Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
VII Encontro dos Napnes & IFCE Inclusivo 2021
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
08/11/2021
Previsão de Fim:
12/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Mesa Redonda
Minicurso
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandra Santos Leal Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Alexsandra Sombra Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Alice Soares de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Andre Chaves de Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Antonia Elaine Frutuoso Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Bruno de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Elias do Nascimento de Sousa Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Emanuel Bruno Carioca Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Erica Fernandes Dias IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 27/08/2021 08/11/2021
Fatima Maria de Holanda Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Hellen Beatriz Teixeira de Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Hellenvivian de Alcantara Barros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Ialuska Guerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Jose Rodrigues do Nascimento Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Josiane Isabela de Sousa Gomes Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/09/2021 12/11/2021
Kalleu Fernando de Alencar Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Lincoln Cesar Fernandes Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Luciene Cassia Correa de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Luiz Carlos Moreno da Silva Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Luiz Carlos Silveira de Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Maria do Socorro Cardoso de Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Maria Elizangela dos Santos Augusto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Maria Katarina Alves Aranha IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Nadia Maria Fonseca Campos Ribeiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Silvany Bastos Santiago IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/11/2021 12/11/2021
Tania Maria dos Santos Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Thiarlia Carlos de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Vaníria de Fátima Mendes de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 40 08/11/2021 12/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Creaece Sim Outro (Carta convite)
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em 2021, será realizada a sétima edição do Encontro dos Napnes, no campus Maracanaú, na modalidade virtual, integrado à terceira edição do projeto IFCE INCLUSIVO, uma O Encontro dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do IFCE consiste em um evento que acontece anualmente e tem como objetivo promover momentos de reflexão sobre a realidade cotidiana vivenciada nos campi tendo em vista a inclusão educacional das pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação, promovendo um diálogo sobre os processos de acessibilidade necessários à promoção do ingresso, permanência e êxito destes estudantes no IFCE. ação que integra ensino-pesquisa-extensão, promovendo a interação entre pessoas com necessidades educacionais específicas com instituições de ensino, instituições governamentais e não governamentais, professores, estudantes e demais interessados, proporcionando uma troca de experiências, conhecimento, vivências, pesquisas e projetos, unindo forças para minimizar as barreiras da acessibilidade na educação, nos esportes, no mercado de trabalho e na sociedade em geral e colaborar com o avanço da inclusão social e respeito à diversidade. O evento está sendo organizado por uma comissão intercampi formada por servidores e discentes vinculados aos NAPNEs do IFCE e servidores da Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade etnico racial- CAD/ Proext. O evento acontecerá no período de 08 a 12/11/2021, na modalidade virtual. Neste evento serão realizados: apresentações culturais, palestras, mesa redonda, debates de grupos de trabalho, oficinas, minicursos e concurso online de vídeos voltados para a inclusão social. O tema abordará a importante discussão em torno do “Lugar do Napne no IFCE”, com o intuito de discutir e situar a abrangência e espaços de atuação do Napne na instituição e construir coletivamente com a comunidade acadêmica o documento da Política Inclusão e Acessibilidade do IFCE, refletindo sobre as metas e procedimentos de identificação e acompanhamento institucionais para atender as demandas de acesso, permanência e êxito de estudantes com necessidades específicas.
Justificativa
As políticas públicas de inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) têm ocupado crescente espaço nos debates educacionais e reportam o caminho que vem sendo trilhado com a democratização do ensino para todos em todos os níveis. A partir da legislação, as instituições de ensino vêm se adequando para obedecer ao que está prescrito, estabelecendo suas próprias políticas institucionais para colocar em prática as leis e decretos. No IFCE, há diversos documentos que abordam a inclusão e acessibilidade como o seu Projeto Político Institucional - PPI (Resolução CONSUP Nº. 33/2015); o seu estatuto (Resolução 040/2015); o Regulamento dos Napnes (resolução 50/2015), o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE (IFCE, 2017). Entretanto, há ainda uma lacuna quanto a regulamentação da Política de Inclusão e Acessibilidade da instituição e dos procedimentos de Identificação, Acompanhamento e Realização do Plano Educacional Individualizado de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (PEI–ENEE) do IFCE. Além disso, a abrangência e espaços de atuação do Napne ainda deixa margem para dúvidas quanto ao seu efetivo “lugar no IFCE”, em especial pelo modelo de organização em comissão que dificulta o desenvolvimento de ações e elaboração de políticas institucionais realmente efetivas. Dessa forma, a temática escolhida para o Encontro dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do IFCE em 2021 é relevante e urgente para o desenvolvimento institucional.
Público Alvo
Pessoas envolvidas com educação inclusiva voltada para os estudantes com necessidades específicas em âmbito municipal, estadual e federal
Objetivo Geral
Integrar a comunidade acadêmica e externa para discutir a abrangência nos espaços de atuação dos Napnes no IFCE, visando a construção da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFCE
Objetivo Específico
- Situar a abrangência nos espaços de atuação do Napne no IFCE - Elaborar coletivamente a minuta da Política de Inclusão e Acessibilidade do IFCE - Refletir sobre as metas e procedimentos de identificação e acompanhamento institucionais para atender as demandas de acesso, permanência e êxito de estudantes com necessidades específicas. - Divulgar, difundir e premiar experiências inclusivas voltadas para as artes, ensino e pesquisa - Promover capacitação ao público externo e interno do IFCE na temática da acessibilidade através de oficinas e minicursos - Discutir a temática da acessibilidade com os segmentos institucionais (gestores, servidores e alunos).
Metodologia
A metodologia desenvolvida para a elaboração desse projeto na etapa de planejamento, se caracteriza pela construção coletiva através de encontros e discussões virtuais realizadas no formato de reuniões em plataformas on-line (Google Meet) e de escrita ampliada em documento digital disponibilizado em drive compartilhado (Google Docs) com todos os participantes da comissão organizadora do evento. No que se refere ao desenvolvimento junto à comunidade externa no período de planejamento será lançada uma caixa de perguntas no Instagram e Facebook oficial dos campi para possibilitar a participação da comunidade externa ligada ao IFCE através da coleta de sugestões e também para ampliar a participação da comunidade interna. O evento será divulgado nos sites de todos os campi, Proext e também nas redes sociais oficiais do IFCE, através de diversos meios de comunicação digital, como Cards, Folders Digitais, Stories e mala direta de e-mails.. As atividades propostas para a execução do projeto estão alinhadas com os objetivos a serem alcançados e serão realizadas em momentos únicos em que todos os participantes estarão presentes em um mesmo ambiente virtual (canal do Youtube) ou em forma de rodízio em que os participantes estarão distribuídos em salas virtuais diferentes (Google Meet) com acesso através de links específicos, conforme escolha das atividades no momento da inscrição.