responsável por promover a educação, saúde, proteção e lazer dos filhos influenciando dessa maneira o comportamento destes na sociedade. O papel que a família desempenha para o desenvolvimento de cada indivíduo é de suma importância. Pois, é nesse vínculo familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de alicerce no processo de socialização da criança e do adolescente, assim como as tradições e os costumes trazidos de gerações.
Público Alvo
Mães, pais e responsáveis da comunidade em geral.
Objetivo Geral
Possibilitar que os participantes do projeto consigam desenvolver uma relação intrafamiliar mais fortalecida através do diálogo, da aquisição de conhecimentos e da possibilidade de compartilhar experiências com outros pais e profissionais.
Objetivo Específico
Ampliar a comunicação entre os membros da família; Oportunizar espaços de escuta e orientação; Promover a saúde mental entre as famílias participantes do projeto; Informar sobre os direitos sociais e as formas de acesso.
Metodologia
O projeto será divulgado através das redes sociais, site institucional e em programas locais de rádio. Será realizada inscrição no período de quinze dias. Pais, mães e responsáveis inscritos comporão um grupo de Whatsapp, administrado pela equipe de execução do projeto, cujo objetivo é a divulgação e levantamento de informações. O projeto se desenvolverá através de palestras mensais, com duração de cinco meses, realizadas através do Google Meet, com previsão de uma hora de duração cada encontro, no horário de 17:30h as 18:30h. O número de vagas das inscrições será estimado em 30 participantes, pois, os encontros terão um caráter mais intimista e privativo, a fim de proporcionar um espaço de escuta, apoio e acolhida. Haverá reuniões quinzenais de equipe para avaliação do encontro anterior e planejamento do próximo. E uma reunião depois de concluído todos os cinco encontros mensais para avaliar o projeto na sua totalidade. Após cada encontro, será aplicada uma pesquisa de satisfação aos participantes, via Whatsapp, no início da semana seguinte à realização da palestra mensal. O prazo para enviar as respostas será de uma semana. Respostas posteriores a esse prazo serão desconsideradas. Durante o período de 05 à 17 de agosto de 2021, foi realizada uma pesquisa com os pais sobre os temas de interesse, apresentados a seguir Pesquisa: Bloco 1 Mudanças físicas, psicológicas e sociais na adolescência; Comunicação entre pais e filhos; Relacionamento entre pais e filhos; Como os pais podem lidar com um (a) filho (a) que está sofrendo relacionamento abusivo; Como lidar com um relacionamento abusivo; Bloco 2 Nutrição na adolescência; Como identificar transtornos alimentares; Como abordar sexualidade com seus filhos; Prevenção da gravidez na adolescência; Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis na adolescência; Bloco 3 Prevenção ao uso de drogas em adolescentes; Como lidar com um (a) companheiro(a) que faz uso de álcool ou outras drogas; Uso abusivo das redes sociais e/ou jogos eletrônicos; Violência doméstica; Informações sobre a rede de apoio do município (CRAS, CREAS, NASF, CAPS…). Como resultado da pesquisa, os temas mais votados foram: mudanças físicas, psicológicas e sociais na adolescência; como abordar sexualidade com seus filhos; prevenção ao uso de drogas em adolescentes; uso abusivo das redes sociais e/ou jogos eletrônicos e nutrição na adolescência. Foi definido que as palestras ocorrerão nas seguintes datas, 30/09/2021, 28/10/2021, 25/11/2021, 09/12/2021 e 27/01/2022 respectivamente.