Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
"Contribuições da psicanálise para a educação"
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
21/09/2021
Previsão de Fim:
21/09/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Josy Lucia Goncalves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Josy Lucia Goncalves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 21/09/2021 21/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto das discussões do componente de Psicologia da Aprendizagem. A proposta é que outros profissionais, com formação mais específica na área de atuação, venham para fortalecer a formação inicial dos docentes do campus Tianguá com temáticas voltadas para a educação básica e também acrescentar conhecimentos a profissionais externos ao IFCE que já estão inseridos neste campo. Com a proposta de contemplar os estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras Português/ Inglês e Física e todos aqueles estudantes e /ou, pesquisadores que se identificam com a temática, a palestra tratará da temática da psicanálise e suas contribuições para a educação.
Justificativa
Segundo Piletti (2011, p. 63) “a Psicanálise pode ser de grande relevância por contribuir para decifrar os desejos do inconsciente, ajudando os educadores no seu cotidiano escolar”. Para o autor seria necessário uma formação mais aprofundada desta temática a fim de que os profissionais pudessem compreender melhor seus discentes e poder reconhecer suas individualidades e necessidades. Uma grande contribuição da psicanálise para a educação é com relação a aprendizagem por identificação, onde o aluno tende a aprender mais e dedicar-se ao componente ao se aproximar ou “gostar” de seu professor. Diante disto, com o intuito de propiciar um momento de reflexão sobre o papel do professor na sala de aula considerando aspectos importantes da psicanálise é que ocorre este momento de formação tanto para os alunos dos cursos de Letras e Física do IFCE/ Campus Tianguá, quanto para profissionais do campus e toda a comunidade externa interessada na temática.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre as contribuições da psicanálise para a educação.
Objetivo Específico
Ampliar a discussão de temáticas voltadas para a formação inicial e continuadas dos docentes. - Discutir sobre abordagens significativas com relação ao desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
Metodologia
A palestra será ministrada pela psicanalista, psicopedagoga e professora Ma. Janaína Ap. Silva Neves da Universidade do Estado de Goiás - UEG, graduada em Pedagogia e Serviço Social e doutoranda em Ciências da Educação (Linha de pesquisa: Psicanálise). A palestra será realizada no dia 21 de setembro de 2021 de 18h30 às 20h10 e será dividida em dois momentos compreendendo a fala da professora e um espaço para o debate através de perguntas dos espectadores. O momento será realizado através do Google Meet com link que será disponibilizado aos interessados. A divulgação do evento será realizada através das redes sociais. A certificação será realizada a partir do formulário de presença disponibilizado durante a palestra.