Exibir Ação

Campus:
REITORIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Encontro de Estágio
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
17/09/2021
Previsão de Fim:
17/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
7
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Andre Monteiro de Castro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Vinicius de Araujo Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 17/09/2021 17/09/2021
Andre Monteiro de Castro IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 17/09/2021 17/09/2021
Daniele Maria Alves Teixeira Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/09/2021 17/09/2021
Gina Eugenia Girao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 17/09/2021 17/09/2021
Iara Saraiva Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/09/2021 17/09/2021
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/09/2021 17/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Amway Nutrilite do Brasil Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O estágio supervisionado, requisito à obtenção do certificado de conclusão de cursos, é ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, e “visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (Lei 11.788/2008, Art. 1º, § 2º). O Encontro de Estágio do IFCE surgiu a partir da necessidade de sensibilizar os envolvidos no estágio – gestores, docentes orientadores, discentes, parceiros concedentes – sobre aspectos legais, comportamentais e sociais do estágio supervisionado, obrigatório ou não. O evento, cuja programação está anexa, foi idealizado e organizado por membros de uma comissão inter campi, reunidos sob coordenação da Pro-reitoria de Extensão (ProExt), após conhecimento de evento similar realizado por outra IFE, em comemoração ao Dia do Estagiário, em 18 de agosto recente. Suas atividades serão síncronas e assíncronas, divididas em 2 (dois) blocos de distintos: o inicial apresentará os regulamentos pertinentes e ações específicas do IFCE para a facilitação do estágio por discentes e parceiros concedentes; o final envolve diretamente os atores do estágio em momentos de orientação e troca de ideias entre os explanadores. As apresentações do primeiro bloco e a maior parte das do segundo serão feitas por servidores e/ou discentes do IFCE, garantindo assim o aproveitamento da comunidade interna, valorizando o IFCE e colaborando para o seu fortalecimento e alcance de sua visão de futuro. O evento acontecerá de forma síncrona e assíncrona.
Justificativa
Apesar de celebrado como fundamental ao aprendizado e profícuo à coletividade em geral, o estágio é uma das atividades do ensino que mais detém desafios, seja pela aparente burocratização dos processos, pelo grau insuficiente de informação dos envolvidos ou por falta de compreensão social do impacto da atividade em sua plenitude. De fato, a depender de relações internas e externas que se estabeleçam, a atividade pode se tornar tão somente onerosa (física, financeira e emocional) ao estudante, quando deveria ser razão de empenho, sucesso acadêmico e alegria profissional. Percebe-se pelo disposto no Art. 7º da Lei 11.788/2008 – também conhecida como Lei do Estágio – toda a responsabilidade estratégia, tática e operacional das instituições de Ensino para a consecução exitosa do estágio; em paralelo, a missão do IFCE, cujos cursos são profissionalizantes em extensa maioria, implica em disseminar conhecimentos para tornar mais completa a formação do indivíduo, e isso inclui facilitar espaços aos envolvidos em todas as atividades educativas. O Encontro de Estágio do IFCE se propõe a ser mais um momento de aprendizado e troca de experiências entre gestores, discentes, docentes orientadores e parceiros concedentes de estágio, no intuito maior de consolidar a cultura da informação, da participação e de laços éticos entre pessoas e instituições, valores que norteiam o IFCE e absolutamente necessários ao desenvolvimento da nação.
Público Alvo
Egressos do IFCE, empresas parceiras em estágios, e discentes, docentes e gestores de estágio de outras instituições de Ensino, familiares ou amigos de discentes internos e externos
Objetivo Geral
Congregar informações e conhecimentos para a consolidar o estágio como prática educativa organizada e estruturante da profissão do egresso do IFCE.
Objetivo Específico
1.Apresentar às comunidades interna e externa os regulamentos que norteiam o estágio supervisionado no IFCE; 2.Informar os atores do estágio de suas responsabilidades e direitos, bem como dos trâmites e documentos necessários a todos os passos para a eficácia, eficiência e efetividade do estágio; 3.Ajudar o discente a compreender e bem utilizar meios para prospecção de estágios e definição de docente orientador; 4.Incentivar o discente na busca por aprimoramento pessoal e profissional, sensibilizando-o à excelência no atendimento das demandas de docentes orientadores e de supervisores das empresas concedentes de estágio; 5.Dialogar com os envolvidos na atividade do estágio, para melhorar as competências do IFCE e manter abertas as portas para parcerias; 6.Propiciar a criação de ambiente para aproximação de saberes e fazeres que colaborem ao êxito do estágio; e 7.Celebrar, retroativamente, o Dia do Estagiário.
Metodologia
O itinerário metodológico do evento contemplará duas etapas: a primeira, com o planejamento e organização das ações, realizadas através de dois encontros semanais, iniciados a partir da publicação da Portaria Nº 951/GABR/REITORIA, DE 16 DE AGOSTO DE 2021, formalizando a comissão organizadora. A segunda etapa contemplará a execução do evento propriamente dito, ao qual será desenvolvido com a seguinte estrutura: serão adotados dois formatos para as atividades do evento, quais sejam, palestras com colaboradores internos e externos e apresentações de relatos de experiências. As palestras e apresentações serão nos formatos síncronos e/ou assíncronos, à escolha dos colaboradores, que poderão estar presentes no momento síncrono ao vivo, para interação com o público através do chat. Haverá emissão de certificado de participação, após comprovação de presença através de formulários diferentes, aplicados nos 2 (dois) turnos com questões específicas a cada turno. A avaliação do evento será feita em 2 (dois) momentos: ao final de sua execução, através de formulário eletrônico disponibilizado ao público por link no chat, e no máximo uma semana após, em reunião virtual entre os membros da comissão organizadora, que poderá contar com presença de colaboradores.