Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Nutrição e Alimentação Saudável para a Pessoa Idosa
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Terceira Idade
Data de Início:
01/10/2021
Previsão de Fim:
01/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Regianne Bandeira de Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Regianne Bandeira de Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/10/2021 01/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população brasileira, torna-se fundamental planejar e desenvolver ações de saúde que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos brasileiros. Entre essas ações, estão as medidas relacionadas a uma alimentação saudável, que devem fazer parte das orientações trabalhadas pelos profissionais de saúde à pessoa idosa e sua família. Essas orientações devem ser repassadas ao público idoso e cuidadores, apresentando e esclarecendo mudanças fisiológicas quando do envelhecimento, associá-las com a Nutrição e sugerir medidas práticas para o preparo e o consumo dos alimentos, que podem contribuir para promover mais prazer, conforto e segurança durante as refeições diárias da pessoa idosa.
Justificativa
Dia Primeiro de Outubro é considerado o dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. Um momento excelente para a reflexão sobre aspectos da saúde tanto do idoso quanto do conhecimento desses aspectos pelos cuidadores da pessoa idosa. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação saudável deve ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, variada, referenciada pela cultura alimentar, harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente. Eventos como palestras conseguem alcançar a um número maior de indivíduos e transmitir informações primordiais como as citadas de forma adequada para o público alvo, nele despertando o interesse maior para os assuntos abordados. Desta feita, justificam-se eventos como a presente palestra.
Público Alvo
Idosos e cuidadores de idosos da comunidade externa ao IFCE, como os da Associação Raízes da vida.
Objetivo Geral
Apresentar e esclarecer ao público idoso e cuidadores, mudanças fisiológicas quando do envelhecimento e associá-las com a Nutrição, sugerindo medidas práticas para o preparo e o consumo dos alimentos, que podem contribuir para promover mais prazer, conforto e segurança durante as refeições diárias da pessoa idosa.
Objetivo Específico
Prover aos idosos e cuidadores orientação sobre nutrição e alimentação saudável básica. Mencionar e esclarecer sobre as mudanças fisiológicas ocorridas no indivíduo quando de seu envelhecimento.
Metodologia
A palestra inicará às 8h no canal do youtube do IFCE-Fortaleza, controlado pelo setor de multimeios com as boas vindas ao público pela palestrante. Será explicado o modelo de palestra que é expositivo-dialogado. Os participantes seráo estimulados a fazer e responder a perguntas, contar experiências, sentindo-se acolhido. A palestra deverá se extender até cerca de 9:30h. Após a palestra, teremos de 5 a no máximo 10 minutos, um breve debate de avaliação do evento.