Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
SAIBA MAIS!
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
20/09/2021
Previsão de Fim:
20/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Reunião
Prova
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ritacy de Azevedo Teles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Icaro Dias Diogenes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 20/09/2021 20/12/2021
Julio Pio Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 20/09/2021 20/12/2021
Marcelo Henrique de Andrade Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 20/09/2021 20/12/2021
Ritacy de Azevedo Teles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/09/2021 20/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O PROJETO SAIBA MAIS agregará ações vinculadas às diversas áreas do conhecimento (linguísticos, literários, históricos, geográficos, artísticos, matemáticos, entre outros). As ações deverão contemplar saberes que tenham importância na vida dos participantes, no que diz respeito não só a conhecimentos escolares para bom desempenho em vestibulares, em outros concursos e no mercado de trabalho, mas também a conhecimentos relevantes para a melhoria de sua vivência em comunidade e para a promoção de sua cidadania e proatividade social .
Justificativa
É inquestionável que os conhecimentos adquiridos na escola básica, por mais que haja esforços para que os seus concludentes a deixem sem graves lacunas em seus saberes e compreensão do mundo, podem ser insuficientes para que o indivíduo alcance conquistas maiores no que tange a estudos posteriores, ao mercado de trabalho e à vida. Entre os aspectos que causam o fato, está a estreiteza de carga horária de aulas, o excesso de conteúdos curriculares e o natural dinamismo dos saberes, que são flexíveis, mutáveis e abertos a acréscimos. Assim, é possível identificar deficiências tanto de quem é discente desse nível escolar como de quem já o concluiu, sendo comuns, por isso, ofertas de eventos extras com o intuito de reduzir falhas e de enriquecer a bagagem de conhecimentos de indivíduos. O projeto SAIBA MAIS! visa a colaborar nesse âmbito e visa a acolher eventos diversificados que, por práticas pedagógicas e didáticas positivas, corroborem a pretensão citada.
Público Alvo
Poderão ser beneficiados pelo projeto docentes, outros servidores e discentes de outros "campi" do IFCE e de outras escolas, além de outros indivíduos com interesse na ação para suprimento de lacunas porventura existentes.
Objetivo Geral
Contribuir para o beneficiamento de estudantes e outros indivíduos a partir da aquisição, ampliação e aproveitamento de saberes acadêmicos e sociais.
Objetivo Específico
Realizar eventos que possibilitem a difusão de saberes das diversas áreas do conhecimento que sejam voltados para o êxito do indivíduo em vestibulares e outros concursos, em oportunidades do mercado de trabalho e em suas vivências sociais.
Metodologia
As ações do projeto serão realizadas e avaliadas remotamente. Dada a confluência de várias áreas de conhecimento para o alcance dos objetivos descritos, naturalmente, tais ações terão como uma de suas características a interdisciplinaridade, ocorrendo um diálogo entre os diversos saberes em eventos como aulas, minicursos, oficinas, palestras, "lives", entrevistas, aplicação e correção de simulados, disponibilização de vídeos, áudios e outros materiais. Uma parte das ações deverá ser executada por equipes multidisciplinares e deverá envolver discentes do "campus" de origem, tanto do ensino básico quanto da Licenciatura em Letras, podendo todos eles auxiliar especialmente com seleção de materiais, com correção de exercícios e com outras ações convenientes aos eventos . Todas as realizações serão avaliadas por meio de formulário eletrônico e de diálogo entre os participantes.